Um novo projeto visa integrar energia solar e eólica nos telhados de grandes construções. Assim, novas taxas de produção de energias renováveis poderiam ser atingidas com um único sistema.
Agora, começou a fase de instalações para testagem real do projeto e, caso seja bem sucedido, poderá chegar a outros países.
Entenda o projeto
A BIS Power, uma empresa holandesa de arquitetura renovável, criou o PowerNEST, um sistema completo de energia solar e eólica integradas no telhado para edifícios médios a altos, com pelo menos cinco andares.
O PowerNEST combina turbinas eólicas e painéis solares em uma estrutura de aço modular aerodinamicamente melhorada. De acordo com a IBIS Power, o sistema pronto pode gerar de 6 a 10 vezes mais eletricidade do que a energia solar isolada no telhado.
Os módulos finais foram instalados no telhado de 70 metros de altura de Haasje Over, em Eindhoven, Holanda.
Esse projeto em específico consiste em quatro módulos de turbina eólica e 296 painéis solares estimados para gerar nada menos de 140 MWh por ano. Demorou três dias para levantar o PowerNEST, que consiste em 10 módulos, e algumas semanas para conectar o sistema.
Benefícios de energia solar e eólica integradas
O sistema de energia solar e eólico foi projetado para coletar mais energia do que uma configuração solar padrão.
É uma escultura cinética, de tecnologia de ponta, projetada para produzir mais energia em mais dias do que outras fontes renováveis de telhado. O PowerNEST é um método elegante para reduzir o gasto de energia e a pegada de carbono.
Além disso, é um método simples para converter edifícios em produtores de energia renovável. Se você possui ou gergerênciaencia uma estrutura de telhado plano de mais de 5 andares, um sistema PowerNEST pode gerar eletricidade suficiente para livrá-lo de combustíveis fósseis.
É como ter uma usina de energia sustentável projetada especificamente para o seu telhado. O sistema já foi instalado em cinco projetos na Holanda. A IBIS Power está agora trabalhando em mais 12 projetos PowerNEST na Holanda, com planos de se estender para o resto da Europa e Estados Unidos.
Essas são as principais características do projeto de energia solar e eólica integradas:
- Adapta-se às condições meteorológicas locais;
- Estrutura inovadora capta mais energia, com mais frequência;
- Feito para combinar com o estilo do seu prédio;
- Melhora a resiliência do edifício a longo prazo;
- Painéis solares de última geração;
- Pode ser montado rapidamente e instalado em um dia;
- Reduz ou elimina contas de eletricidade;
- Sistema de gerenciamento de energia plug-and-play;
- Turbinas eólicas elegantes;
- Unidades modulares se encaixam no espaço disponível no telhado.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.