De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil acaba de chegar a marca de 5,5 mil cidades com ao menos um sistema de energia solar instalado no segmento de micro e minigeração distribuída.

A fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável e sustentável, está na liderança no segmento de geração distribuída, com mais de 99,9% das instalações do Brasil.

A energia solar fotovoltaica está em mais de 5.541 municípios e em todos os estados brasileiros, os maiores em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais (1.545 MW), São Paulo (1.159 MW), Rio Grande do Sul (1.058 MW), Mato Grosso (618 MW) e Santa Catarina (476 MW).

painéis solares

Atualmente, 70 cidades não possuem fonte solar. A maior parte deles, segundo a Aneel, encontra-se em regiões de difícil acesso, principalmente no Norte do País. Apenas Rondônia e Tocantins que se destacam com os seus 52 e 139 municípios, respectivamente, no que se refere a presença de energia solar fotovoltaica.

Para essas regiões com menos acesso, o Governo Federal pretende levar sistemas de energia solar, por meio de programas sociais, como o Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia. Eles têm como objetivo à democratização do acesso e uso da energia elétrica por meio da utilização de sistemas de geração de energia limpa e renovável.

Posts Similares