O que é essa tecnologia e qual a sua importância?

MPPT

Se você trabalha, ou tem interesse em energia solar fotovoltaica, com certeza já deve ter ouvido falar na sigla MPPT. Mas, você sabe exatamente o que ela representa ou qual é a sua função na geração de energia solar em um sistema aplicado?

MPPT é uma sigla que representa o termo “Maximum Power Point Tracking” (ou “Rastreamento Máximo de Pontos de Energia”, em tradução livre). Basicamente, trata-se de um sistema eletrônico cuja função é de rastreio.

o MPPT serve para procurar o ponto de maior potência de um arranjo fotovoltaico instalado e de forma constante

vai depender ao número de variações de exposição do sistema. Portanto, a indicação do seu uso vai depender diretamente das orientações verificadas no telhado em que o sistema solar for instalado.

Qual é a quantidade ideal a ser utilizada?

Ao se utilizar um MPPT para muitas orientações, é possível causar perdas severas na geração de energia fotovoltaica justamente pelo excesso de operação do equipamento.

Orientação extra para o uso do MPPT

O MPPT consegue captar o ponto máximo de geração de energia dos arranjos fotovoltaicos conectados a ele. Portanto, se os arranjos estiverem conectados a somente um MPPT, com orientações diferentes, ele não terá uma única referência de irradiação.

O principal uso indevido do MPPT se refere às instalações que utilizam uma única fonte do aparelho para diversas orientações, podendo ocasionar em quedas relevantes na geração de energia para o sistema instalado em relação ao que foi, originalmente, estipulado para o projeto.

O que acontece se for feito o uso indevido do MPPT?

Por esses motivos que é tão importante compreender as particulares e o funcionamento de um MPPT no sistema de energia fotovoltaica.

Responsável por controlar a saída do sistema fotovoltaico, ele também cumpre as funções de controlar a tensão e a corrente a fim de manter a potência máxima do sistema.

O que é o controlador MPPT?

Este equipamento pode ser utilizado em vários tipos de sistemas fotovoltaicos, contudo, sua maior aplicação é em sistemas com a presença de baterias, como os sistemas off-grid e hídridos.

O controlador MPPT é mais utilizado quando um sistema de geração de energia solar conta com a presença de baterias, pois, ele consegue examinar a tensão e a corrente que irão carregar as baterias e também controlar quando a energia das baterias for utilizada.