Em um desenvolvimento inovador, um grupo de pesquisa holandês revolucionou a abordagem de danos em painéis solares de vidro duplo, introduzindo uma nova metodologia de reparo. Inspirando-se em técnicas usadas na indústria automotiva, seu trabalho experimental traz um passo significativo para transformar painéis solares danificados por vidro em produtos valiosos.

Tradicionalmente, defeitos de vidro em painéis solares eram considerados irreparáveis, e nenhuma tentativa notável foi feita para desenvolver métodos de reparo. No entanto, a técnica inovadora apresentada pelo grupo de pesquisa se inspira nas metodologias bem estabelecidas de reparo de laminados de vidro utilizadas na indústria automotiva.

Reparo baseado em técnicas automotivas

A quebra em painéis solares de vidro pode levar à interrupção do isolamento na camada encapsulante, permitindo potencialmente a penetração de água e umidade nos módulos. Além disso, pode causar microfissuras nas células solares, comprometendo significativamente o seu desempenho. A técnica proposta é baseada em um método para reparo de bordas de para-brisa desenvolvido pela Novus Automotive GmbH, com sede na Alemanha, e incorpora conselhos do renomado especialista em vidro Marcel Falk.

O processo de reparo consiste em sete etapas: avaliar o frescor e o fim da fratura, ajustar a temperatura do módulo fotovoltaico na faixa de 5°C a 29°C, limpar o módulo com limpador de vidros.

Então aplicar resina de reparo com pequenas gotas para preencher as fraturas, colocando gotas de resina de pit em pites de borda maiores, curando a resina usando uma lâmpada ultravioleta (UV) posicionada a 20–30 cm de distância por no mínimo 20 minutos. E, finalmente, realizando uma inspeção completa para garantir que todas as fraturas sejam reparadas.

Os pesquisadores utilizaram resina de reparo e resina de poço designada para para-brisas, que efetivamente restauram a resistência e o isolamento das camadas de vidro. O reforço da resina requer uma lâmpada UV com intensidade de 108 W UVA, embora a luz UV natural também possa ser usada para polimerizar.

Busque variar os temas e oscilar entre temas mais sérios e depois descontraídos. Mais técnicos e depois mais simples
Reparo de painéis solares

Painéis solares funcionando como novo!

Os resultados do experimento indicaram que a metodologia proposta não prejudicou os painéis reparados, os quais demonstraram desempenho adequado durante os testes após o reparo. A ausência de degradação induzida por água indicou que as camadas de vidro reparadas recuperaram suas propriedades isolantes.

A equipe de pesquisa apresentou sua abordagem inovadora no estudo intitulado “Técnica de reparo experimental para defeitos de vidro de módulos fotovoltaicos de vidro-vidro – uma análise tecno econômica”, publicado na Solar Energy Materials and Solar Cells. Suas descobertas fornecem indicadores iniciais positivos de uma técnica de reparo tecnicamente viável e eficaz, abrindo caminho para uma possível mudança de paradigma no tratamento de painéis solares danificados por vidro.

Fonte: Pv-magazine

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares