A energia solar pode um dia ser armazenada no solo sob nossos pés, se um novo projeto “aventureiro” para criar uma “bateria de solo” for bem-sucedido.

O projeto – que usa a abundante vida microbiana da Terra para transferir energia – é uma das dezenas de ideias brilhantes que acaba de receber um grande aumento de financiamento do governo do Reino Unido.

Tal como acontece com as baterias de areia e água, um recurso natural abundante está sendo chamado por pesquisadores da Universidade de Cardiff para ajudar a resolver o problema do armazenamento de energia renovável.

Pesquisa de armazenamento de energia solar

Os pesquisadores tiveram a ideia ao ler sobre uma bateria de concreto que usava um processo químico e se perguntaram se um processo bioquímico não teria mais a oferecer.

Energia solar em universidade tem diversos impactos
Painel solar com recorde de eficiência é desenvolvido.

A Comissão de Pesquisa e Inovação do Reino Unido está investindo 15 milhões de libras esterlinas  (mais de 87 milhões de reais) na tecnologia nascente. Isso juntamente com 67 outros projetos que reconhece serem de “alto risco”, mas têm um “impacto potencialmente transformador”.

Investimento na ciência e na energia solar

O campo de pesquisa de Harbottle ainda é abstrato. Mas ele não é a primeira pessoa a perceber o potencial do solo dessa maneira.

Colocar a energia solar na mistura requer algo mais elaborado. O plano é enviar eletricidade de painéis solares para eletrodos enterrados, estimulando assim certas bactérias no solo.

O processo funciona um pouco como a fotossíntese – pela qual as plantas absorvem CO2 e o transformam dentro de suas células – mas tudo acontecendo abaixo do solo. Os micro-organismos do solo começam a trabalhar usando a energia para reduzir o dióxido de carbono e fazer uma molécula mais complexa chamada acetato.

Esse acetato, que o pesquisador descreve como sendo o mesmo tipo de molécula encontrada no vinagre menos o ácido, atua como um depósito químico de energia. Quando necessário, outro circuito (conhecido como célula de combustível microbiana) é ligado, o que ativa um conjunto diferente de bactérias para quebrar o acetato.

Esses organismos de pequeno porte liberam elétrons que fluem pelo circuito, fornecendo eletricidade sob demanda. 

Como funciona a nova tecnologia de armazenamento

Como funciona o armazenamento de energia solar abaixo do solo.
Como funciona o armazenamento de energia solar abaixo do solo.

O solo é incrivelmente diversificado; uma colher de chá contém mais de 10.000 espécies de micróbios. Os pesquisadores querem utilizar alguns dos organismos que já existem, selecionando os melhores para o trabalho, criando condições ideais para eles.

O acetato não é prejudicial, mas muito do produto químico pode prejudicar outras formas de vida neste rico ecossistema? O pesquisador reconhece que pode. Embora os pesquisadores estejam de olho no solo mais profundo e úmido abaixo das camadas superiores mais movimentadas, o impacto ainda precisa ser explorado.

Ao contrário de alguns sistemas de energia de longa duração, o protótipo funcionará diariamente, armazenando a energia solar para uso noturno.

A longo prazo, essas baterias podem ser instaladas abaixo dos campos de painéis solares. Mas como as células de combustível microbianas fornecem apenas baixas voltagens por enquanto, seu uso se dará em sistemas de energia relativamente baixa.

Ele aponta o uso para sensores, sistemas de iluminação, comunicações para residências fora da rede ou infraestrutura rodoviária.

Eventualmente, os pesquisadores – uma equipe interdisciplinar de engenheiros geoambientais e elétricos – pretendem aumentar a escala juntando centenas de células para produzir uma voltagem muito mais alta.

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares