Por conta de toda a nova realidade causada pela pandemia de 2020, diversos são os consumidores que buscam por energia solar para home office.

As vantagens da prática já são conhecidas, incluindo pontos importantes como economia, sustentabilidade e segurança. Ainda assim, é preciso compreender o porquê dessa repentina mudança nos hábitos de consumo do brasileiro e qual o melhor sistema para esse caso em específico.

Por que usar energia solar para home office?

Essa busca de tanta gente por energia solar para home office em tão pouco tempo possui diversas explicações. Todo o cenário pandêmico colaborou com o fato, já que forçou muitos profissionais a atuarem de casa. Ainda assim, há outros fatores que contribuíram para a instalação dos painéis fotovoltaicos pelo Brasil.

Essa se apresenta, para o bem ou para o mal, como a realidade atual do país, fazendo com que a sociedade se adaptasse. As empresas também correram para lançar novos produtos e atender à demanda repentina. Com todo esse esforço, o resultado foi maior que o esperado, incentivando que mais investimentos fossem feitos no setor.

Pandemia e quarentena

Sem dúvida alguma, o acontecimento mais importante para explicar essa adesão à energia solar foi a pandemia. De uma hora para outra, afinal, o mundo todo foi trancado em casa, embora o trabalho não tenha parado. Dessa forma, tanto empresas quanto trabalhadores precisaram se adaptar e adotar o home office como modelo principal.

pandemia e quarentena 2020

De acordo com a ABSOLAR — Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica —, somente em 2020 foi analisado um crescimento de mais de 100% na instalação de placas solares. Os números confirmam, portanto, a evolução dessa fonte renovável no primeiro ano da pandemia, em especial entre os profissionais atuantes no mercado.

Tarifas e inflação

Como se não fosse o bastante, o ano de 2021 trouxe também crises políticas e econômicas, o que fez a inflação crescer. No início de 2022, a guerra entre a Ucrânia e Rússia movimentou o mercado de combustíveis fósseis, afetando também a energia elétrica. A soma de tudo isso fez com que as tarifas de eletricidade subissem rapidamente.

inflação e energia solar para home office

O custo desse aumento, unido à inflação em diversos outros itens, fez com que os consumidores buscassem por alternativas mais em conta. A energia solar para home office se apresentou então como uma possibilidade interessante de gastar menos ao fim do mês. Com isso, muitos optaram pela mudança de sua matriz energética.

Mercado e disponibilidade

Além destes dois pontos, é válido mencionar que o próprio mercado de energia solar cresceu muito nos últimos anos. Por consequência de todos esses fatos ou não, a realidade é que hoje há muito mais possibilidades para o consumidor. Essa demanda em evolução também permite que o custo final dos equipamentos caia.

fazenda de sistema fotovoltaico

Outro ponto de destaque nessa discussão é o acesso ao crédito, permitindo que o usuário invista na tecnologia sem se endividar. Há opções de financiamento que se encaixam no bolso do público e permitem, portanto, que essa se torne uma tendência em todo o país.

Energia solar para home office: qual a melhor opção?

Definido que a energia solar é a melhor alternativa para o trabalho home office, chega o momento de buscar o modelo mais indicado. Aqui, são dois os principais, popularmente conhecidos como on grid e off grid. Como é de se esperar, os dois apresentam seus pontos positivos e negativos, sendo preciso que cada consumidor verifique o mais indicado para sua situação.

energia solar para home office opções

Com este fim, entretanto, é interessante analisar uma lista de fatores, que compreendem do investimento às suas necessidades. Por isso, o ideal é compreender qual a melhor possibilidade caso a caso, já que diferentes circunstâncias pedem por soluções também distintas.

Energia solar on grid para home office

O primeiro ponto a se destacar neste tópico é a diferença entre estes dois modelos de utilização. Assim, o on grid se refere a um sistema fotovoltaico que está conectado à rede elétrica. Isso significa que você se utiliza da eletricidade gerada pelo equipamento, mas pode recorrer à rede se for necessário.

Mais do que isso, esta é uma modalidade que, justamente por seu diferencial, permite que as sobras de energia sejam enviadas à concessionária. Dessa forma, é possível gerar créditos de energia solar e, se for de sua vontade, compartilha-la com outro imóvel. Se apresenta, portanto, como uma alternativa válida para quem possui mais de uma residência no mesmo CPF ou CNPJ.

Energia solar off grid para home office

No caso do modelo off grid, o que acontece é que o sistema não se encontra conectado à rede elétrica pública. Sendo assim, ele é independente e autossustentável, não requerendo o auxílio de terceiros. Em geral, essa é uma possibilidade interessante para regiões mais afastadas, nas quais a eletricidade não chega com facilidade.

Este também é um sistema mais caro de ser instalado e mantido, o que deve ser considerado na análise. Por fim, se faz preciso mencionar que, por estar desconectado da rede, esse é um tipo de energia solar para home office que pode te deixar na mão. Em especial em casos de pouca radiação solar por tempo extenso, ou ainda pelo alto consumo em determinada época.

Vale a pena investir na energia solar para home office?

Sem dúvida alguma, a energia solar é uma alternativa fantástica para quem atua em home office. Diversos são os motivos para isso, mas a grande economia financeira se destaca como um dos principais. Especialmente em momentos de tarifa elétrica alta, conseguir poupar algum dinheiro tem conquistado inúmeros usuários.

energia solar para home office vale a pena

Vale mencionar também que esta é uma alternativa mais sustentável, trazendo menos malefícios ao meio ambiente. Além de ser um ponto de interesse de toda a sociedade, é também uma excelente maneira de fazer sua parte. Isso sem contar a menor dependência da cotação flutuante dos combustíveis fósseis.

Por fim, a energia solar para home office traz uma maior previsibilidade aos gastos da família. No sistema on grid, será preciso pagar a tarifa básica da concessionária, mas a economia pode chegar a 95%. No off grid, nem esse valor será preciso desembolsar, aumentando ainda mais a economia.

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Veja um resumo do texto em forma de story!

Posts Similares