O investimento em energia solar se tornou uma solução muito procurada por consumidores do Brasil e de todo o mundo que desejam obter economia nas suas contas de luz e gerar energia limpa e sustentável. Cada sistema fotovoltaico é desenvolvido a partir de um projeto minucioso, composto por algumas etapas, e uma delas consiste em dimensionar um sistema fotovoltaico. 

Dimensionar um sistema fotovoltaico é necessário para definir a quantidade de módulos solares necessários, segundo a demanda de energia do imóvel em questão e a incidência dos raios solares no local onde será instalado. Esses e outros aspectos precisam ser levados em conta para garantir um sistema eficiente, que atenda às expectativas do consumidor. 

Confira a seguir mais informações importantes sobre o dimensionamento de energia solar e como esse procedimento é realizado.

Quem é o responsável por dimensionar o sistema fotovoltaico? 

Na etapa do dimensionamento de energia solar, o projetista responsável pelo projeto fotovoltaico fica encarregado de realizar estudos e análises acerca das características do local onde o sistema será instalado.

Entenda que é o responsável por dimensionar o sistema fotovoltaico
Entenda que é o responsável por dimensionar o sistema fotovoltaico.

A partir dessa análise, é feito um cálculo para especificar a quantidade de painéis solares que um projeto precisa ter para atender determinada demanda de energia. 

É basicamente um planejamento, cujo objetivo principal é garantir uma instalação fotovoltaica adequada e eficiente. Tudo o que será decidido durante essa etapa terá impacto no bom desempenho do sistema.

É também durante o dimensionamento que são escolhidos todos os equipamentos que serão utilizados para promover a produção de energia solar. Um kit de energia solar é formado por cinco componentes principais: os módulos solares, o inversor solar, a caixa de junção, estruturas de suporte e ancoragem e o cabeamento para estabelecer a conexão elétrica entre os componentes. 

Como deu para notar, fazer um dimensionamento exige um vasto conhecimento sobre energia solar, por isso é realizado por empresas e profissionais especializados na área, como o projetista solar. 

Projetista solar é o responsável pelo dimensionamento do seu sistema fotovoltaico
Projetista solar é o responsável pelo dimensionamento do seu sistema fotovoltaico.

Esse é geralmente o profissional mais capacitado para desenvolver o projeto fotovoltaico e todas as etapas inerentes a ele. Ao projetista caberá analisar as faturas do imóvel e fazer os cálculos técnicos a respeito da potência, de modo a obter estimativas de retorno financeiro para o consumidor. 

Para fazer um bom trabalho, o profissional precisa ter conhecimentos específicos em elétrica e saber como dimensionar projetos usando softwares desenvolvidos para este fim. Também é essencial que o projetista tenha conhecimento a respeito das regulamentações que envolvem a geração distribuída e a energia fotovoltaica para desenvolver projetos seguros e eficientes. 

Contar com um bom projetista solar é o caminho para garantir uma instalação sólida e bem feita, com funcionamento eficaz e que atenda às suas expectativas. O projetista também fica encarregado com a parte de documentação, que envolve a homologação do sistema fotovoltaico junto à concessionária de energia.

  Agora você já sabe porque o dimensionamento é uma etapa indispensável para um projeto de energia solar. Confira no próximo tópico como ele é feito.

Como o dimensionamento é realizado?

Conforme mencionado acima, o dimensionamento é a etapa na qual serão feitos os cálculos da energia que precisa ser produzida pelo sistema fotovoltaico. O projetista precisa realizar visitas técnicas para desenvolver uma análise preliminar e coletar informações que servirão para fazer os cálculos.

Aprenda como é feito o dimensionamento fotovoltaico
Aprenda como é feito o dimensionamento fotovoltaico

Com as estimativas aproximadas, é hora de determinar a potência do sistema, a tensão e o número de módulos fotovoltaicos necessários.

