Nos últimos 25 anos, o crescimento global da tecnologia fotovoltaica foi explosivo, evoluindo de uma aplicação em pequena escala para uma fonte de energia comumente usada em grandes partes do mundo.

Como resultado da crescente demanda, a tecnologia fotovoltaica vem se desenvolvendo rapidamente com o objetivo de reduzir o LCOE e o inversor fotovoltaico desempenha um papel importante. Portanto, aqui estão várias coisas que você precisa saber antes de escolher o inversor para o seu sistema.

Superdimensionamento CC

Nos primórdios das aplicações fotovoltaicas, o sistema era geralmente projetado com uma relação DC:AC de 1:1.

Na aplicação de sistemas fotovoltaicos, haverá problemas como atenuação do painel fotovoltaico, irradiância insuficiente, perda de linha, o que inevitavelmente afetará a capacidade geral de saída do sistema fotovoltaico, reduzindo assim a geração geral.

Perdas no Sistema Fotovoltaico
Perdas no sistema fotovoltaico

O superdimensionamento CC aprimorado pode efetivamente melhorar a geração geral do sistema da estação de energia e tem sido aceito e amplamente utilizado pelos proprietários da estação de energia.

Recursos Necessários do Inversor

Capacidade de superdimensionamento CC

O inversor fotovoltaico é o equipamento principal que decide a capacidade de superdimensionamento CC. Teoricamente, a capacidade de superdimensionamento do inversor deve ser determinada com base no número de terminais de entrada CC, no número de MPPT e na tensão CC máxima, em vez da simples potência fotovoltaica máxima.

Desde que a tensão máxima de circuito aberto da cadeia e a corrente contínua máxima estejam dentro da tolerância da máquina, o inversor fotovoltaico pode trabalhar conectando-se à rede.

Tomando o inversor GoodWe 25K-MT e o módulo fotovoltaico da Jinko Tiger Pro 72HC 550W como exemplo:

Características Técnicas Jinko 550W
Dados Técnicos Módulo Jinko de 550W
Dados Técnicos do GoodWe 25K-MT
Dados Técnicos Inversor Trifásico GW25K-MT

Como mostrado acima, a capacidade nominal superdimensionada do inversor é de 32.500W, mas é sempre importante verificar o número máximo de módulos por inversor, para ver se é possível utilizar a capacidade máxima de superdimensionamento.

Capacidade de sobrecarga CA

A capacidade de sobrecarga CA refere-se à capacidade do inversor de ter uma potência de saída máxima maior que sua potência de saída nominal.

A capacidade de sobrecarga CA do inversor pode efetivamente reduzir o desperdício de capacidade fotovoltaica superdimensionada e o tempo de trabalho de sobrecarga do inversor, aumentando ainda mais a taxa de superdimensionamento CC.

As figuras abaixo mostram a diferença entre os inversores sem e com características de sobrecarga CA.

Inversor sem sobrecarga e com sobrecarga
Inversor sem sobrecarga x Inversor com sobrecarga

Como pode ser visto na figura, quando a saída fotovoltaica é adequada, quanto maior a capacidade de sobrecarga do inversor, menor a potência descartada pelo sistema, maior a geração de potência do sistema.

Problemas Potenciais

Embora algumas empresas anunciem que seus inversores podem ser superdimensionados em mais de 70%, vários problemas podem ocorrer se a capacidade fotovoltaica for superdimensionada de forma inadequada.

Como apresentamos acima, os inversores com design CC superdimensionado funcionarão em status de saída de carga total por mais tempo do que o design tradicional. Quanto maior a taxa de superdimensionamento, mais tempo a inversor trabalha em plena carga. Em um ambiente operacional de carga total de longo prazo, o aumento da temperatura interna do inversor excederá as expectativas, especialmente em ambiente de alta temperatura, que pode exceder o limite superior da dissipação de calor e levar aos seguintes problemas:

  1. Reduzir a saída CA devido ao problema de superaquecimento;
  2. Acelerar o envelhecimento dos componentes internos do inversor.

Pode-se ver que a capacidade de superdimensionamento CC do inversor deve ser um valor de relação dado com base no teste de aumento de temperatura, teste de envelhecimento e teste de vida útil, o que não afeta a vida útil normal do inversor.

Tensão de Saída CA

Ao escolher o inversor, a tensão de saída CA é sempre um dos parâmetros mais importantes que determinam a compatibilidade com a rede e o tipo de aplicação. Para aplicação comercial existem dois tipos básicos:

Tipo de Autoconsumo

Como a maioria dos projetos orientados para o autoconsumo terá uma interação direta com as redes locais, existem principalmente dois tipos de rede: estruturas em Y e estruturas em DELTA. Portanto, é importante escolher os modelos de inversores adequados.

Ligação do Inversor em Y
Ligação do Inversor em Y
Ligação do Inversor em Delta
Ligação do Inversor em Delta

Tipos Totalmente Alimentado

Para projetos de rede pública, a eficiência da transmissão é um fator decisivo para influir nos interesses econômicos.

Para buscar alta eficiência de transmissão, os inversores de cadeia no mercado com alta tensão de saída CA e transmissão sem neutro são a melhor escolha atualmente.

Tomando os produtos GoodWe como exemplo, o GW25K-MT consegue produzir em 380V usando apenas 3 linhas conectadas ao transformador.

Dados de Saída CA – Inversor GoodWe 25K-MT
Dados de Saída CA – Inversor GoodWe 25K-MT

Compatibilidade dos Módulos Bifaciais

Como o nome sugere, o módulo bifacial consiste em chapas de vidro em ambos os lados de um painel solar. O módulo bifacial pode absorver a luz solar direta e indireta.

Comparado com o módulo fotovoltaico padrão, o rendimento extra é a vantagem mais óbvia e realista do módulo bifacial. Ao instalar os painéis bifaciais a uma certa altura acima da superfície com alto albedo, todo o sistema pode gerar energia extra em comparação com o design tradicional.

Como a corrente CC dos módulos bifaciais tende a ser maior, deve ser necessário buscar um inversor no mercado que atenda essa corrente. Por conta disso, a Solfácil trabalha com inversores top de linha do mercado, para conhecer mais sobre a nossa linha de produtos, basta clicar no botão abaixo.

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.

LinkedIn do Guilherme

Posts Similares