NBR 5410 foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem a pretensão de descrever as condições adequadas para o funcionamento correto, seguro e adequado de instalações elétricas de baixa tensão

As NBRs são normas técnicas, criadas com a ajuda de estudos sobre o tema em questão, estipulando requisitos mínimos de segurança, qualidade e desempenho.

Confira a seguir mais detalhes sobre essa NBR tão importante para o trabalho dos profissionais que atuam na parte elétrica, e qual a sua versão mais atual. Boa leitura! 

O que é a NBR 5410 e qual a sua versão mais atual? 

A NBR 5410 diz respeito a qualquer instalação elétrica de baixa tensão, ou seja, que tenha no máximo 1000 volts em tensão alternada e 1500 volts em tensão contínua. Regulamentações como as NBRs são fundamentais para garantir o uso adequado das instalações elétricas, de modo que os profissionais da área não coloquem a sua vida nem de outras pessoas em risco.

Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização Para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram contabilizados mais de 1000 acidentes por incêndio, choque ou raio no ano de 2017. Nessas ocorrências, cerca de 700 pessoas acabaram perdendo suas vidas

O que é a NBR 5410 e qual a sua versão mais atual? 
O que é a NBR 5410 e qual a sua versão mais atual? 

Boa parte dos acidentes ocorridos em instalações elétricas de baixa tensão são resultado da falta de qualificação do profissional responsável pela parte elétrica. Por isso é tão importante adotar as normas de segurança da forma correta, seguindo as orientações descritas por elas. Pensando na segurança dos envolvidos, a norma NBR 5410 foi desenvolvida para assegurar que acidentes não ocorram durante ou após a instalação desses sistemas.

O processo de revisão dessa Norma tem como texto base a atual NBR 5410 de 2004. Nela, é possível encontrar os requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

O objetivo principal da NBR 5410 é estabelecer as condições adequadas para as instalações elétricas de baixa tensão, de modo a orientar o trabalho dos profissionais do setor elétrico para que realizem suas atividades de maneira segura.

É uma norma que visa a proteção de vidas
É uma norma que visa a proteção de vidas

A partir dela, o responsável fica ciente sobre o que ele deve ou não fazer para assegurar a segurança de todos. Assim, a NBR serve como um guia para garantir o funcionamento apropriado das instalações, a conservação de bens e a segurança dos envolvidos. 

Seu uso aplicado é mais comum em instalações públicas, prediais e comerciais. Continue a leitura para saber onde ela pode e onde não pode ser utilizada.

Onde a NBR 5410 pode ou não ser aplicada?

A NBR 5410 pode ser aplicada em instalações temporárias, instalações novas ou já existentes que estejam passando por reforma estrutural, áreas de edificações externas que estejam descobertas e locais de marinha, acampamento e instalações análogas.

Também inclui linhas elétricas de sinal que sejam fixas (com exceção de circuitos internos elétricos de equipamentos), e circuitos elétricos fora de equipamentos que estejam funcionando sobre tensão superior a 1000 volts, alimentados por uma instalação que seja igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada. 

Onde a NBR 5410 pode ou não ser aplicada?
Onde a NBR 5410 pode ou não ser aplicada?

Por fim, a Norma não poderia deixar de fora os circuitos elétricos alimentados por sobretensão nominal igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada, frequência inferior a 400 Hz ou a 1500 volts em uma corrente contínua.

E quanto aos locais onde a NBR 5410 não deve ser aplicada? Nesse caso, inclui as instalações de cercas elétricas, de iluminação pública e de tração elétrica, instalações elétricas de veículos automotores, aeronaves e embarcações, redes públicas de distribuição de energia elétrica, instalações em minas e também instalações de proteção contra quedas de raios de forma direta.

Todos esses casos devem seguir outras normas de segurança que não sejam a NBR 5410, que não é considerada a mais adequada para contemplar a segurança nessas situações. 

Para saber mais detalhes sobre os tópicos tratados na Norma em questão, prossiga a leitura. 

Quais os tópicos abordados pela NBR 5410?

Há diversos pontos avaliados dentro do guia publicado em 2004 pela ABNT. Alguns dos mais comuns e de maior importância são: 

  • Proteção contra sobretensões;
  • Influências externas na instalação elétrica; 
  • Proteção contra choques com o uso de isolamentos e dispositivos DR;
  • Dimensionamento e condutores condicionados à harmônica;
  • Circuito de motores;
  • Uso de disjuntores como sistemas de proteção;
  • Dimensionamento de eletrocalhas, condutores e eletrodutos;
  • Quadros de iluminação, distribuição e tomadas;
  • Equipotencialização e compatibilidades eletromagnéticas;

Esses são apenas alguns dos tópicos de maior interesse abordados na NBR 5410, que é composta por mais de 200 páginas.

No documento, é possível consultar diversos outros temas importantes para a segurança em instalações elétricas de baixa tensão. Para quem trabalha nessa área, pode ser interessante realizar uma leitura integral do guia, de modo a compreender amplamente suas tratativas. 

Prossiga a leitura para conferir algumas orientações gerais de como seguir essa norma. 

Como seguir a norma?

A primeira e mais importante orientação presente na NBR 5410 diz respeito à separação dos circuitos, já que esse é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos profissionais desta área.

Muitos dos atuais circuitos de iluminação são estruturados juntamente com circuitos de tomadas, o que vai contra o que consta na norma NBR 5410. Portanto, é fundamental realizar uma separação adequada entre os circuitos de iluminação, tomadas e tomadas específicas, de modo que não ultrapassem 10A.  

Como seguir a NBR 5410?
Como seguir a NBR 5410?

Outro ponto importante para seguir a NBR 5410 é conceder a potência mínima de iluminação. Segundo a norma, qualquer ambiente que tenha menos ou até 6m² precisa ter uma carga mínima de 100VA.

Para lugares com áreas superiores a essa, o valor mínimo é de 100VA para o 6m² e mais 60VA para cada 4m² inteiros a mais no local. A Norma também orienta que toda e qualquer dependência tenha ao menos um ponto de luz, que precisa ser fixo no teto e que possa ser acionado através de um interruptor na parede.

A terceira orientação de maior importância para seguir à NBR 5410 envolve conceder a potência mínima e o dimensionamento de tomadas. A norma menciona que é necessário incluir uma tomada a cada 5 metros.

No entanto, essa regra pode mudar de acordo com as condições e necessidades do local e do cliente, com a possibilidade de haver um número maior de tomadas se assim for preciso.

Também é importante considerar as tomadas de uso específico (TUE), como as que são utilizadas para a instalação de aparelhos de ar-condicionado. Essas tomadas precisam ser adequadas ao tipo de equipamento que irão abastecer, para assim evitar o risco de uma sobrecarga.

Por fim, a NBR 5410 também pontua sobre a importância de usar o tipo ideal de aterramento. Sua indicação é de que todo projeto elétrico conte com um condutor-terra instalado em cada um dos circuitos elétricos. Para isso, recomenda o uso de aterramento TT, TN-S ou TN-C. A mesma regra também vale para os circuitos de iluminação.

Siga as recomendações técnicas de segurança
Siga as recomendações técnicas de segurança

Essas são apenas algumas orientações gerais que são indispensáveis para colocar a NBR 5410 em prática. Caso a norma não seja cumprida, os riscos são graves e podem ocasionar o mau-funcionamento e a sobrecarga dos sistemas, e levar a consequências preocupantes, como incêndios. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares