Se você acompanha nosso blog, provavelmente já está por dentro das muitas utilidades da energia solar para os diversos tipos de cenário. Como se trata de uma tecnologia muito versátil, pode ser aplicada até mesmo no agronegócio, como uma alternativa para diminuir os custos de produção. 

As atividades agrícolas estão diretamente ligadas ao acesso à água, mas nem sempre é possível fazer uso da rede elétrica convencional para viabilizar a distribuição e o abastecimento da água que vem de locais como poços, lagos ou rios. Mais uma vez, a energia solar pode ser a solução. 

Confira a seguir como a energia solar fotovoltaica pode ser usada em prol da irrigação e bombeamento de água. Boa leitura! 

Energia solar para a irrigação e bombeamento de água

O bombeamento de água a partir da energia solar depende basicamente da luz do sol e dos equipamentos necessários para absorvê-la e transformá-la em energia elétrica. Assim, essa atividade se torna mais viável e econômica, seja para preencher um reservatório, uma caixa d’água, ou até para compor um sistema de irrigação.

Sistemas de bombeamento que funcionam com energia fotovoltaica possuem muitas vantagens atrativas, como sua alta durabilidade, fácil manutenção, rápido retorno do investimento, confiabilidade e autonomia e geração de energia sustentável, sem poluir o meio ambiente. Além disso, proporcionam economia e modernizam as atividades agrícolas. 

Entenda como o sistema de energia solar pode contribuir na irrigação e bombeamento de água.

As principais aplicações beneficiadas no agronegócio com este tipo de tecnologia são o abastecimento de água para o gado e para toda a área rural como um todo, e para os sistemas de irrigação. 

Com uma proposta inovadora, o bombeamento de água por meio da energia solar tem sido utilizado para substituir sistemas que hoje já começaram a ser considerados ultrapassados.

Os modelos com geradores de energia a diesel, por exemplo, consomem muito combustível, o que encarece o sistema e minimiza os lucros. Além do mais, são barulhentos e uma péssima opção no quesito sustentabilidade, já que emitem gases que poluem a natureza.

O sistema de bombeamento que funciona com energia solar oferece menor custo e frequência de manutenções, e aumento significativo no rendimento. Também pode ser usada em outras aplicações, como para o abastecimento de água à distância de cisternas e tanques. 

Continue a leitura para entender como esse tipo de sistema funciona. 

Como funciona o bombeamento movido à energia solar?

O funcionamento da bomba de água é simples, e existem vários modelos. Enquanto algumas delas são ligadas diretamente aos painéis solares, outras são mais sofisticadas e possuem um driver que controla a bomba d’água acoplada aos painéis.

Há também alguns modelos compostos por inversores acoplados a um conjunto de placas solares que permitem acionar bombas convencionais de maior porte.

Confira como funciona o bombeamento de água movido a energia solar, e o quanto ele contribui.

São várias as possibilidades, permitindo que propriedades se tornem altamente produtivas para a criação de animais e cultivo de plantas com geração a baixo custo. Os sistemas de bombeamento com energia solar podem ser usados para o bombeamento da água de rios, minas, açudes ou poços.

Já os sistemas de bombeamento, em geral, têm funcionamento constante e completamente automatizado, acionado por meio de uma bóia elétrica. Quando o nível do reservatório de água diminui, a bomba liga, abastecendo o reservatório e garantindo água para a aplicação em questão. 

Para viabilizar esse processo, o sistema é abastecido com energia elétrica obtida a partir da energia solar. Os painéis solares absorvem a radiação do sol e a convertem em energia elétrica, que servirá para viabilizar o processo de bombeamento.

O sistema é composto por uma motobomba submersa (ou uma motobomba de superfície com unidade de controle) e um sensor de fluxo, disponibilizados geralmente juntos em um único kit. Os equipamentos submersos geralmente são compostos por um motor de aço inox lubrificado e refrigerado à água. 

Bomba de água recebendo energia solar para levar água aos pontos que necessitam.

Os sistemas de bombeamento movidos a energia solar são a melhor opção para quem busca uma fonte de energia limpa, gratuita, confiável e com economia, garantindo a qualidade do bombeamento de água. As principais aplicações do bombeamento solar incluem a agricultura, a pecuária, os reservatórios  de água e o abastecimento residencial.

Agora continue a leitura para entender melhor como a irrigação também pode ser beneficiada com a adesão da energia solar em uma propriedade rural. 

Quais os métodos para irrigação a partir da energia solar? 

Há três métodos diferentes quando o assunto é irrigação movida à energia solar. A escolha do método ideal para uma propriedade vai depender das necessidades de irrigação do local. 

Entenda os métodos de irrigação a partir de energia solar.

No primeiro deles, a bomba serve apenas para viabilizar a irrigação, que funcionará apenas durante o dia. No segundo tipo, a bomba pode abastecer tanto a irrigação quanto um reservatório de água, que promove a irrigação noturna ou em tempos de estiagem.

Por fim, no terceiro método abastece diretamente o reservatório, e este fica responsável por abastecer a irrigação, quando necessário.

Como fica o bombeamento à noite e nos dias nublados?

Os sistemas de bombeamento com energia solar mais comuns são desenvolvidos para uso apenas durante o dia. No entanto, é possível realizar o armazenamento de água em reservatórios que poderão ser usados durante a noite, se necessário. 

A esse método dá-se o nome de irrigação gravitacional. O trabalho da bomba envolve transformar a energia elétrica em energia cinética ao “empurrar” a água para lugares distantes (ou altos).

Como esses reservatórios geralmente ficam em lugares elevados, a energia cinética do fluxo d’água é transformada em energia potencial.

A água é liberada por meio dessa energia, que é gerada pela gravidade. Quanto mais elevado o local do reservatório de água, maior a quantidade de energia acumulada por ela, viabilizando assim sua distribuição quando necessário (para viabilizar uma possível irrigação noturna, por exemplo, quando não há geração de energia solar

Entenda como funciona a irrigação com energia solar em dias nublados.

Esse mesmo princípio é aplicado nas hidrelétricas, onde as águas são liberadas para girar turbinas, transformando energia cinética em energia elétrica.

É uma alternativa estratégica para viabilizar o armazenamento de energia com baixo custo, já que ao invés de investir em combustíveis ou baterias, basta construir um reservatório elevado para armazenar a água. 

Em casos mais específicos (nos quais é preciso acionar a bomba durante a noite ou em dias nos quais há pouca irradiação solar) pode ser viável optar por um sistema off-grid ou híbrido, com um banco de baterias para armazenamento da energia solar. 

Quanto aos dias nublados, o sistema de bombeamento continua funcionando, embora com vazão menor de água. Para que isso não venha a prejudicar a produção, o ideal é consultar um técnico que poderá avaliar as possibilidades e oferecer uma solução adequada à necessidade da propriedade em questão.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares