Uma preocupação muito comum em quem deseja investir em energia solar é se o projeto solar deixa a construção feia, já que em algumas residências as placas podem ficar visíveis. Porém, existem algumas soluções para quem deseja instalar o sistema fotovoltaico sem impactar diretamente no design da residência ou empresa.

A energia solar fotovoltaica é formada por um sistema de placas solares, que nada mais são do que placas com superfície de vidro com camadas de células fotovoltaicas, que dão a cor azulada para o equipamento. Devido a sua cor, muitas pessoas acreditam que os painéis solares podem acabar atrapalhando a fachada da casa, impactando diretamente no projeto arquitetônico.

Pensando em lhe auxiliar na hora de pensar em instalar o projeto solar em sua construção, separamos um post explicando mais sobre as estratégias usadas para camuflar o sistema fotovoltaico. Confira a seguir!

O projeto solar deixa a construção feia?

É difícil afirmar se o projeto solar deixa a construção feia ou não, já que isso depende exclusivamente do gosto pessoal de cada um. No entanto, existem algumas estratégias para camuflar o sistema solar para quem se incomoda com o design das placas.

em muitos casos, as placas passam despercebidas e ficam camufladas nos telhados
Em muitos casos, as placas passam despercebidas e ficam camufladas nos telhados

Hoje, é possível integrar o sistema de energia solar em residências já construídas e em projetos em construção, de forma que se crie uma harmonia entre a fachada e os painéis.

Sistema solar em imóveis construídos

Para as residências já finalizadas que desejam investir em energia solar, inicialmente a empresa responsável pela instalação fará um projeto para a integração do sistema, que pode ser limitado dependendo do tipo de construção.

Com os trilhos que se adaptam a qualquer tipo de estrutura, qualquer construção pode receber a instalação de energia solar fotovoltaica em seu telhado, mas nem todos os projetos conseguem ficar camuflados, dependendo do estilo da edificação.

Em alguns estilos de arquiteturas, os painéis ficam inclinados e camuflados, como nos casos dos telhados embutidos. Já nos telhados de construções mais antigas, as placas são instaladas junto com a queda de água, já que assim elas ficam com a inclinação necessária para que a água não empoce e para que a luz do sol seja captada de forma melhor.

Como incorporar energia solar em imóveis em construção ou na planta?

Em imóveis que estão na planta ou em construção, o planejamento pode ser feito de uma forma mais efetiva, e em alguns casos, pode até fazer parte do design da fachada de forma inovadora e sustentável.

quando o projeto solar é feito junto com a construção, a integração do sistema fica mais fácil de ser feita
Quando o projeto solar é feito junto com a construção, a integração do sistema fica mais fácil de ser feita

A principal vantagem em inserir o projeto de energia solar na planta ou fase de construção, é a possibilidade de deixar o sistema solar mais discreto e camuflado com a possibilidade de conduítes e cabos embutidos.

Na fase de construção, a integração do sistema solar pode ser feito de duas formas:

Integração fotovoltaica em edificações

A primeira delas é a Building Integrated Photovoltaics, onde usa-se os painéis solares como parte estrutural da arquitetura da residência ou empresa. Nesse modelo, os painéis podem substituir elementos do próprio projeto arquitetônico, como janelas, fachadas de vidro, clarabóias e toldos.

alguns prédios utilizam as placas solares para compor a fachada
Alguns prédios utilizam as placas solares para compor a fachada

Um os principais exemplos de projetos que usaram técnicas de integração é o prédio CIS Nordhavn, em Copenhagen. O edifício possui uma fachada com 12 mil painéis solares em ângulo estratégico para melhor aproveitamento da luz solar, ao mesmo tempo que contribui para o design do projeto.

Telhado solar

Outra possibilidade para integrar o sistema de energia solar em residências e empresas em construção são os telhados solares. Essa tecnologia surgiu ainda em 2017 por uma empresa americana de fabricação de carros elétricos, a Tesla.

A ideia era que os painéis fotovoltaicos formassem um telhado solar por meio de placas com design similares ao de telhas comuns, a fim de que a aderência nos telhados seja maior sem que fiquem notáveis.

Normalmente essas telhas são integradas diretamente nas telhas comuns, com designs discretos que deixam a estrutura e estética harmoniosa para quem se preocupa que o projeto solar deixa a construção feia.

Inversores

Além dos painéis solares, o projeto do sistema solar também é formado por outros equipamentos como o inversor, que fica responsável pela conversão da corrente contínua para corrente alternada.

No entanto, não existe necessidade de que ele fique em um local específico, podendo ficar dentro da garagem ou próximo a quartinhos e armários de manutenção, especialmente porque são projetados para funcionar sob radiação solar e chuva.

Cabos da string box

Já os cabos da string box devem ficar dentro de tubulações específicas, porque apesar de ter ligação direta com inversor, não podem ficar diretamente na radiação solar por motivos de segurança e bom funcionamento. Quando o projeto solar é feito com o projeto arquitetônico, os cabos podem ser embutidos na construção, melhorando a estética da residência e facilitando o acesso dos fios ao inversor.

No entanto, é possível realizar a instalação de painéis solares em residências já construídas de forma mais sutil, e sem que os equipamentos fiquem expostos de forma que impactam na fachada da residência.

Para isso, basta procurar ajuda de uma empresa especializada em energia solar e de um arquiteto, para que juntos seja possível realizar um projeto solar que fique de acordo com a estética e design da sua residência ou empresa.

alguns equipamentos como os inversores não têm necessidade em ficarem expostos à radiação
Alguns equipamentos – como os inversores – não têm necessidade em ficarem expostos à radiação

É possível até mesmo criar um novo design com a ajuda do painel solar, que pode ser usado para substituir janelas e clarabóias ou para compor a fachada e tetos.

Agora que você viu se o projeto solar deixa a construção feia, peça ajuda a um arquiteto e aos instaladores do seu sistema solar, a fim de encontrar uma forma de instalar o sistema em harmonia com sua construção, sem impactar diretamente no design arquitetônico.

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares