O governo polonês aumentará no próximo mês o tamanho dos subsídios estatais disponíveis para as famílias para a instalação de painéis solares e armazenamento de energia, anunciou a ministra do clima, Anna Moskwa.

Desde 2019, o programa Mój Prąd (que significa Minha Eletricidade) do governo, oferece subsídios para painéis solares, levando a um grande aumento nas instalações em toda a Polônia.

Aumento dos painéis solares no país

Este ano, a iniciativa foi expandida para incluir também o armazenamento doméstico de energia, em meio a uma crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

“O desenvolvimento de fontes de energia renováveis ​​é uma boa receita para o aumento dos preços da energia após a guerra. Assim, a partir de 15 de dezembro, no âmbito do programa Mój Prąd, aumentamos o subsídio para instalações fotovoltaicas para 6.000 zlotys (R$ 7.103,34) e para armazenamento de energia para 15.000 zlotys (R$ 17.755,57)”

Anna Moskwa, Ministra da Energia da Polônia

Isso representa uma duplicação do atual máximo de 7.500 zlotys disponível para as famílias para armazenamento de energia na quarta edição do Mój Prąd, lançado em abril. O subsídio máximo para energia fotovoltaica está subindo de 4.000 zlotys.

A convocatória para a quarta edição do programa também foi prorrogada do final de dezembro deste ano até o final de março do ano que vem.

Andamento dos subsídios

Os pedidos de subvenção podem ser apresentados por particulares que produzem eletricidade para consumo próprio, que tenham um acordo que regule a introdução na rede da eletricidade produzida a partir da sua micro-instalação.

Até agora, mais de 1,7 bilhão de zlotys foram alocados para financiar mais de 410.000 projetos desde seu lançamento em 2019. O governo estima que o programa reduziu as emissões de CO2 em 1,9 bilhão de quilos por ano.


Aumento do subsídios para painéis solares na Polônia
Aumento dos subsídios para painéis solares na Polônia.

Até agora, 855 milhões de zlotys foram destinados para a terceira e quarta edições do programa, que decorreram nos anos 2021-2023.

No entanto, a instalação de novos painéis solares caiu acentuadamente no início deste ano, depois que o governo mudou os regulamentos de uma maneira que tornou a energia fotovoltaica doméstica menos benéfica financeiramente.

Alguns especialistas alertam que a instalação de mais painéis solares não resolverá o problema do acesso à eletricidade barata, já que a obsoleta rede elétrica da Polônia não pode suportar tantos consumidores.

“Todo mundo que está ativo no setor de energia percebe que as condições precisam ser criadas para acomodar novas quantidades de energia verde”

Grzegorz Wiśniewski, presidente do Instituto de Energia Renovável

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares