O termo ESG é, na verdade, a sigla para Environmental, Social and Governance., que se refere a práticas empresariais e de investimento preocupadas com critérios de sustentabilidade –  e não apenas com o lucro no mercado, como acontecia até alguns anos atrás, então começamos a entender a finalidade da ESG.

Em tradução para o português, o termo quer dizer Governança Ambiental, Social e Corporativa, e representa uma verdadeira transformação na relação entre empresas e seus investidores.

Isso porque as melhores práticas associadas à sustentabilidade são hoje consideradas como parte da estratégia financeira das organizações. 

Sendo assim, quando uma empresa adota o termo ESG, isso provavelmente é um indicativo da sua preocupação sobre o impacto de suas operações no meio ambiente.

Confira a seguir mais detalhes sobre a finalidade desse conceito e as principais práticas relacionadas a ele que uma organização pode adotar. 

Para que a ESG serve?

A principal utilidade da ESG é medir a consciência das empresas em relação ao seu comportamento diante de aspectos sociais, ambientais e de governança. Serve, portanto, como indicador de resultados para mensurar o valor da empresa e o impacto de suas ações. 

Veja pra que serve a ESG no setor de energia solar
Veja pra que serve a ESG no setor de energia solar.

É um aspecto levado em consideração por consumidores e investidores, e um fator determinante que indica se uma empresa está apta a receber investimentos do mercado financeiro. 

Antigamente, uma organização poderia focar apenas no seu próprio crescimento e lucratividade, mas muita coisa mudou nas últimas décadas. Hoje em dia, o papel das empresas deve ser mais amplo e envolvido nos interesses da sociedade como um todo. 

Vale pontuar que boa parte dos consumidores está mais preocupada em relação a aspectos ambientais e sociais, e levam isso em consideração na hora de realizar uma compra ou fechar um negócio. 

Atualmente, os olhos do mundo inteiro estão direcionados para atitudes organizacionais positivas tais como as que estão alinhadas ao conceito ESG.

As empresas precisam adequar suas condutas para que possam aproveitar as vantagens que esse tipo de iniciativa garante. Confira a seguir quais são.

Quais são as vantagens da ESG?

Há diversos benefícios envolvidos nas práticas de ESG adotadas pelas empresas.

Uma das principais e mais aproveitadas é o fortalecimento da relação com os clientes. Empresas que investem nesse tipo de iniciativa atendem os valores reconhecidos e priorizados pelos consumidores. Assim, adquirem uma boa reputação, o que também ajuda a fidelizar o seu público. 

Iniciativas de ESG também ajudam a melhorar a performance financeira, já que atrai mais investimentos.

Veja as vantagens que a ESG trás para o setor de energia solar
Veja as vantagens que a ESG traz para o setor de energia solar.

O que antes não era valorizado financeiramente, hoje tem muito reconhecimento, pois é visto como uma parte importante no desempenho das empresas. Além disso, também são bem-vistas pelo governo, o que gera ainda mais benefícios. 

Organizações com práticas ESG implementadas são consideradas mais estáveis e confiáveis, com menor probabilidade de deteriorar o meio ambiente e até mesmo de enfrentar escândalos, como os ligados à corrupção ou discriminação.

Também são mais fortes em períodos de crise: segundo reportagem da Forbes, há mais de 500 fundos de investimentos ligados à sustentabilidade só nos Estados Unidos. 

Como um dos seus principais pilares é a prática da redução de custos, o selo ESG também diminui o desperdício e os custos de produção. Até porque a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e o uso consciente de recursos são algumas das suas maiores preocupações. 

A ESG também contribui com o fomento da qualificação e cuidado com as equipes e colaboradores, realizando treinamentos e capacitações, e oferecendo benefícios, bons salários, plano de carreira e um bom ambiente de trabalho, alinhado à cultura da empresa. Dessa maneira, também ajuda a reduzir custos com demissões e contratações. 

Agora que você já está familiarizado com as maiores vantagens que a ESG pode oferecer, confira as principais práticas que podem ser adotadas pelas empresas interessadas em investir nesse aspecto. 

Principais práticas de ESG

Há diversas iniciativas e ações que podem ser implementadas de acordo com os pilares que a ESG defende e prioriza.

Conheça as principais práticas da ESG
Conheça as principais práticas da ESG.

As mais interessantes são aquelas conectadas com o propósito da empresa, já que devem fazer sentido com seus valores e missão.

Pode ser necessária uma transformação na cultura organizacional para incluir questões ambientais, sociais e de governança, de modo a garantir que as decisões tomadas estejam alinhadas a isso. 

Por exemplo, uma organização verdadeiramente comprometida com o meio ambiente deve buscar alternativas às velhas formas de geração de energia. É aí que entra a energia solar, como uma das principais soluções para empresas que desejam investir em energia limpa e sustentável. 

O pilar ambiental tem forte impacto na sociedade e, atualmente, no setor organizacional e no mercado como um todo.

Para dar credibilidade às iniciativas escolhidas, é preciso ir além da mentalidade do lucro e se preocupar verdadeiramente em maneiras de integrar as ações para minimizar impactos às suas estratégias. 

Hoje em dia, organizações que priorizam as questões ambientais e formas de implementá-las adequadamente garantem um lugar de destaque no setor que atuam e vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Diversas empresas localizadas no Brasil se tornaram referência nesse sentido. Como a sede do Mercado Livre, por exemplo, que comporta a maior instalação de placas fotovoltaicas em telhado no país. Esse sistema faz parte do projeto de responsabilidade social estabelecido na filial brasileira da empresa. 

O Magazine Luiza também faz parte das grandes empresas que reconhecem a importância das energias renováveis.

Com um investimento de R$ 18 milhões, implementou o fornecimento de energia solar em 214 lojas, por meio de um contrato com a empresa GreenYellow, em formato de aluguel.

Além dessas instituições, a Claro, Petrobras, Natura, MRV, Banco do Brasil e Ambev encorpam a lista das milhares de organizações que adotaram a sustentabilidade nos últimos anos. 

Ações como essas comprovam que a sustentabilidade nunca esteve tão em alta, o que faz desse o melhor momento para quem trabalha com energia solar.

Agora que você sabe os compromissos que a ESG tem com o meio ambiente, sabe a importância que ela tem no setor de energia solar
Agora que você sabe os compromissos que a ESG tem com o meio ambiente, sabe a importância que ela tem no setor de energia solar.

Essa é, inclusive, uma excelente vantagem para apresentar a potenciais clientes que buscam soluções para adotar em suas empresas: reforçar o compromisso com o meio ambiente ajuda no posicionamento de marca e no marketing verde, e, consequentemente, a atrair mais pessoas interessadas nos serviços e produtos oferecidos.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares