Quando o assunto é marketing digital, crescer de forma orgânica diz respeito àquele que ocorre por meio de canais não pagos, como, por exemplo, utilizando as postagens realizadas nas redes sociais, sem impulsionamento ou tráfego pago. Crescer de forma orgânica é, basicamente, aumentar a performance do seu negócio sem precisar fazer investimentos diretos de verba. 

Para uma empresa crescer não basta aumentar a equipe e o faturamento, pois outros aspectos estão envolvidos nesse cenário.

É preciso que o seu negócio de energia solar esteja sempre em movimento e acompanhando as tendências do segmento para ter uma real vantagem em relação à concorrência.

Como estamos falando de marketing digital, há diversos veículos e formatos que podem contribuir e gerar crescimento orgânico para o seu negócio: mecanismos de busca, sites especializados, redes sociais, depoimentos e indicações de clientes, parcerias com influenciadores e outras empresas, e assim por diante.

Está disposto a encarar esse desafio? Confira a seguir como fazer a sua empresa de energia solar crescer de forma orgânica. 

Faça um planejamento estratégico

O primeiro passo de um planejamento de sucesso é a realização de uma análise completa da sua empresa, incluindo os seguintes pontos: 

  • Cultura organizacional: a cultura de uma organização é formada por um conjunto de elementos (como valores, crenças e normas) que influenciam no clima do ambiente de trabalho. É um aspecto importante para as organizações pois ajuda a guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho. Reflita sobre a cultura que você criou ou deseja implementar em seu negócio de energia solar e avalie se está em concordância com o segmento. 
  • Ambiente externo: pensar sobre o ambiente externo é importante para avaliar como ele impacta seu negócio e estar sempre adiantado em relação a diversos problemas que possam surgir. Pense em um contexto macro, a respeito de aspectos como economia, política e o desenvolvimento do mercado de energia solar no Brasil. O contexto atual tende a beneficiar ou atrapalhar seu progresso?
  • Estratégia de negócio: é fundamental estabelecer os principais objetivos e metas a serem alcançados pela sua empresa em um determinado espaço de tempo. Aliado a isso, pense a respeito das ações e recursos que estarão disponíveis para que isso seja possível. O que você fará para expandir seu negócio? Para onde vai direcionar recursos para se diferenciar no segmento de energia solar e se aproximar de potenciais clientes?

Esses são alguns pontos essenciais que precisam fazer parte do seu planejamento estratégico, pois servirão como base para a sua empresa.

Planejamento estratégico é fundamental para crescer de forma orgânica
Planejamento estratégico é fundamental para crescer de forma orgânica

Alinhando esses pontos logo no início, você e sua equipe terão uma noção a respeito dos aspectos nos quais devem direcionar seus esforços, visando aumentar cada vez mais o crescimento de sua empresa.

Desenvolva estratégias de marketing e vendas

Com estratégias de marketing e de vendas bem estabelecidas, sua empresa saberá exatamente o que precisa ser feito para alcançar um crescimento orgânico satisfatório.

Defina o que você deseja conquistar a longo, médio e curto prazo, estabelecendo tomadas de decisões específicas e precisas.

Já que servem para otimizar processos, é importante que todos os planos e ações que envolvem sua estratégia sejam bem claros e objetivos. Orientações bem definidas servem como um estímulo para toda a equipe, gerando, assim, maior engajamento entre todos os envolvidos.

Assim, é possível visualizar com mais facilidade o que deve ser feito e o que está em andamento. 

Capacite sua equipe

O trabalho de uma empresa é tão valioso quanto o empenho de quem faz parte dela. São as pessoas que compõem a sua equipe as responsáveis pelas vendas, portanto nada mais justo que investir em capacitação como forma de reconhecimento e também para obter crescimento orgânico. 

Garantir que seu time de vendas esteja adequadamente preparado é fundamental para que todos possam fazer um bom trabalho. Certifique-se de que os valores institucionais da empresa estejam claros para todos e, ao contratar novos funcionários, busque profissionais que os representem.

Isso é importante porque, quando as pessoas se identificam com as atividades que realizam e com a empresa que representam, tendem a fazê-las ainda melhor e com mais motivação

Profissionais que trabalham com vendas precisam saber lidar com as objeções dos clientes e manterem-se confiantes após ouvir um “não”, em busca de reverter esse quadro.

Avalie todas essas características ao realizar um processo seletivo, e busque profissionais comunicativos e dispostos a se arriscar.

Contando com pessoas que se identificam com sua empresa, ofereça treinamento adequado por meio de cursos, materiais e técnicas, e dê feedbacks constantes. Um ambiente de trabalho educativo também ajuda a manter os colaboradores motivados e em sincronia com os objetivos da empresa. 

Disponibilize conteúdo relevante e informativo

Na hora de divulgar suas soluções em energia solar, coloque-se no lugar de pessoas que possam desenvolver interesse no que você tem a oferecer.

Como nem todo mundo vai entender logo de imediato o que você faz, é importante atentar aos mínimos detalhes e encontrar meios de deixar tudo bem explicado.

Se tratando de uma tecnologia relativamente nova e ainda pouco explorada no Brasil, a energia solar pode, muitas vezes, ser um conceito intimidante para a maioria dos consumidores. Sendo assim, educá-los sobre o assunto é de suma importância.

Conteúdo relevante é a chave para crescer de forma orgânica, assim você atrai mais atenção do seu público alvo
Conteúdo relevante é a chave para crescer de forma orgânica, assim você atrai mais atenção do seu público alvo.

Com isso, as pessoas conseguem entender com o que você trabalha e você oferece valor a um novo cliente em potencial. O marketing de conteúdo é um grande recurso nesse sentido. 

Ofereça soluções para a realidade do público-alvo

Para engajar seu público-alvo, é preciso mostrar porque a sua solução é exatamente o que ele procura, porque ele precisa dela, o que ela pode fazer por ele, etc. Busque entender os problemas e as dores da sua persona, e ofereça seus serviços tendo isso em vista. 

Isso faz com que potenciais clientes enxerguem ainda mais valor ao seu trabalho, pois o consumidor está sempre em busca de negócios que entendam o que ele procura.

Ter esse conhecimento a respeito do público facilita a construção da abordagem do time de vendas, de modo que possam estabelecer uma comunicação mais assertiva. 

Encontre novos públicos 

Se você deseja que sua empresa cresça de forma orgânica, então precisa lançar mão da criatividade para encontrar novos públicos. Muitas vezes, é preciso fazer um trabalho ativo em busca de potenciais clientes. 

Onde está o público que você acredita que poderia se beneficiar com as soluções que você oferece? Busque em novos lugares, explore eventos do seu segmento e de áreas correlatas, faça networking sempre que possível.

Isso tudo vai ajudar a levar a palavra do seu negócio a mais e mais pessoas de maneira orgânica.

Diferencie-se da concorrência

Para realmente se destacar no setor que atua, toda empresa precisa encontrar e explorar meios de se diferenciar em relação à concorrência. O que faz a sua empresa ser o que ela é? Quais seus diferenciais e pontos fortes? 

Trabalhar esses aspectos vai te garantir uma vantagem competitiva. Tendo um diferencial único, será mais fácil comunicar o seu valor a potenciais clientes.

Empresas que apresentam alto crescimento orgânico fazem isso com maestria, já que os diferenciais que as destacam das demais estão bem claros para todos os envolvidos. 

Lembre-se que, se você não oferece algo que agregue valor aos clientes, corre o risco de perder relevância aos olhos deles. E isso certamente não trabalha a favor do seu crescimento orgânico. 

Ouça a opinião de seus clientes 

A opinião dos seus clientes é uma dos recursos mais valiosos que você pode ter a seu favor. Converse com eles, pergunte os aspectos que mais gostam em relação à solução oferecida e descubra também o que eles não gostam, dificulta o uso ou poderia ser aperfeiçoado. 

É fundamental levar o feedback do usuário dos seus serviços de energia solar a sério. Isso vai ajudar a sua empresa a incorporar as mudanças e adaptações necessárias no seu planejamento, de modo que sua empresa esteja em constante evolução. 

É importante ouvir seus clientes, para que seu conteúdo seja mais assertivo
É importante ouvir seus clientes, para que seu conteúdo seja mais assertivo.

Para que isso dê resultados, capacite sua equipe para lidar com a etapa pós-venda. Desenvolva atividades de marketing após a venda ou prestação do serviço, como pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento visando a fidelização do cliente.

Analise os resultados para crescer de forma orgânica

Após aplicar todas as iniciativas mencionadas ao longo deste artigo, é importante analisar os resultados obtidos. Isso vale sobretudo para o crescimento nas redes sociais, onde é mais fácil mensurar dados e avaliar estatísticas importantes. 

Procure por temas com interações recorrentes, atualize os padrões encontrados e verifique se o tom adotado para a comunicação não apenas condiz com a identidade da empresa, mas se também consegue alcançar potenciais clientes.

Se atente a perguntas frequentes, pois elas podem ser um indicativo de algumas falhas na parte estratégica, que talvez ofereçam riscos ao seu crescimento futuro. Anote todos os insights e procure encontrar soluções para os problemas encontrados durante esse período de análise.

Todos esses posicionamentos tem muito a contribuir para o crescimento orgânico da sua empresa de energia solar.

Os resultados podem ser ainda melhores se você considerar o investimento em mídias sociais, o que garante mais credibilidade e autoridade para a sua empresa. Clique aqui para saber mais sobre isso.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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