O financiamento de energia solar é uma excelente opção para viabilizar a aquisição desse tipo de tecnologia, sobretudo no caso das indústrias, que envolvem grandes e complexos projetos de sistemas fotovoltaicos.

Com o alto consumo de eletricidade devido ao trabalho quase contínuo das máquinas e motores, os gastos com as contas de luz nas indústrias são quase sempre motivo de preocupação. O investimento em energia sustentável é a solução ideal para diminuir os custos com as contas, além das diversas outras vantagens envolvidas. 

No artigo a seguir, você vai ver porque vale a pena optar pelo financiamento da energia solar industrial, e quais são as melhores linhas de financiamento oferecidas atualmente. Boa leitura!

O financiamento para energia solar industrial vale a pena?

O valor para adquirir equipamentos fotovoltaicos e instalá-los é proporcional ao consumo de energia. Sendo assim, é de se imaginar que aderir à energia solar industrial exige um alto investimento inicial, devido ao alto consumo mensal que fábricas e indústrias têm no que diz respeito à eletricidade.

A energia fotovoltaica demanda de um alto investimento inicial
A energia fotovoltaica demanda de um alto investimento inicial

Ainda assim, adquirir um sistema fotovoltaico sai ainda mais barato do que depender totalmente da distribuição de energia elétrica pela concessionária de energia. 

A economia nas faturas nem sempre é o suficiente para pagar totalmente as parcelas mensais do financiamento, mas essa mudança ajuda a amenizar consideravelmente os gastos com eletricidade, pagando uma parte das prestações a vencer.

Eventualmente, com a economia nas contas e o passar dos anos, os custos da instalação acabam sendo pagos pelo próprio sistema de energia solar. 

Ainda que o financiamento envolva um longo prazo até que seja totalmente quitado, quando falamos de energia solar, estamos tratando também de um benefício a longo prazo, já que um sistema solar fotovoltaico composto por equipamentos de alta qualidade deve durar pelo menos 25 anos.

Já as vantagens do financiamento podem ser percebidas logo após a aprovação do crédito, com a liberação do dinheiro para a compra e instalação do equipamento.

Confira no próximo item quais as principais linhas de crédito para financiamento de energia solar industrial. São diversas opções disponíveis para você fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Principais linhas de crédito e suas taxas de financiamento

O Construcard, da Caixa Econômica Federal, é atualmente uma das principais alternativas para financiamento de energia solar. É uma linha de crédito disponível tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, com taxas de juros que podem variar entre 1,96% a 2,35% ao mês.

Uma linha de crédito pode ajudar várias pessoas.
Uma linha de crédito pode ajudar várias pessoas.

O parcelamento pode alcançar até 240 meses, com financiamento de até 100% do valor necessário para realizar o investimento. 

Outra opção a ser considerada é a Linha Economia Verde, oferecida pela Agência de Desenvolvimento Paulista. Essa linha possibilita o financiamento de até 100% de projetos de pequenos e médios empresários e microempreendedores, com taxas de juros de até 0,53% ao mês, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O prazo de carência pode chegar a 24 meses, com prazo total de financiamento de 120 meses.

O Financiamento de Placas Solares do banco Santander também busca incentivar o uso de fontes renováveis, oferecendo soluções para pessoas físicas e jurídicas, que tenham ou não conta no banco.

Nesse caso, é possível parcelar a instalação de um sistema fotovoltaico em até 72 meses ou 6 anos, incluindo até 100% dos itens financiáveis. Sua taxa mensal de financiamento é de 1,16%. 

Se o seu negócio faz parte do setor rural, então uma das opções possíveis para financiamento de energia solar é o Pronaf Eco, linha de crédito do Banco do Brasil destinada aos produtores rurais que desejam investir em soluções ambientais e de silvicultura.

Para ser contemplado por essa linha, é preciso ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Disponibiliza financiamento para pagamento em até 10 anos, com 3 anos de carência e taxa de juros de 3% ao ano. 

Para moradores da região Nordeste, uma das principais linhas de crédito disponíveis é a FNE Sol, oferecida pelo Banco do Nordeste do Brasil com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE.

Esse financiamento está disponível para pessoas físicas e jurídicas que queiram adquirir equipamentos que, juntos, constituem um sistema de mini e microgeração de energia. Essa linha não fica restrita somente à energia solar, podendo ser utilizada também na fonte eólica, hidroelétrica ou biomassa.

Com ela é possível financiar até 100% do investimento, com prazo para pagamento em até 12 anos e carência de 6 meses a um ano. As taxas de juros podem variar de acordo com o porte do empreendimento: em torno de 10% para grandes empresas, 8,5% para médias e entre 7,6% e 8,5% para as empresas menores. 

A Solfacil pode te ajudar!
A Solfacil pode te ajudar!

A fintech Solfácil é especializada no financiamento de projetos de energia solar, e também oferece boas opções para quem deseja investir nesse tipo de tecnologia. É responsável por viabilizar projetos de energia solar fotovoltaica em todo o Brasil para residências, comércios, empresas, indústrias e propriedades rurais.

Oferece parcelamentos em até 120 meses, com carência de até 180 dias e taxas de juros a partir de 1,32% ao mês. Através dessa linha, é possível financiar até 100% do valor do sistema de energia solar,

Com a grande diversidade de linhas de crédito oferecidas no mercado, é possível analisar e escolher a que melhor corresponde às suas possibilidades. Não apenas as taxas de juros devem ser analisadas, como também o prazo para pagamento total das parcelas.

Como se trata de um investimento importante, vale a pena realizá-lo com a ajuda de uma empresa que você confie. 

Ficou com alguma dúvida não esclarecida sobre o financiamento de energia solar? Entre em contato conosco hoje mesmo para sanar todas as suas questões.

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares