Com a virada de ano e mudança de governo, muita coisa pode mudar no cenário brasileiro. No setor solar, muitos projetos diferentes podem começar a ser utilizados. Ainda mais que novas formas de gerar energia solar foram criadas ao redor do mundo.

Investir no mercado solar é uma forma de buscar a soberania tecnológica nacional. Isso também permitiria que mais pessoas tivessem acesso à eletricidade. Bem como, diminuiria a pegada de carbono do país. Confira algumas área que podem se beneficiar da tecnologia solar.

Energia solar no setor de transportes

Recentemente, a França aprovou um projeto de integração solar em estacionamentos. Isso pode ser utilizado e expandido de diversas maneiras. Por exemplo, na cidade de São José dos Campos chegou a linha verde, com ônibus elétricos e sustentáveis.

Uma possibilidade para aumentar ainda mais o impacto desse serviço seria a instalação de painéis solares nos estacionamentos e rodoviárias públicas. Assim, além do carregamento dos ônibus, os estabelecimentos locais poderiam ser alimentados com energia solar.

Isso também poderia ser utilizado em estações de trem, metrôs e outros meios de transporte. Apesar dos veículos elétricos não serem populares no Brasil, é preciso também criar possibilidades para o setor.

Assim, talvez seja interessante começar a planejar pontos de carregamento e a regularização dos demais equipamentos para a chegada dos VEs.

Saúde e educação

Dois serviços públicos que são extremamente importantes para a maioria da população são a educação e a saúde. O governo pode, através de parcerias público-privada, criar projetos de instalação de painéis solares nesses estabelecimentos.

Dessa forma, hospitais, escolas, universidades e outras instituições seriam alimentadas com energia solar. Além disso, as contas diminuiriam, permitindo o investimento do dinheiro em outros setores de infraestrutura na educação e saúde.

Além do setor público, as instituições privadas de saúde e educação também podem se aproveitar da energia solar. Ainda mais pela grande circulação de pessoas, o que aumenta o consumo de energia. Mesmo que não seja uma transição integral para a energia solar, o apoio dessa tecnologia já trará benefícios para os cofres.

Energia solar e habitação

Quando pensamos em energia solar, uma das coisas que vêm na cabeça são as residências. Contudo, algo diferente que está sendo criado em alguns países são as fazendas e parques solares.

Eles permitem que uma região, bairro ou vizinhança tenha alimentação de energia solar, seja nas casas, ou na iluminação pública. Esse é outro tipo de projeto com grande potencial em diversas regiões do Brasil. Ainda mais com as crises hídricas no país que podem levar à falta de abastecimento elétrico em algumas cidades e estados.

No geral, há muita coisa nova relacionada à energia solar ao redor do mundo. Basta olhar um pouco para fora, se inspirar e criar possibilidades para o avanço do setor energético sustentável no Brasil.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares