Telha de fibrocimento. Criadas para substituir suas antecessoras feitas de amianto, as telhas de fibrocimento são atualmente uma das alternativas mais baratas do mercado. Elas são mais leves que as demais, e por isso proporcionam economia no transporte, instalação, na mão de obra e na própria estrutura do telhado. 

A Eternit é uma das fabricantes de telhas mais conceituadas no país, oferecendo diversas opções em fibrocimento. Presente no Brasil desde a década de 40, ela oferece uma grande diversidade de modelos, com perfis ondulados e estruturais, e diferentes cores.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a telha de fibrocimento da Eternit. 

A telha de fibrocimento da Eternit

A telha de fibrocimento apresenta grande versatilidade, pois se adequa a qualquer estação do ano. Tem também uma boa acústica, e não causa aqueles barulhos intensos e incômodos mediante chuvas e ventos.

A telha de fibrocimento da Eternit
A telha de fibrocimento da Eternit

É indicada principalmente para construções mais simples, mas atualmente a Eternit já oferece modelos que se assemelham a outros tipos de telhas, como as de cerâmica, por exemplo. 

Caracterizadas por sua resistência, leveza e durabilidade, a telha de fibrocimento da Eternit se posicionou no mercado como uma excelente substituta à telha de amianto, que deixou de ser comercializada devido ao seu alto risco à saúde humana. 

Elas podem servir para a cobertura não apenas residencial, mas também industrial. É um produto que oferece muitas soluções práticas, desde a arquitetura até a construção civil, proporcionando resultados positivos tanto com relação aos aspectos estéticos quanto econômicos.

A telha da Eternit é versátil e apresenta alta durabilidade, sendo uma excelente opção para quem deseja investir em telhas de fibrocimento. 

São opções também muito práticas. Por possuírem maior dimensão, não exigem uma estrutura reforçada. Assim, sua limpeza e manutenção também serão simples, pois o modelo possui poucas reentrâncias. 

As telhas de Eternit podem ser pintadas de acordo com as preferências do cliente, e são resistentes a atmosferas agressivas e aos efeitos da corrosão. Continue a leitura para compreender a diferença entre o amianto e o fibrocimento e outros detalhes sobre o assunto. 

Qual a diferença entre telha de amianto e fibrocimento?

A principal diferença entre a telha de amianto e de fibrocimento é quanto ao material utilizado na fabricação. 

O amianto é uma fibra mineral resistente a altas temperaturas e com boa qualidade isolante, durabilidade e baixo custo. Tudo isso favoreceu seu uso em larga escala durante o século , até que muitas pessoas residindo em locais com essa fibra passaram a ter problemas de saúde.

A maioria desses problemas é de origem respiratória, já que o corpo não é capaz de expelir as partículas inaladas do material. Problemas como câncer no pulmão, de laringe, do trato digestivo e do ovário estão relacionados à exposição ao amianto. Por essa razão, as telhas de amianto deixaram de ser comercializadas no Brasil.

Qual a diferença entre telha de amianto e fibrocimento?
Qual a diferença entre telha de amianto e fibrocimento?

Já as telhas de fibrocimento, que vieram para substituir as de amianto, não apresentam risco algum e ainda possuem um desempenho maior. Uma das principais vantagens dessa nova composição é a leveza e o baixo custo, o que faz com que seja uma opção bastante utilizada em indústrias. 

Conheça a seguir os principais modelos de telha de fibrocimento encontrados no mercado. 

Os principais tipos de telha de fibrocimento Eternit

A telha Ondulada é um dos modelos de telha mais procurados pelos clientes, principalmente quando o foco da obra é rapidez e praticidade na construção. Por isso, é muito utilizada em projetos de escolas, hospitais, indústrias e conjuntos habitacionais.

Contém cimento reforçado com fibra sintética (CRFS), por isso são resistentes, duráveis e também econômicas. Além disso, possibilitam maior rapidez e montagem em sua fixação. Outro ponto a seu favor é que exigem uma estrutura simplificada para o apoio, e oferecem diversidade de peças complementares, que ajudam no seu processo de instalação. 

Uma outra opção interessante é a telha Tropical, indicada para coberturas residenciais e outras aplicações de pequeno porte, como galpões, depósitos, edificações rurais, etc. Também é muito leve, permitindo o uso de estrutura de apoio simplificada, com menos madeiramento e, assim, menor custo.  

Também possui CRFS e são leves e práticas para o manuseio. Possuem maior resistência, desde sua estrutura até a fixação de sua estrutura. Seu apoio será simples e extremamente econômico. 

Prossiga para o próximo tópico para saber sobre a durabilidade das telhas de fibrocimento. 

Quanto tempo dura uma telha de fibrocimento?

Uma das maiores vantagens das telhas de fibrocimento é justamente sua alta durabilidade, que pode variar de 30 a 70 anos. Ainda assim, é fundamental fazer uma boa manutenção ao longo dos anos, para prolongar ao máximo essa vida útil. Fabricantes como a Eternit oferecem uma garantia média de 5 anos na compra de suas telhas. 

Para mantê-las por mais tempo, os consumidores podem pintá-las com tintas específicas regularmente, limpar as calhas com frequência, realizar inspeções para identificar possíveis avarias e então trocar as peças trincadas e substituir acabamentos danificados (como as cumeeiras, por exemplo).

No próximo tópico, você confere mais detalhes a respeito da limpeza das telhas. 

Como fazer a limpeza das telhas de fibrocimento? 

Para realizar a limpeza das telhas, o ideal é usar um jato leve e cerca de 2 litros de água sanitária a cada 10 litros de água necessária.

Como fazer a limpeza das telhas de fibrocimento? 
Como fazer a limpeza das telhas de fibrocimento? 

Não é recomendado o uso de escovas ou palhas de aço para limpar as telhas de fibrocimento, pois isso pode danificar o produto de maneira irreversível. Caso identifique o surgimento de limo, é importante agir rapidamente para retirá-lo. O limo diminui a vida útil da telha, deixando-a mais frágil e instável. 

Além da limpeza frequente, é importante efetuar a manutenção preventiva do telhado, através da qual é possível identificar possíveis falhas quando estiverem ainda no início, sendo mais simples de serem consertadas. Atente-se sempre aos cuidados necessários para evitar acidentes, e se necessário contrate uma equipe especializada. 

Cuidados como esses são fundamentais para prolongar a vida útil das telhas de fibrocimento e o madeiramento utilizado na estrutura de seu telhado.

Bônus: Calculadora de telha Eternit 

Calcular a quantidade de telhas necessárias para uma obra pode ajudar a estabelecer o orçamento necessário para construir sua cobertura.

Para ajudar a realizar esse cálculo, a Eternit criou um software capaz de quantificar todo o material necessário para a execução do seu projeto, além de também identificar qual é a telha mais recomendada. 

Para acessar a calculadora da Eternit, basta acessar o site do fabricante e fazer o seu download gratuitamente.

Veja um story resumido do post!

Posts Similares