Além do sistema em si, é preciso também avaliar os equipamentos que servirão para suporte e ancoragem (que variam de acordo com o tipo de cobertura), a orientação e a inclinação do telhado, o tipo de ligação elétrica do imóvel, a incidência de sombras e o cálculo da área onde as placas solares serão acomodadas.

Todas essas informações devem ser registradas no documento que, futuramente, será enviado à distribuidora de energia para realizar a regularização do sistema fotovoltaico. 

Como você já deve ter notado, há diversas variáveis que interferem nos cálculos do dimensionamento. As principais características para ficar de olho são a média de radiação solar local, a potência do painel solar e o consumo elétrico do imóvel.

Vamos começar falando sobre o primeiro aspecto, que diz respeito à fonte de energia explorada. A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da incidência da luz presente nos raios solares em contato com a superfície dos módulos solares.

Sendo assim, quanto maior a média de radiação solar no local de instalação, melhor. Nessas condições, os painéis terão melhor desempenho e, portanto, podem ser instalados em menor quantidade para suprir a energia que o imóvel consome. 

A média de radiação solar local varia bastante e depende da disponibilidade diária de luz do sol, da época do ano, da regularidade das chuvas e da presença de nuvens. Isso muda muito de um local para outro, por isso é essencial considerar essas informações referentes ao lugar onde a tecnologia será instalada. 

No Brasil, o Nordeste é a mais privilegiada nesse sentido, portanto um sistema fotovoltaico instalado nessa região provavelmente precisará de uma quantidade menor de módulos solares em comparação com projetos localizados nas outras regiões brasileiras.

No Sul, por exemplo, pode ser necessário instalar uma quantidade maior de painéis para dar conta da produção de energia, devido às especificidades do local.  

Os índices de radiação solar também podem mudar de um estado para outro, ainda que na mesma região, ou até em cidades diferentes de um mesmo estado. Por isso, não vale usar informações genéricas. Cada projeto fotovoltaico deve ter seu próprio dimensionamento, considerando as devidas particularidades do local onde será instalado. 

Além da média de radiação solar, também é preciso considerar as características do módulo solar que será utilizado para compor o sistema fotovoltaico, sobretudo a sua potência. Essa informação determina o máximo de energia que o equipamento é capaz de produzir, considerando condições climáticas favoráveis.

Tudo o que você precisa saber sobre o dimensionamento de sistema solar
Tudo o que você precisa saber sobre o dimensionamento de sistema solar.

Os módulos apresentam uma potência de geração de fábrica, que pode variar segundo o modelo, sua composição e a tecnologia utilizada. No caso de instalações fotovoltaicas residenciais, os painéis comumente utilizados têm potência a partir de 340 Watts-pico (Wp). 

Outro aspecto imprescindível é o consumo elétrico do imóvel, que determina a capacidade que o sistema precisará ter. Os projetos são geralmente desenvolvidos para suprir o consumo total, e quanto maior o consumo, maior precisará ser a quantidade de painéis para atendê-lo. 

Mas nem sempre o cliente opta por suprir toda a demanda elétrica do seu imóvel com energia solar. Outra possibilidade envolve a instalação de uma quantidade menor de painéis, garantindo uma economia parcial em relação ao consumo total.

Essa solução é comumente considerada por quem gostaria de neutralizar o gasto de energia com aparelhos como ar-condicionado, por exemplo, que são como vilões para a conta de luz. 

Os aspectos vistos neste artigo e outros que são considerados pelo projetista para realizar o dimensionamento variam de acordo com cada cliente e imóvel, e fazem toda a diferença em um projeto fotovoltaico.

Tudo sobre dimensionamento de sistema fotovoltaico
Tudo sobre dimensionamento de sistema fotovoltaico.

Por isso é tão importante confiar em um bom projetista, garantindo um serviço de qualidade para que o seu investimento em energia solar valha a pena e traga os resultados que você deseja. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares