A Caixa recentemente lançou uma nova linha de crédito para quem deseja financiar o sistema de energia solar fotovoltaico, atendendo desde pessoas físicas, até grandes empresas e comércio em geral.

Por ser conhecido por ser um banco com uma das taxas mais baixas de juros em financiamentos, muitos se perguntam como funciona o projeto de energia solar da Caixa e como contratar o serviço.

Hoje, a energia solar vem enfrentando um grande crescimento no Brasil e no mundo, com uma alta de mais de 200% desde 2020 no setor de geração distribuída. Isso nos dá um número de mais de 300 mil residências e empresas que possuem o sistema de geração de energia solar instalado em seus telhados.

Para que você entenda mais como o projeto da Caixa funciona, separamos um post completo falando mais sobre o assunto. Confira!

O que é projeto de energia solar da Caixa?

A Caixa lançou uma nova linha de crédito chamada de Caixa Energia Renovável para os indivíduos que desejam financiar o sistema de energia solar fotovoltaica com taxas a partir de 1,18% ao mês. Além dos materiais, o financiamento também inclui o valor da mão de obra da instalação.

a Caixa financia até 100% do projeto, incluindo a instalação
A Caixa financia até 100% do projeto, incluindo a instalação

O banco ainda permite financiamento de até 100% do projeto, de acordo com a capacidade financeira do beneficiado e as condições do contrato, que pode ser feito em até 60 meses, com 6 meses de carência do vencimento da primeira parcela.

Assim que a conferência dos documentos e nota fiscal de operação são finalizadas, o crédito é liberado para o fornecedor dos serviços de energia solar para dar início ao projeto.

Qualquer pessoa pode contratar o crédito Caixa Energia Renovável?

Qualquer correntista da Caixa que não conte com empréstimos em atraso com o banco pode solicitar a análise de crédito diretamente nas agências ou por meio dos canais de atendimento.

Para isso, é necessário apresentar:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • nota fiscal da aquisição do sistema de geração de energia solar e instalação do fornecedor.

É vantajoso fazer um financiamento pela Caixa?

O financiamento pela Caixa pode ser vantajoso, já que com ele você consegue instalar seu sistema de energia solar fotovoltaica e economizar até 95%  da sua conta de energia elétrica. Junto, ainda atua na contribuição da sustentabilidade do nosso planeta por meio de uma fonte limpa e renovável de energia elétrica.

uma das maiores vantagens do sistema solar é a economia e lucros gerados com o passar dos anos
Uma das maiores vantagens do sistema solar é a economia e lucros gerados com o passar dos anos

Embora a Caixa financie até 100% do projeto, a desvantagem é que além de ser necessário ter conta na instituição, você deve comprovar uma renda alta para que seja possível realizar o financiamento sem entrada. Isso faz com que muitas famílias deixem de contratar os serviços do banco, uma vez que muitos buscam uma forma de financiar o projeto sem valor de entrada.

Leia também Como funciona o financiamento de energia solar na Solfácil? Quais as vantagens?

Uma pessoa que não tenha emprego formal consegue contratar o serviço da Caixa Energia Renovável?

Sim, qualquer pessoa pode contratar os serviços, mesmo que não tenha emprego formal. No entanto, nesses casos, será necessária uma análise dos documentos e do cadastro do indivíduo, além de ser necessária uma forma de comprovar a renda recebida.

Como descobrir o valor que consigo de empréstimo?

Atualmente, o site da Caixa não disponibiliza um simulador para o programa Caixa Energia Renovável, e a única forma de verificar o crédito liberado para suas condições é entrando em contato com o número da agência.

A taxa de juros da Caixa é o valor total de encargos que pagarei no financiamento?

Não. Isso porque a taxa de juros leva em conta apenas a alíquota aplicada todos os meses referente aos juros sobre o valor do crédito. Para descobrir o valor total que será pago, você deve levar em conta o CET – Custo Efetivo Total. Por meio dele, você consegue um cálculo de todos os custos envolvidos no empréstimo, como a taxa de juros, seguros, impostos e tarifas.

Como funciona o pagamento das parcelas?

As parcelas serão pagas por meio de débito automático da conta Caixa. Caso não tenha crédito o suficiente, você deverá entrar em contato com o banco pelas centrais de atendimento para verificar as melhores condições de regularização do Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável, a fim de evitar os juros que serão aplicados.

Eu posso perder meu sistema de energia solar se eu não pagar?

Em casos de atraso, é indicado que você entre em contato com a agência para negociar outras formas de quitação da dívida, e assim evitar cobranças e juros. Caso você não pague suas parcelas vencidas, além de ter dificuldade de conseguir um novo empréstimo, você ficará com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito – Serasa e SPC.

atrasar várias parcelas do financiamento faz com que seu nome seja negativado nos órgãos de proteção ao crédito
Atrasar várias parcelas do financiamento faz com que seu nome seja negativado nos órgãos de proteção ao crédito

Com o passar do tempo, os juros continuam sendo aplicados, fazendo com que as chances de quitação da dívida fique ainda mais difícil, e o mais indicado é sempre realizar um financiamento com parcelas que caibam no seu bolso, a fim de evitar possíveis atrasos.

Viu como o projeto de energia solar da Caixa pode ser vantajoso? Caso você não seja correntista, você pode optar por outras empresas de financiamento de energia solar, a fim de conseguir taxas ainda melhores e condições mais vantajosas para a contratação do crédito de sua energia solar fotovoltaica.

Posts Similares