Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas e com maior nível de engajamento em todo o mundo, e especialmente no Brasil. Como tem influência nos hábitos de consumo e intenções de compra, se tornou praticamente indispensável usar o Instagram para empresas de energia solar. 

Independente do porte da sua empresa de energia solar, é possível afirmar que uma parcela considerável dos seus clientes em potencial está no Instagram. Sendo assim, é mais do que válido utilizar a rede para divulgar seus produtos e serviços. 

Se o seu negócio ainda não está no Instagram, não é ativo por lá ou não tem retorno com as estratégias utilizadas, precisamos conversar! Confira a seguir mais detalhes sobre a importância do Instagram para empresas de energia solar.

Ajuda a garantir sua presença online

Considere que boa parte das pessoas fazem uso da internet para encontrar soluções para os seus problemas. Por isso, é importante garantir que, quando alguém procurar por serviços de energia solar, encontre o seu site e o seu perfil nas redes sociais. 

É claro que não basta ter um perfil criado nas redes: é preciso causar uma boa primeira impressão para ter credibilidade. Ter uma conta bem estruturada no Instagram é uma das melhores formas de marcar a presença da sua empresa no universo online.

Em um mundo conectado, é importante fazer parte das redes sociais para construir uma relação com seu público.

Lembre-se de manter uma atividade recorrente, com postagens em uma frequência adequada, sempre respondendo e interagindo com seus seguidores.

Uma grande importância do instagram para empresas de energia solar, é garantir a visibilidade online
Uma grande importância do Instagram para empresas de energia solar, é garantir a visibilidade online.

Também vale a pena pensar quais são as dúvidas mais frequentes de potenciais clientes de energia solar e gerar conteúdos capazes de sanar esses questionamentos. 

Estar presente no meio digital é muito importante para qualquer empresa, e para o setor de energia solar não poderia ser diferente.

O integrador solar trabalha com soluções altamente tecnológicas, e deve fazer uso de todas as melhores estratégias para mostrar aos seus clientes em potencial que esse apreço pela inovação se estende a todas as posturas adotadas pela empresa.

marca. Em um mundo conectado, as empresas sempre viram assunto nas redes sociais, mesmo que não façam parte delas. Isso não pode se tornar um problema. Na realidade, deve ser uma solução.

Possibilita a oferta de conteúdo de qualidade

Como muitas marcas e empresas já fazem parte das redes sociais, é necessário pensar em maneiras de se destacar em relação à concorrência. E isso só acontecerá se você oferecer conteúdo relevante e de qualidade, que de fato seja interessante para o público que te acompanha. 

Recomenda-se fazer postagens no feed ao menos três vezes por semana. Além disso, é importante apostar nas ferramentas alternativas, como stories, IGTV e reels. A plataforma dá prioridade para contas que exploram todos os recursos que ela oferece.

Use essa versatilidade a seu favor e busque um equilíbrio na hora de fazer o planejamento de conteúdo.

O instagram para empresas de energia solar, possibilita muito mais a oferta de conteúdo e produtos
O Instagram para empresas de energia solar, possibilita muito mais a oferta de conteúdo e produtos.

Lembre-se de fazer posts com informações sobre sua empresa e os serviços que ela oferece, sem deixar de lado o marketing de conteúdo, que é uma estratégia mais focada para criação de conteúdo relevante, sem promover explicitamente seu negócio.

Mas não se esqueça que a produção de conteúdo deve estar sempre alinhada ao propósito e ao branding da empresa. 

Pense em maneiras de gerar um diálogo com seus clientes, por meio de postagens interativas, que explorem sua curiosidade. Uma boa maneira de fazer isso é participar das conversas mais importantes do momento.

É fundamental estar por dentro das últimas novidades em energia solar, como novas tecnologias, por exemplo. Se você quer se tornar uma referência no assunto, é importante mostrar sua expertise aos seus seguidores. 

Auxilia a conquistar clientes

A consequência de ter um perfil no Instagram com postagens interessantes e atrativas é conquistar cada vez mais seguidores, que podem se tornar clientes em potencial. Ao notar que sua empresa oferece dicas valiosas, as pessoas vão querer seguir e acompanhar seu conteúdo. 

Para que isso seja efetivo, é importante falar diretamente com as personas do seu negócio, respeitando a jornada do cliente. Antes de oferecer os produtos e serviços de energia solar, você deve conquistar o consumidor ao mostrar que a sua marca merece ser ouvida sobre aquele assunto. 

Fale sobre alternativas para economizar energia, a importância do consumo consciente, e, aos poucos, vá inserindo conteúdos referentes às vantagens e possibilidades da energia solar.

Instagram possibilita muito mais interação com clientes
Instagram possibilita muito mais interação com clientes.

Mostre que a solução que você oferece pode mudar a vida de seus clientes, e solucionar problemas para os quais acreditavam não ter solução. 

Proporciona maior interação com o público

Ao criar um perfil no Instagram (ou em qualquer outra rede social), o relacionamento com o público deve ser o seu principal foco. Essa é uma excelente oportunidade para interagir, construir e fortalecer relacionamentos. 

Ao responder comentários e mensagens privadas e dar uma atenção especial para as perguntas que são feitas, você humaniza sua marca e proporciona a possibilidade de aproximação com potenciais clientes.

Assim, você também soluciona dúvidas e garante que as pessoas que te seguem estejam bem informadas a respeito de energia solar. 

A interação com o público é uma forma de fomentar o engajamento, que traz ótimos resultados para a sua empresa. Incentive isso por meio de perguntas, enquetes, caixinha de perguntas, quiz e demais recursos que o Instagram oferece.

Isso faz com que seus seguidores se sintam importantes e parte integrante da sua marca. 

Serve para alcançar mais pessoas

Outra oportunidade que o Instagram oferece para sua empresa é a possibilidade de alcançar sempre mais pessoas por meio dos anúncios pagos.

A ferramenta funciona de maneira semelhante ao Facebook ao utilizar um algoritmo que identifica usuários que possuem interesses semelhantes do seu público-alvo e, assim, enviar seu anúncio para essas pessoas. 

Instagram para empresas de energia solar: Você esta sempre em contato com muito mais pessoas
Instagram para empresas de energia solar: Você esta sempre em contato com muito mais pessoas.

Além disso, também é possível otimizar os anúncios para alcançar clientes potenciais com base na localização e outros dados demográficos disponíveis. Por esses e outros motivos, o anúncio é uma das melhores funcionalidades que uma empresa pode explorar no Instagram.

Diferentemente do que acontece com as publicações orgânicas, é possível pagar para que seu conteúdo seja priorizado e tenha destaque nas pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Esse recurso está disponível em diversos formatos e suas campanhas podem alcançar vários níveis de segmentação para garantir mais visibilidade para a sua marca.

Uma publicação paga pode gerar bons retornos financeiros para sua empresa, pois possibilita que mais pessoas conheçam os serviços que você oferece. 

Vale ressaltar que, mesmo que você opte pelos anúncios pagos, é preciso garantir que sua publicidade seja atrativa e possa ser convertida em resultados efetivos.

Uma boa maneira de fazer isso são os hiperlinks, que podem ser incluídos nas postagens para direcionar os usuários para uma página específica, como o site da sua empresa ou uma conversa no WhatsApp. 

Oferece diversos recursos

Quando o Instagram foi lançado, as contas comerciais tinham acesso a algumas métricas apenas, como curtidas, visualizações e comentários.

Muito mudou desde então, e agora é possível contar com uma ampla gama de indicadores de performance que facilitam a otimização de campanhas na rede social, como alcance, impressões e cliques no link, entre outros. 

O alcance indica o número de contas que visualizaram algum dos seus posts. É uma métrica importante pois traduz em números a relevância da sua página para seus seguidores.

Para melhorar esse número, você pode recorrer ao uso de hashtags, imagens que chamem a atenção e posts que agucem a curiosidade. 

As impressões indicam a quantidade de vezes que as publicações do seu perfil foram vistas, o que ajuda a compreender se seus posts são realmente interessantes e quais conteúdos mais se destacam.

Lembre-se de fazer publicações que conversem entre si, isso facilita que as pessoas acompanhem seu perfil. 

Essa ferramenta, possibilita o acesso a recursos preciosos
Essa ferramenta, possibilita o acesso a recursos preciosos.

Outro indicador que você pode usar a seu favor são os cliques no link. Ao divulgar algum conteúdo nos stories, você tem a opção de inserir um link, que pode direcionar para um produto disponível no seu site, um texto do seu blog, ou uma notícia sobre energia solar.

O Instagram possibilita que você tenha acesso à quantidade de cliques que seu link recebeu, e assim você tem melhores condições de avaliar o tipo de conteúdo que tem melhor conversão.

Demais informações sobre seus seguidores no Instagram também podem te ajudar a ter um direcionamento na hora de traçar o planejamento de marketing da sua empresa.

Por meio desses dados, é possível descobrir os melhores horários para realizar postagens e quais as características do público que tem interesse no seu serviço.

Viu só como o Instagram é uma ferramenta indispensável para o seu negócio de energia solar? Quem trabalha nesse ramo precisa se manter sempre por dentro do que acontece nas redes sociais, e o Instagram é sem dúvidas uma das principais utilizadas no Brasil atualmente.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares