A energia solar é uma das fontes alternativas de energia que mais tem crescido em todo o mundo. Suas vantagens estão se tornando cada vez mais conhecidas, e a quantidade de interessados em investir nesse tipo de tecnologia não para de aumentar.

É considerada sustentável porque sua fonte de energia é o Sol, um recurso natural e abundante na natureza. 

A energia solar pode ter várias utilidades, como a geração de energia elétrica para tomadas e aparelhos eletrônicos e o aquecimento de água para o consumo, por exemplo. A eficiência na geração desse tipo de energia permite que todo o processo seja realizado de maneira consciente e econômica, tanto do ponto de vista financeiro como também ambiental.

Saiba no artigo a seguir mais detalhes sobre a sustentabilidade e o que a energia solar tem a ver com esse conceito. 

O que é desenvolvimento sustentável?

É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É basicamente uma forma consciente de explorar os recursos naturais, sem esgotá-los.

O que é desenvolvimento sustentável?
O que é desenvolvimento sustentável?

A definição acima foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o propósito de debater sobre desenvolvimento econômico levando em conta a conservação ambiental.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é preciso planejamento e o reconhecimento de que muitos dos recursos disponíveis na natureza são finitos, ou seja, vão acabar um dia. Esse é o caso, por exemplo, dos combustíveis fósseis, muito utilizados pelas termelétricas.

O crescimento econômico envolvendo o consumo cada vez maior de energia e de matérias-primas esgotáveis tende a ser insustentável, pois inevitavelmente leva ao esgotamento dos recursos dos quais a humanidade depende.

Na contramão dessas ideias, o desenvolvimento sustentável sugere priorizar a qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso indiscriminado de matérias-primas e produtos, e o aumento de práticas como geração de energia sustentável, aumento da reutilização e reciclagem.

A tendência mundial é que temáticas envolvendo a sustentabilidade sejam cada vez mais debatidas, desenvolvidas e implementadas.

Confira a seguir o que a energia solar tem a ver com esse conceito.  

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade? 

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica obtida através da captação da luz do Sol. Sendo assim, explora um recurso renovável, que não tem o risco de se esgotar tão cedo.

É uma ótima alternativa a outras fontes de energia que já são muito exploradas, como a proveniente do petróleo e do carvão mineral. Esse é um dos principais fatores que fazem da energia solar uma opção sustentável, uma vez que causa efeitos mínimos no meio ambiente.

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade? 
Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade? 

Os painéis solares funcionam a partir de um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico, que capta a luz presente nos raios solares e a transforma em energia elétrica própria para uso. Esses equipamentos compõem grandes usinas solares ou são instalados no telhado das residências, viabilizando a geração de energia solar.  

Outro aspecto que une esse tipo de energia solar à sustentabilidade está relacionado às questões sociais. Desde 2012 até 2021, a energia solar gerou cerca de 347 mil empregos no Brasil, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Quanto ao aspecto ambiental, mais de 13,6 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. 

Apesar de todas as vantagens que a energia solar oferece, essa opção ainda ocupa pouco espaço na matriz energética brasileira, na qual as hidrelétricas são maioria. Embora essa última seja considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a construção das usinas causam muitos impactos socioambientais, afetando a vida nos rios e nas comunidades ribeirinhas.

Mesmo sendo a principal fonte de energia no Brasil, as hidrelétricas estão sujeitas a falhas no fornecimento em decorrência dos períodos de escassez hídrica. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o país busque diversificar as fontes da sua matriz energética, buscando principalmente alternativas sustentáveis como a energia solar. 

É preciso estudar as melhores estratégias
É preciso estudar as melhores estratégias

A exploração da energia solar já é reconhecida em diversos países ao redor do mundo, e é considerada uma tendência mundial. Confira a seguir os países mais avançados com relação ao uso dessa tecnologia. 

Quais os principais produtores de energia solar no mundo?

A eficiência na geração de energia elétrica e a queda dos preços dos equipamentos fotovoltaicos impulsionou os investimentos nesse tipo de tecnologia. Atualmente, é uma escolha muito visada por governos e consumidores para reduzir os custos na geração de energia e com relação aos impactos ambientais. 

Até mesmo países que contam com índices de radiação solar inferiores às regiões mais próximas ao trópico conseguem explorar a energia solar. Esse é o caso da Alemanha, por exemplo, que possui grande capacidade instalada e gera muito mais energia solar que o Brasil, mesmo o nosso sendo um país tropical.

Quais os principais produtores de energia solar no mundo?
Quais os principais produtores de energia solar no mundo?

Isso também tem a ver com o reconhecimento da importância em investir em novas formas de energia, buscando alternativas que sejam mais viáveis e ecologicamente conscientes. A Alemanha é o país europeu com maior capacidade instalada de painéis solares, com cerca de 53,8 GW. No ranking mundial, perde apenas para a China, Estados Unidos e Japão, ocupando o quarto lugar da lista. 

A China ocupa com folga o primeiro lugar, com cerca de 254 Gigawatts (GW) de capacidade solar fotovoltaica instalada. Em segundo lugar vem os Estados Unidos, que recentemente ultrapassou o Japão e hoje em dia registra a marca de 73,8 GW instalados. O Japão atualmente ocupa o terceiro lugar, com aproximados 68,7 GW de capacidade fotovoltaica instalada.

Atrás da Alemanha, fica a Índia. O governo indiano investe bastante em energia solar, ocupando o quinto lugar do ranking, com uma capacidade instalada de aproximadamente 39 GW. Depois vem a Itália, com cerca de 21,6 GW, e em sétimo lugar a Austrália, um dos países com os melhores índices de radiação solar, com pouco mais de 17,3 GW de capacidade instalada.

Nas últimas posições do ranking, ficam Vietnã, Coréia do Sul e Reino Unido, ocupando, respectivamente, oitavo, nono e décimo lugares. Destaque para o Vietnã, que em 2019 nem mesmo fazia parte da lista dos maiores produtores de energia solar do mundo, e atualmente possui uma capacidade instalada de 16,5 GW.

O mundo todo vem investindo em fontes de energia limpa
O mundo todo vem investindo em fontes de energia limpa

A Coréia mantém sua estabilidade na nona posição, com aproximadamente 14,6 GW, enquanto que o Reino Unido foi o país que apresentou a maior queda em relação aos anos anteriores, atualmente tendo 13,5 GW instalados.

Todas essas informações foram retiradas do site da Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency, ou IRENA, em Inglês).  organização que compila dados importantes a respeito das diversas possibilidades de energia sustentável.

O Brasil aparece em 13º lugar na lista, mas ainda tem muito potencial de crescimento no que diz respeito à energia solar, levando em conta os altos índices de irradiação que recebe durante todo o ano. Sendo assim, pode vir a se tornar um líder na geração de energia sustentável nas próximas décadas. 

Posts Similares