O mundo todo já sabe da importância da energia solar para a mudança climática e da sociedade. Contudo, como será possível mudar o mundo em que estamos acostumados e como os profissionais da área podem pensar nessas mudanças?

É isso que propõe a primeira exposição sobre energia solar do mundo. O Het Nieuwe Instituut em Roterdã, Holanda, abriu o Energy Show e a Solar Biennale na sexta-feira, 9 de setembro de 2022. 

Em colaboração com a designer e curadora da The Solar Biennale, Matylda Krzykowski, e os designers solares Marjan van Aubel e Pauline van Dongen, a exposição apresenta uma série de projetos que exploram o significado e as possibilidades do sol na sociedade, no meio ambiente e no design. 

Com a Europa no meio de uma crise energética, o Energy Show e a Solar Biennale são uma oportunidade para designers e público em geral examinarem a transição para a energia solar e a tecnologia à medida que avançamos em direção a um futuro pós-carbono.

Expectativas da bienal de energia solar

Quanta energia temos e precisamos hoje? E como seria o mundo se funcionasse com energia solar? Uma viagem pela história do sol no Energy Show convida os visitantes a refletir sobre seus níveis de energia pessoais. Bem como, discutir conceitos antes de serem apresentados a uma gama diversificada de projetos. 

De pioneiros como Mária Telkes às iniciativas orientadas para o futuro e arquitetura solar integrada de Jessen Vollenweider e Michael Jantzen, esta exposição mostra o papel da energia solar na humanidade, considerando também uma perspectiva tecnológica e econômica.

Juntamente com o The Energy Show, a primeira Bienal Solar do mundo explora o uso da energia solar através da arte, design e diálogo. A iniciativa dos designers solares Marjan van Aubel e Pauline van Dongen reúne designers, cientistas, a indústria solar e formuladores de políticas. 

Além disso, profissionais, moradores, consumidores e entusiastas da energia solar são bem-vindos para formular respostas e trocar ideias sobre o sol e onde ele toca nosso futuro pessoal, social, virtual e espacial.

Impacto das exposições

A mensagem da Bienal Solar é clara: “Para aproveitar ao máximo o poder do sol, precisamos ir além do pensamento tecnocrático”. Ou seja, questionar como a sociedade chegou até esse ponto e como realmente podemos melhorar o mundo.

exposição sobre energia solar na Holanda

Durante sete semanas, a Bienal Solar abrirá uma discussão sobre novas relações entre as pessoas e seu ambiente. Também reunirá diversas disciplinas, pontos de vista e promoverá o compartilhamento de conhecimento entre os profissionais que trabalham com energia solar. 

A agenda inclui um seminário internacional sobre design solar, uma exposição de projetos que inclui trabalhos de Alice Wong, Agnieszka Polska e um projeto construído por Marjan van Aubel Studio.

A Bienal abriu agora no dia 9 de setembro no The Het Nieuwe Instituut em Rotterdam e termina no dia 30 de outubro na Dutch Design Week em Eindhoven. Já a apresentação “Energy Show – Sun, Solar, and Human Power” pode ser vista de 3 de setembro de 2022 a 5 de março de 2023, no Het Nieuwe Instituut em Roterdã. É possível ver toda a agenda, algumas imagens e questionamentos no site oficial do evento.

Posts Similares