Com o crescimento da popularidade da energia solar fotovoltaica, diversos temas sobre o assunto acabam se desdobrando e atraindo a atenção de cada vez mais interessados em investir nesse tipo de geração de energia. 

Já falamos aqui no blog sobre os sistemas fotovoltaicos on grid e off grid, mas você sabia que há também a possibilidade de optar por um sistema híbrido, que combine às duas formas de armazenamento? É o que veremos no artigo a seguir. Boa leitura! 

Como a energia solar é produzida? 

Antes de falar sobre o funcionamento de sistemas híbridos, é importante relembrar como a energia solar é produzida. Com crescimento exponencial no Brasil e no mundo, a energia solar tem tudo para se transformar em uma das maiores soluções de energia do planeta. 

Aprenda neste post, como a energia solar é gerada
Aprenda neste post, como a energia solar é gerada

Esse tipo de energia é produzida a partir de painéis solares, que podem ser usados na construção de usinas solares para produção de energia em grandes quantidades para abastecimento da população, ou até mesmo instalados nos telhados de casas e empresas para uso individual, familiar ou de uma empresa.  

As células fotovoltaicas que compõem os painéis são geralmente feitas de silício, um material semicondutor. Quando a luz do sol atinge os módulos do painel, libera elétrons dos átomos de silício, e essa reação cria uma corrente elétrica.

A energia gerada é transportada para o inversor, onde ocorre a conversão de corrente contínua para corrente alternada. 

Os sistemas fotovoltaicos são bastante versáteis, e podem ser explorados desde residências até empresas e projetos industriais. 

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico e suas formas de armazenamento de energia. 

Sistema on grid, off grid e híbrido

O sistema fotovoltaico on grid é caracterizado pela conexão com a rede de distribuição de energia, a qual mantém o fornecimento de energia elétrica mesmo quando o sistema fotovoltaico não está em funcionamento.

Esse é o sistema de energia solar mais comum em projetos corporativos e residenciais localizados em áreas urbanas.

Já o sistema off grid não possui nenhuma ligação com a rede de distribuição, e por isso possui mais autonomia, já que depende apenas de um sistema de armazenamento em baterias.

Devido a esse aspecto, costuma ser a principal opção para instalação de painéis fotovoltaicos em regiões mais afastadas, como áreas rurais, por ter como principal característica o autossustento.

Entenda como funciona cada tipo de energia solar
Entenda como funciona cada tipo de energia solar

Algum tempo atrás, nos primórdios da energia solar fotovoltaica, o sistema off grid era a única opção possível. Isso porque a função inicial dos sistemas fotovoltaicos era justamente levar energia elétrica até os locais em que as redes de distribuição não chegavam. 

Sendo a energia solar uma das fontes alternativas mais promissoras, a tecnologia está constantemente trabalhando a seu favor e oferecendo novas soluções, como o sistema on grid e o sistema híbrido. 

O modelo híbrido, como o próprio nome já sugere, é um sistema fotovoltaico que possibilita duas formas de operação: uma delas sendo através da geração de energia conectada à rede elétrica, e outra devido à integração a um sistema de baterias para backup. O sistema híbrido é simplesmente a junção entre os modelos on grid e off grid. 

Continue a leitura para saber as maiores vantagens que esse sistema oferece. 

As vantagens do sistema híbrido on grid/off grid

Além da economia em energia elétrica, o sistema híbrido também garante maior confiabilidade para cargas prioritárias e autonomia devido ao banco de baterias.

Diferente de um sistema fotovoltaico tradicional (on grid), o sistema híbrido não corre o risco de sofrer com quedas de energia da rede local, pois a reserva de energia excedente por meio das baterias evita esse tipo de imprevisto. 

Como resultado, o sistema híbrido oferece uma grande economia com os custos e maior segurança na geração e no consumo de energia elétrica, inclusive para uso durante a noite e em dias de chuva. 

Investir em um sistema híbrido é a garantia de uma independência energética mais abrangente, já que está sempre disponível e apto para funcionar, mesmo em casos de crise energética.

Além disso, oferece grande redução na conta de luz em comparação aos modelos on grid, já que há a possibilidade de usar a energia elétrica armazenada nas baterias ao invés de recorrer à rede de distribuição.

Há também alguns pontos que merecem atenção na hora de optar por esse tipo de sistema. 

As baterias utilizadas para armazenamento da energia excedente são produzidas com sofisticada tecnologia, o que pode encarecer consideravelmente o projeto.

Por isso, se você está interessado em adquirir um sistema híbrido, saiba que será necessário um investimento superior se comparado aos sistemas que não possuem banco de baterias, como o on grid. 

homem sobre placas soláres
Entenda as vantagens de cada tipo de sistema de energia solar

Outro aspecto importante para atentar é com relação à vida útil das baterias, que varia entre 7 a 15 anos. Em função disso, os sistemas fotovoltaicos híbridos podem demandar maior manutenção para substituição desses equipamentos. 

Esse sistema também é mais complexo de instalar, portanto, demanda um espaço maior, também por conta das baterias. Por conta disso, o sistema híbrido nem sempre é a melhor escolha para projetos simples, como é o caso de instalações residenciais.

Devido à possibilidade de integrar os sistemas on e off grid e suas vantagens, um sistema híbrido é bastante indicado para locais com equipamentos que não podem ter seu funcionamento interrompido, como é o caso de hospitais, centros de pesquisas, centrais de controle e comércios de grande porte, como supermercados e shoppings.

Antes de tomar sua decisão, é importante avaliar suas necessidades e limitações. Na maioria dos casos, um sistema on grid pode ser o suficiente para atender a demanda por geração de energia, já que tem menor custo inicial e mais facilidade na instalação e manutenção.

Ficou com alguma dúvida a respeito deste assunto? Entre em contato conosco, vamos te ajudar a compreender todos os detalhes que envolvem o sistema híbrido.

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares