A Panasonic introduziu o “eneplat” no Japão. Esta nova tecnologia permite que as famílias consumam eletricidade gerada por energia solar, conectando baterias de armazenamento com V2H (Vehicle to Home), que distribui eletricidade armazenada em baterias de veículos elétricos para residências.

A Panasonic começará a aceitar pedidos para o sistema de armazenamento de energia “eneplat” V2H a partir de 21 de fevereiro de 2023. Além disso, eles executarão uma atualização de versão do dispositivo principal, “AiSEG2”, que conecta vários equipamentos e eletrodomésticos de habitação na casa no verão de 2023.

Conheça o novo produto da Panasonic

O novo produto esteve em exibição no estande da Panasonic Japan, na “Smart House EXPO”, de 5 a 7 de dezembro. Bem como, no estande do Tokyo Metropolitan Government Planning and Policy Bureau (Tokyo Bay eSG Project), na “EcoPro 2022”, de 7 de dezembro ao dia 9 do mesmo mês. 

Além disso, o sistema de armazenamento de energia V2H “eneplat” para uso residencial está planejado para instalação em casas isoladas, na Cidade Inteligente Sustentável de Fujisawa.

O AiSEG2 integra dispositivos em toda a casa e atende às expectativas dos usuários para soluções domésticas inteligentes. 

Ele contém diversos serviços úteis, como controle remoto de ar condicionado e iluminação, aviso de entrega no armário de entregas, entre outros. Além de garantir a segurança, monitorando as atividades de abertura/fechamento de portas e janelas e verificando se as crianças voltaram para casa.

O AiSEG2 usa avisos meteorológicos para recarregar baterias e veículos elétricos de armazenamento automaticamente. Em caso de falha de energia, assegura a eletricidade restante com a energia solar armazenada. 

Panasonic quer revolucionar a energia solar doméstica

Além disso, o AiSEG2 prevê energia extra com base no uso diário de eletricidade e no prognóstico da radiação solar do dia seguinte, gerenciando automaticamente a carga e descarga da bateria de armazenamento de energia solar. 

Panasonic lança novo sistema de energia solar residencial.
Panasonic lança novo sistema de energia solar residencial.

A introdução de AiSEG2 e V2H (veículos elétricos) irá aumentar o efeito de autoconsumo de cerca de 50% para cerca de 90%, contribuindo para uma redução de cerca de 1,0 toneladas de emissões de CO2 por ano a partir da simulação.

Segundo a Panasonic, o sistema de armazenamento de energia “eneplat” V2H é o primeiro do setor a permitir a carga e descarga simultânea de veículos elétricos e baterias de armazenamento.

Pretende alcançar a autossuficiência elétrica, aproveitando melhor a energia solar nas residências e minimizando a quantidade de energia vendida e comprada da rede.

Planta do sistema  V2H Eneplat.

O suporte V2H é pequeno o suficiente para caber em um lugar menor do que um ar condicionado. É simples de instalar, até mesmo em um estacionamento com espaço limitado, e pode ser ampliado posteriormente usando apenas a construção externa em combinação com a compra de um veículo elétrico.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares