É importante que o proprietário do negócio conheça os detalhes do seu projeto de galpão industrial para se certificar que seja feita uma instalação elétrica com a qualidade adequada, afinal de contas esse tipo de serviço exige um investimento considerável. 

O projeto elétrico inclui todo o planejamento referente ao conjunto de equipamentos e acessórios responsáveis pela alimentação elétrica de uma edificação (como fios, cabos, geradores e transformadores, entre outros itens).

Você sabe o que é um projeto elétrico e qual a sua importância para o galpão industrial? Confira no artigo a seguir. 

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico está entre os diversos projetos que uma obra passa, no qual é realizada uma previsão por escrito a respeito da instalação, contendo todos os detalhes necessários para que tudo saia conforme o planejado.

É preciso constar a localização dos pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, a carga de cada circuito e a carga total, os memoriais de cálculo, as listas de materiais necessários para colocar tudo isso em prática, entre outros itens. 

Imprescindível em uma obra, o projeto elétrico precisa considerar e ajustar todas as especificidades da edificação em questão, visando a segurança das instalações, a economia de recursos e o dimensionamento adequado para atender as necessidades do local. Além disso, também precisa conter uma previsão de consumo para garantir o melhor rendimento. 

O que é um projeto elétrico?
O que é um projeto elétrico?

Os projetos elétricos residenciais comumente utilizam apenas fontes de alimentação monofásicas, ou seja, com tensão de 127 volts. Já as instalações elétricas comerciais e industriais geralmente demandam um fornecimento trifásico, feito a quatro fios, sendo três fases e um neutro, com tensões de 127 V e 220 V. 

Os materiais necessários para construir o sistema de tubulação e a fiação elétrica também costumam ser diferentes quando se trata de instalações industriais, necessitando de acessórios mais resistentes, como os conduítes de aço revestido ou inoxidável. 

Um projeto elétrico bem construído é um investimento importante. Com ele, é possível garantir que o seu galpão de fato atenda às suas expectativas de resultados para o futuro. Quem abre mão de um projeto elétrico realizado por um profissional capacitado, corre sérios riscos de acidentes, prejuízos financeiros e demais tipos de transtornos que devem ser evitados. 

Continue a leitura para conferir mais motivos que explicam a importância do projeto elétrico para a construção de galpões industriais. 

Segurança em primeiro lugar

Ao construir um projeto elétrico, é necessário adequá-lo às normas vigentes, sendo essa uma forma de garantir a segurança no local, de modo a prevenir incêndios e demais tipos de acidentes. 

Em instalações industriais, alguns dispositivos são programados para serem desarmados automaticamente no caso de curtos-circuitos, sobrecargas e quaisquer falhas que possam provocar o aumento da temperatura dos cabos e da fiação como um todo.

Segurança deve vir sempre em primeiro lugar
Segurança deve vir sempre em primeiro lugar

Esses itens de segurança são chamados de disjuntores, que podem ser de dois tipos: disjuntor diferencial contra surtos de tensão (DPS) ou disjuntor diferencial residual (DR). O primeiro tipo trabalha como um pára-raios, protegendo os equipamentos para garantir a integridade do sistema elétrico caso detecte uma descarga elétrica.

O DR, por sua vez, desarma o sistema quando identifica alguma fuga de corrente, mesmo que pequena, devido a um curto-circuito ou outro acidente. 

Nas normas da ABNT NBR-5410 é possível encontrar e consultar todo o regulamento para a instalação desses dispositivos em edificações, sejam elas prediais, comerciais ou industriais (como é o caso dos galpões).

Elas determinam todas as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações de baixa tensão (de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). 

Uma forma de garantir economia

Outra razão para dar importância ao projeto elétrico do galpão industrial é a economia.

As indústrias que envolvem processos com maquinários pesados que operam à base de energia elétrica acabam sendo as que mais são afetadas pela bandeira vermelha cobrada pelas concessionárias de energia.

Os segmentos que geralmente mais consomem energia são: a indústria automobilística, os fabricantes de papel, as metalúrgicas e a indústria química, entre outros. 

Uma forma de garantir economia
Uma forma de garantir economia

A concepção do projeto elétrico concentra toda a inteligência em prol das melhores soluções para atender as necessidades referentes a cada cliente. O projeto deve conter informações e direcionamentos para orientar toda a execução da obra, incluindo a localização de cada tomada, interruptor e pontos de luz, e a metragem dos fios. 

Ter todas essas informações antecipadamente é uma forma de que o proprietário do galpão e as equipes responsáveis contratadas para fazer a instalação elétrica e a construção do galpão se planejem quanto aos custos do projeto. Assim, é possível fazer cotações e encontrar os melhores produtos com os melhores preços oferecidos no mercado. 

Para se ter uma noção, estima-se que um projeto bem concedido possa oferecer soluções até 50% mais baratas que um projeto mal feito, caso seja necessário realizar algum tipo de manutenção. 

Um projeto elétrico bem pensado, faz com que haja economia para o seu bolso
Um projeto elétrico bem pensado, faz com que haja economia para o seu bolso

O projeto elétrico é um investimento indispensável, devido à importância de adequar a sua construção às normas de segurança elétrica, garantindo o funcionamento adequado de toda a estrutura do galpão.

Além disso, um bom projeto elétrico apresenta soluções que aumentam a eficiência da instalação, possibilitando manutenções mais rápidas e precisas para sanar possíveis problemas.

A evolução no setor elétrico possibilita o desenvolvimento de alternativas cada vez mais eficientes, oferecendo recursos como os projetos elétricos inteligentes, uma tendência em projetos residenciais, comerciais e industriais. Confira mais detalhes no item a seguir. 

Projeto elétrico inteligente 

Criados como uma forma de buscar eficiência máxima nas instalações elétricas e outras soluções pontuais, os projetos elétricos inteligentes possibilitam também a conciliação do projeto elétrico com os demais projetos que envolvem a construção de um galpão industrial. 

Esse tipo de projeto faz parte de um novo modelo de produção industrial, chamado de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. Esse momento é marcado especialmente pela exploração dos recursos oferecidos pela internet, que agora assume um papel fundamental em todo o processo produtivo. 

Portanto, um dos segredos para se destacar no mercado é ter uma visão mais ampla das possibilidades que podem ser exploradas, de modo a desenvolver uma instalação elétrica otimizada. 

Projeto elétrico inteligente
Projeto elétrico inteligente

Uma das maiores tendências exploradas por esse tipo de projeto é a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT). Trata-se de um conceito emprestado da tecnologia da informação, adotado pelas indústrias por oferecer a possibilidade de que equipamentos, máquinas e outros objetos se conectem à internet e funcionem de maneira integrada entre si. 

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares