O capital de giro é, basicamente, uma reserva que qualquer negócio precisa ter para realizar suas atividades e manter a qualidade de suas operações e o pagamento das contas em dia. Isso vale também para você, integrador de energia solar. 

Esse conceito está relacionado à movimentação do capital da empresa, o que inclui desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento das vendas efetuadas. Sendo assim, para melhorar o capital de giro é necessário considerar todas essas etapas. 

Essa questão não pode ser negligenciada, pois o capital de giro é imprescindível para controlar os indicadores financeiros do seu negócio. Um descuido em relação a isso pode proporcionar diversos impactos negativos na saúde financeira do seu negócio enquanto integrador solar. 

Realizar um controle eficiente e gerir o capital de giro da sua empresa de maneira estratégica é primordial para manter o fluxo de caixa satisfatório e suas operações devidamente funcionando, evitando contratempos. Confira a seguir algumas dicas para otimizar seu capital de giro. 

Faça um planejamento 

O planejamento financeiro é indispensável para garantir o funcionamento do seu negócio. Para isso, é preciso ter todos os custos envolvidos em sua atuação na ponta do lápis, incluindo o fluxo de operação, a composição dos preços, etc.

Planejamento para melhorar o capital de giro
Planejamento para melhorar o capital de giro.

Assim, presume-se a importância de entender o básico a respeito do segmento de energia solar e atentar às questões importantes de gestão. Sem uma boa administração dos negócios, todo o resto pode ficar comprometido e dificilmente você conseguirá alcançar sucesso como integrador. 

Se planejar é primordial para ter um bom fluxo de caixa durante as atividades da sua empresa.

O planejamento financeiro permite a tomada de decisões de maneira mais assertiva, reduzindo os riscos de prejuízos e endividamentos. com ele, é preciso definir as necessidades de crescimento do negócio, e como contornar possíveis desafios que podem aparecer em seu caminho. 

Quando bem executado, o planejamento financeiro aumenta o controle sobre os seus resultados, o que resulta em uma melhor projeção de capital de giro. 

 Para elaborar esse plano, questione-se se sua empresa tem condições para a tomada de decisões estratégicas em curto, médio e/ou longo prazo. 

O planejamento de curto prazo envolve a análise sobre os planos de ação e cronogramas da empresa. Verifique se tudo está sendo elaborado de acordo com as metas estabelecidas, e se elas estão de fato sendo cumpridas.

Como no planejamento de curto prazo é preciso se assegurar que os resultados sejam alcançados rapidamente, é preciso avaliar se isso está dentro da realidade do seu negócio. 

Entenda o porque aumentar seu capital de giro é tão importante
Entenda o porque aumentar seu capital de giro é tão importante.

Em relação ao planejamento financeiro de médio prazo, é necessário fazer uma estimativa para daqui 1 a 3 anos. Certifique-se de que cada setor do seu negócio esteja alinhado com o restante da equipe, pois falhas nesse sentido podem comprometer os resultados da empresa como um todo. 

Por fim, o planejamento financeiro de longo prazo envolve definir os principais pontos fortes e fracos da sua empresa, constantemente avaliando-os para garantir que possíveis fraquezas sejam eliminadas, e o que há de melhor na sua empresa realmente traga os resultados desejados.

Esteja sempre atento às ameaças que podem surgir (como um novo concorrente em sua área de atuação), bem como às oportunidades (como o aumento nas tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia).

Identifique gastos desnecessários 

Independente do segmento de atuação de uma empresa, um bom gestor precisa ser capaz de encontrar gastos que podem ser reduzidos ou eliminados sem que isso cause prejuízos ao negócio.

Lembre-se que a qualidade do serviço oferecido não pode deixar a desejar, portanto esses cortes também precisam ser avaliados com cautela.

Identifique gastos que podem ser cortados
Identifique gastos que podem ser cortados.

Ao realizar isso de maneira eficiente, você elimina despesas desnecessárias, otimiza os gastos da sua empresa e ainda garante algum dinheiro “de sobra” para o capital de giro.

Sempre que possível, repita essa avaliação para verificar se há alguma despesa que pode ser cortada.

Negocie com fornecedores

Outra dica importante para melhorar o seu capital de giro tem a ver com a relação construída com seus fornecedores. É importante desenvolver habilidades para negociação e ter compreensão acerca do ciclo operacional e financeiro do segmento de energia solar. 

Negociar com seus fornecedores é sempre uma boa maneira de melhorar seu capital de giro. Verificar a possibilidade de obter descontos para pagamentos à vista pode ser uma boa ideia, por exemplo, mas apenas se o valor não comprometer o custo do capital de giro. 

Negocie e tente sempre melhorar as condições que você adquire produtos junto a seus fornecedores
Negocie e tente sempre melhorar as condições que você adquire produtos junto a seus fornecedores.

O aumento nos prazos de pagamento é outra opção que pode valer a pena. Procure sempre se informar a respeito das melhores condições de pagamento, escolhendo a opção que menos afeta seu capital de giro. 

Desenvolva um bom sistema de cobrança

Empresas de diversos ramos enfrentam problemas com clientes inadimplentes, o que acaba interferindo diretamente no capital de giro. Quanto mais devedores, mais dinheiro será preciso para repor os pagamentos atrasados. 

Por isso é tão importante buscar formas de evitar essa inadimplência. Ter um setor exclusivo para realizar cobranças pode ser a solução para empresas maiores, assim haverá um time para cuidar dessa parte e evitar que o seu negócio entre no vermelho por conta da grande quantidade de devedores. 

Para empresas menores, uma maneira mais simples de resolver isso pode ser incentivar o pagamento à vista, quando o serviço não for financiado por uma linha de crédito.

Assim, você garante que o dinheiro entre antes que você tenha que pagar seu fornecedor, melhorando, dessa forma, seu capital de giro. 

E qual a melhor maneira de incentivar o pagamento à vista se não por meio de descontos e ofertas imperdíveis? Muitos clientes e consumidores se sentem atraídos por boas oportunidades, então ofereça um abatimento no valor de produtos e serviços se a compra ou contratação forem pagas à vista.

Um com sistema de cobrança é indispensável
Um com sistema de cobrança é indispensável.

Entretanto, para que isso dê certo, é preciso saber como oferecer essas promoções, de modo que não atrapalhem a rentabilidade do negócio. Lembre-se de levar em conta a margem de lucro relacionada às vendas, alinhando-a com a necessidade de capital de giro. 

Em determinados casos, a venda à vista e com desconto pode reduzir o lucro obtido, mas talvez seja determinante se a prioridade for aumentar a receita que tem em caixa.

Até mesmo porque muitas vezes o custo da venda realizada por cartão de crédito e o período para receber a primeira parcela podem ser mais desfavoráveis do que o desconto ofertado para a compra à vista.

Aplicando essas dicas, você certamente conseguirá melhorar seu capital de giro e manter a saúde financeira do seu negócio. Esses são aspectos fundamentais para garantir que sua empresa prospere e consiga se destacar no mercado. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares