O estúdio de design holandês “Cream on Chrome” criou o Solar Energy Kiosk, que usa os raios do sol para fazer suco de laranja. Com isso, consegue demonstrar quanta energia solar é necessária para concluir tarefas simples, como espremer frutas.

A instalação foi encomendada para o The Energy Show em Rotterdam, parte do festival The Solar Biennale. Contudo, o conceito já foi apresentado pela primeira vez na feira de design Salone del Mobile, em Milão, em junho.

Energia solar, design e utilidade

A instalação foi projetada para iniciar uma conversa sobre os limites e possibilidades da tecnologia solar.

Destinado a explorar como o mundo seria se funcionasse exclusivamente com energia solar, o quiosque do Cream on Chrome se assemelha a uma van de bebidas convencional com dois grandes painéis solares curvos presos ao teto.

Ao mostrar o tamanho dos módulos necessários para produzir um único copo de suco de laranja, ele foi projetado para provocar uma discussão sobre as possibilidades e limitações da energia solar.

Como funciona o quiosque

Uma tela indica quantos minutos de luz solar são necessários para produzir cada xícara de suco, variando de menos de dois minutos no meio do dia a quase uma hora ao anoitecer.

“O maior desafio da crise energética e da gestão de energia é que ainda não sabemos quanta energia realmente precisamos”, disse Matylda Krzykowski, curadora do The Energy Show. “Quanto realmente usamos diariamente?”

“É por isso que minha primeira encomenda para a exposição foi o Solar Energy Kiosk”, disse ela em entrevista. “Achei que seria bom implementar algo que visualizasse quanta energia o sol produz.”

O estúdio, liderado pelos autodenominados designers sociais Jonas Althaus e Martina Huynh, decidiu por uma barraca de sucos para jogar com a ideia de energia solar passando ao longo de uma sequência.

“Cream on Chrome surgiu com suco de laranja, porque as calorias de uma laranja realmente o fortalecem”, disse Krzykowski. “É meio que um círculo para visualizar e iniciar esta conversa.”

energia solar grande aliada do futuro sustentável
Energia solar grande aliada do futuro sustentável.

Energia solar em foco

Além de iniciar uma conversa, o Solar Energy Kiosk serve como ponto de entrega de ideias de energia solar na forma de objetos, desenhos e fotografias que estão sendo coletados pela exposição The Energy Show através de uma chamada aberta. 

Os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias iniciativas em energia solar, com uma seleção para fazer parte da exposição mais ampla. Assim, todos podem fazer parte de uma rede de ideias.

O “Energy Show – Sun, Solar and Human Power” examina o papel do sol e da energia solar ao longo da história e explora como a tecnologia solar pode permitir um futuro pós-combustível fóssil.

Ele está sendo executado no Het Nieuwe Instituut, o museu nacional holandês de arquitetura, design e cultura digital. O Quiosque de Energia Solar fica na entrada do instituto.

A Solar Biennale, da qual The Energy Show é a exposição central, é uma iniciativa dos designers solares Marjan van Aubel e Pauline van Dongen, que acontece de 9 de setembro a 30 de outubro em locais de Roterdã.

O Energy Show está sendo exibido no Het Nieuwe Instituut de 3 de setembro de 2022 a 5 de março de 2023. É possível consultar mais detalhes do evento na página oficial dela.

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares