Fazer o follow-up é essencial para o integrador solar. Como a contratação de um serviço de soluções em energia solar geralmente envolve negociações mais complexas, o negócio dificilmente é fechado logo no primeiro contato. 

Quando o vendedor possui uma postura proativa, toma a iniciativa de entrar em contato com o cliente e acompanhá-lo durante todo o processo de compra, aumenta muito as chances de obter sucesso. 

Isso tudo explica porque o follow-up de vendas é tão importante. Confira a seguir mais detalhes sobre essa técnica e 7 passos práticos para você estruturar o seu! 

O que é follow-up de vendas?

Em tradução para o português, follow-up significa acompanhamento. Em vendas, essa estratégia implica em realizar ações após uma reunião ou apresentação de proposta, com o propósito de fazer com que o lead avance no processo de compra.

Portanto, pode ser realizado em diferentes momentos de uma venda.  

Esse contato pode ser feito por e-mail, telefone, videoconferência e mensagens por WhatsApp. São vários os canais que podem ser utilizados para realizar o follow-up e fortalecer o relacionamento com o cliente e guiá-lo até o fechamento do negócio.

Entenda o que é o Follow-up e como aplicar a suas vendas
Entenda o que é o Follow-up e como aplicar a suas vendas.

Por meio do follow-up, o integrador solar consegue manter o fluxo ativo e dar sequência às suas negociações. Quanto melhor for o acompanhamento, maiores são as chances de conseguir uma venda. 

Uma pesquisa realizada pelo Marketing Donut mostrou que 80% das vendas ocorrem só a partir do quinto follow-up. Impressionante, né? Ainda assim, 44% dos vendedores desistem logo após o primeiro follow-up, representando um grande desperdício de oportunidades. 

Fazer um follow-up de forma planejada e consistente é determinante para garantir o máximo aproveitamento dos leads. A seguir, veremos um passo a passo de como você pode estruturar o seu. 

1 – Estabelecendo o contato inicial 

Após obter os primeiros dados do cliente ou ter o primeiro contato com ele, é hora de fazer o primeiro follow-up. Essa técnica pode, e deve, ser usada para agregar valor ao seu produto e à sua empresa, o que implica um planejamento estratégico. 

Sendo assim, lembre-se que todos os seus contatos com o cliente precisam ter um propósito bem definido, como enviar um material relevante, pedir para que ele acompanhe suas redes sociais ou compartilhar cases de outros clientes. 

Como aplicar o Follow-up no seu processo de vendas da maneira correta
Como aplicar o Follow-up no seu processo de vendas da maneira correta.

Tenha sempre algo a mais a oferecer para fazer com que seu cliente tenha interesse no seu serviço. O follow-up serve, sobretudo, para estreitar o relacionamento.

2 – Desenvolva um plano

Uma vez que o follow-up é uma estratégia importante para agregar valor ao seu negócio, não dá para colocar em prática sem antes estabelecer um planejamento, certo? 

Para ter sucesso com essa prática, é preciso pensá-lo de maneira inteligente e incorporá-lo à sua programação diária de modo que faça sentido na relação com o cliente. 

Para começar, desenvolva um cronograma, estipulando prazos para realizar o próximo contato. Isso é importante para conduzir o relacionamento mais à frente no funil de vendas, e também para evitar ligar para o cliente em um momento inoportuno.

Em alguns casos, pode ser interessante investir em uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português). Com esse recurso, você diminui os riscos de evitar atrasos e perder oportunidades. 

3 – Determine um canal direto de comunicação

O terceiro passo para estruturar seu follow-up é estabelecer uma forma de estabelecer uma comunicação direta com seu cliente. Isso pode acontecer via e-mail, telefone ou WhatsApp, de acordo com o que você julgar mais adequado de acordo com a persona da sua empresa.

Um canal direto de comunicação com o cliente, é indispensável no Follow-up.

É por meio do canal escolhido que você vai desenvolver um relacionamento de confiança com seus clientes, enviando conteúdos que possam ser do interesse dele, avisar sobre o lançamento de novas soluções, compartilhar notícias sobre energias sustentáveis, e assim por diante. 

Lembre-se que esse diálogo deve acontecer de maneira recíproca. Isso significa que você também precisa estar aberto ao feedback, aceitando comentários que possam te ajudar a aprimorar algum ponto do seu processo de vendas.

4 – Saiba lidar com as objeções

Quanto mais perto o cliente estiver do fundo do funil de vendas, mais próximo você estará de conseguir fechar o negócio. Consequentemente, mais objeções podem aparecer no meio do caminho, o que é resultado também da relação de confiança construída entre vocês. 

As objeções fazem parte do processo de vendas, por isso é indispensável que você desenvolva estratégias para lidar com elas.

O melhor caminho para isso é ter conhecimento aprofundado sobre seus serviços e produtos, de modo que esteja capacitado para responder qualquer questionamento sobre eles e sobre como podem resolver os problemas apresentados. 

Essas dúvidas podem chegar, inclusive, através do canal de comunicação estabelecido anteriormente. Por isso é tão importante deixar seu cliente à vontade para te contatar sempre que for preciso. 

Veja como driblas as objeções de vendas
Veja como driblas as objeções de vendas.

Além de ter um impacto positivo no seu atendimento, essa postura também faz com que o cliente perceba que você é uma referência dentro do mercado de energia solar.  

5 – Aproveite o marketing de conteúdo

Garantir sua presença online é a melhor forma de oferecer informações úteis e relevantes ao seu público. Dessa forma, você pode ajudar as pessoas a identificar que precisam de uma solução para o alto custo das contas de energia, por exemplo. 

Estratégias como essa fazem parte do marketing de conteúdo, que se dedica a tratar de assuntos que sejam do interesse do público-alvo da sua empresa. Com ele, você cria oportunidades para cada etapa da jornada de compra para atrair seu cliente e viabilizar o fechamento do negócio. 

6 – Utilize cases de sucesso

Considerando que o follow-up é uma estratégia realizada também com a finalidade de adquirir a confiança do cliente, nada mais conveniente do que usar essa ocasião para oferecer uma prova social sobre a qualidade do seu produto ou serviço. 

Apresentar seus cases de sucesso com clientes anteriores é uma forma de mostrar como outras pessoas se beneficiaram com a sua solução e ficaram satisfeitas com seu trabalho. 

Utilize as provas sociais que você já tem sobre o bom trabalho que emprega
Utilize as provas sociais que você já tem sobre o bom trabalho que emprega.

Isso impacta no convencimento de que você oferece mesmo algo diferenciado, capaz de resolver problemas e necessidades. Sendo assim, é uma excelente maneira para aumentar a credibilidade do seu negócio no mercado de energia solar.

7 – Saiba quando é o momento de encerrar o follow-up

Se você estabeleceu contato, foi atrás do cliente, mostrou pro atividade, ofereceu vantagens e material relevante e mesmo assim não obteve um feedback do seu cliente (ou ele deixou claro que não está interessado no que você tem a oferecer), esse é o momento de encerrar o acompanhamento e retirar o cliente do seu funil de vendas. 

Insistir além da conta pode ter o efeito contrário e aborrecer quem está do outro lado dessa relação, além de ser um desperdício de recursos. Por isso é tão importante que o integrador solar saiba identificar quando não faz mais sentido manter o contato com o cliente. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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