O Reels é um dos recursos do Instagram que mais estimula a criatividade, já que oferece diversos recursos diferenciados para serem explorados. Ele foi apresentado ao público em 2020 como uma forma de concorrer com o TikTok, e tem feito muito sucesso desde então, principalmente entre os seguidores de energia solar.

Embora seu uso não seja particularmente difícil, uma dúvida muito comum é como utilizar essa ferramenta para criar conteúdos legais e atrair novos seguidores. Separamos algumas especiais que vão te ajudar a fazer Reels criativos e aumentar o engajamento em suas redes. Confira a seguir. 

Se planeje e faça ajustes antes de gravar

A preparação começa antes mesmo de fazer o seu Reels. Antes de gravar o vídeo, é importante ter um tema e até mesmo o tempo de duração estabelecidos. Vale a pena investir um tempinho para fazer um planejamento.

Assim, quando você for gravar, já terá em mente exatamente o resultado que deseja e o que precisa fazer para alcançá-lo.

É importante fazer ajustes que possibilitem captar mais seguidores de energia solar
É importante fazer ajustes que possibilitem captar mais seguidores de energia solar.

Para definir algumas configurações, acesse o menu lateral esquerdo e ajuste a velocidade de gravação, escolha entre os efeitos disponíveis e configure o temporizador, caso opte por gravar sem usar as mãos. Há cinco velocidades disponíveis (.3x, .5x, 1x, 2x e 3x) que deixam o vídeo mais lento ou mais rápido. 

Explore os filtros

Os filtros são recursos que já existem nos Stories há algum tempo, e que também desempenham um papel importante no Reels.

Engana-se quem pensa que os filtros servem apenas para deixar um vídeo mais bonitinho ou engraçado. Eles funcionam como verdadeiros efeitos especiais da sua mini-história. 

Além disso, também aumentam as chances dos algoritmos da plataforma priorizarem o seu conteúdo, já que o Instagram tende a favorecer usuários que exploram seus recursos. 

Crie conteúdo informativo

Clientes e seguidores de energia solar sempre buscam conteúdos que satisfaçam suas necessidades e sanem suas dúvidas. Por isso, empresas e marcas de maior valor são aquelas que oferecem conteúdo relevante e informativo. 

É importante ter esse tipo de estratégia como prioridade e estendê-la aos Reels. Ao fornecer conteúdo informativo, você se destaca em relação à concorrência, atrai as pessoas interessadas em saber mais sobre energia solar, e ainda se posiciona como uma referência no setor.

Seguidores de energia solar buscam conteúdos extremamente informativos
Seguidores de energia solar buscam conteúdos extremamente informativos.

Nesse sentido, o que funciona muito bem nos Reels são conteúdos com dicas, macete, tutoriais e truques. Além de atrair a atenção e a curiosidade de quem te segue no Instagram, agregam valor ao seu perfil e mostram aos seguidores as muitas vantagens e utilidades de seguir sua empresa nas redes.

Capriche na escolha da capa 

Escolher um frame do vídeo para ser a capa do Reels é a opção mais prática, mas não a única. Para tornar seu vídeo ainda mais atrativo, você pode criar uma imagem mais elaborada e criativa para servir de capa. 

Aplicativos como o Canva, VSCO, Adobe Lightroom e Snapseed são algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso. Após criar ou editar sua capa, basta adicioná-la ao Reels no final do processo de edição do vídeo no próprio app do Instagram. 

Uma capa bem elaborada pode fazer toda a diferença, já que é mais provável que as pessoas cliquem (ou não) para assistir o vídeo por causa dela. Com uma capa chamativa, mais pessoas tendem a clicar no seu vídeo e, consequentemente, o Instagram vai exibi-lo para ainda mais gente.

Invista em conteúdos autênticos e originais

Os usuários das redes sociais estão cada vez mais em busca de conteúdos espontâneos. Isso porque o que é muito planejado gera a impressão de que a empresa está forçando um pouco a barra.

Essa não é uma boa estratégia, porque pode gerar um distanciamento entre a empresa e seus potenciais consumidores.

invista na produção de conteúdos autênticos para captar seguidores de energia solar
invista na produção de conteúdos autênticos para captar seguidores de energia solar.

Sendo assim, é importante se dedicar à criação de conteúdos mais autênticos, aproveitando a oportunidade de humanizar sua empresa e aproximá-la das pessoas que te seguem nas redes sociais.

A ideia do Reels é justamente facilitar na criação de conteúdos espontâneos, pois os desenvolvedores da plataforma identificaram que é o tipo de material que faz sucesso. 

Além disso, é fundamental criar conteúdos originais. Ou seja: nada de reciclar materiais utilizados nas redes sociais vizinhas! O algoritmo do Instagram consegue identificar quando isso acontece, e pode penalizar as contas que fazem isso ao diminuir seu alcance e a relevância do conteúdo. 

Aproveite o potencial dos áudios

O próprio Instagram orienta os usuários a usarem as músicas disponíveis na biblioteca da rede ou os áudios mais populares para criar Reels. Essa prática favorece a descoberta de conteúdo, e o seu vídeo terá mais chances de aparecer na aba Explorar da plataforma. 

Dê preferência pelas músicas mais tocadas do momento: a rede social vai entender que seu conteúdo é relevante e há mais chances de indicá-lo aos espectadores.

Outra dica interessante é usar áudios originais como trilha sonora. Com a ajuda de alguns aplicativos especializados, é possível editar os áudios mais utilizados no Reels e conferir um toque pessoal, que faça sentido com a comunicação e identidade da sua empresa. 

Identifique as tendências

Estar por dentro dos conteúdos mais consumidos nas redes sociais é mais uma dica para fazer com que seus Reels tenham melhor desempenho e atraiam novos seguidores ao perfil da sua empresa. 

Busque seguir as tendências do momento para alcançar o máximo de pessoas
Busque seguir as tendências do momento para alcançar o máximo de pessoas.

Observe se há alguma música em especial que está sendo muito utilizada, uma coreografia ou um efeito que viralizou recentemente. Salve esses recursos e planeje formas de implementar isso em seu conteúdo. 

Isso mostra aos seus seguidores que sua empresa é antenada e dinâmica, e consegue acompanhar as principais tendências do momento. Assim, há mais chances de que fiquem de olho e dêem mais importância ao que você produz.

Coloque legendas nos vídeos

Uma das iniciativas mais importantes em relação à criação de Reels é o uso de legendas. Isso possibilita que as pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e contempla também usuários impossibilitados de reproduzir som na hora que estão vendo o vídeo.

Assim, também fica mais fácil entender a proposta do conteúdo, e há mais chances de que a pessoa continue assistindo para se informar sobre um assunto que desperte seu interesse. 

As legendas podem ser inseridas manualmente usando o próprio editor do Instagram, ou com o auxílio de aplicativos, como o CapCut, por exemplo, que além de criar legendas automáticas (você só precisará revisar a ortografia), oferece diversos outros recursos interessantes para edição de vídeo. 

Também vale a pena atentar para o posicionamento do seu texto no vídeo, pois se a legenda for colocada em local de difícil leitura, isso pode impactar a relevância do seu conteúdo.

Sempre posicione a legenda dentro da proporção 4:5, o que possibilita que as pessoas possam ler mesmo se estiverem rolando o Feed. 

Use hashtags relevantes

Um erro muito comum no Instagram diz respeito ao uso das hashtags. Muita gente coloca diversas # aleatórias, que nem sempre ajudam seus conteúdos a desempenharem melhor. 

O conhecimento a respeito do seu público e seu nicho é especialmente importante nesse momento: é preciso usar hashtags que sejam relevantes para as pessoas que  possam estar interessadas no seu conteúdo. 

É importante se atentar ao uso de Hashtags
É importante se atentar ao uso de Hashtags.

Usar entre 3 e 5 hashtags é o suficiente para que o algoritmo do Instagram entenda sobre o que é seu conteúdo, e indicá-lo para as pessoas que possam gostar dele. Lembre-se de usar hashtags que não sejam muito amplas, nem muito específicas. Tente encontrar um meio-termo adequado. 

Publique o conteúdo no Feed

Postar um Reels bem planejado, legendado e com conteúdo autêntico e original certamente pode aumentar bastante seu engajamento, mas lembre-se também de habilitar a opção para publicar no Feed.

Dessa forma, seus seguidores poderão vê-lo quando for postado e também encontrarão mais facilmente quando visitar seu perfil, e isso aumenta as chances do vídeo se tornar relevante em outras abas da rede social. 

Sempre compartilhe também nos Stories, usando figurinhas que incentivem seu seguidor a clicar no vídeo para conferir o conteúdo completo. 

Recorra aos Insights para entender o que funciona

A aba Insights do Instagram deve ter um papel de destaque como ferramenta aliada à sua estratégia de conteúdo.

Por meio dela, é possível criar conteúdos cada vez melhores, já que você tem acesso ao que mais funciona e o tipo de conteúdo ou formato que não tem um desempenho tão bom.  

Neste recurso, você pode verificar quantas contas foram alcançadas, quantidade de reproduções, curtidas, comentários, compartilhamentos e quantidade de perfis que salvaram o post. Com isso, você pode implementar melhorias constantes na produção do seu conteúdo. 

O Reels é um recurso extremamente valioso oferecido pelo Instagram. Ignorá-lo ou não reconhecer sua importância pode ser um grande erro e colocar toda a sua estratégia de conteúdo em risco.

Mas colocando nossas dicas em prática, você poderá tirar melhor proveito dessa ferramenta e usá-la a seu favor. 

Veja como o Insights podem te ajudar a medir as ações que você vem promovendo dentro do Instagram
Veja como os Insights podem te ajudar a medir as ações que você vem promovendo dentro do Instagram.

Vale lembrar que nem sempre o que surte efeito com um público vai necessariamente ter os mesmos resultados em outros tipos de aplicações.

Para garantir sempre os melhores resultados, também é preciso arriscar e fazer testes contínuos para descobrir o que dá mais certo para a sua empresa de energia solar em específico.

Você já aplicou alguma de nossas sugestões na criação de seus Reels? Compartilhe conosco nos comentários o que você acha que mais funciona para você. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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