O posicionamento de marca precisa ter consistência, para que possa traduzir com credibilidade os valores propagados pelo seu negócio. Esses valores direcionam todo o planejamento de marketing e publicidade, por isso precisam estar presentes em todos os elementos de uma marca, como a comunicação com o cliente e as cores usadas, por exemplo. 

Hoje em dia, as pessoas estão mais preocupadas em priorizar marcas com quem tenham valores e princípios em comum. Isso destaca a importância de criar uma identificação com o seu cliente para conseguir fechar um negócio. 

A boa notícia é que a sustentabilidade nunca esteve tão em alta, o que facilita o trabalho de quem atua no setor de energia solar. Além dessa ser uma das principais vantagens oferecidas, é também uma forma de criar uma conexão verdadeira com seus clientes. 

Confira a seguir mais detalhes sobre o posicionamento da marca e como implementar essa estratégia em seu negócio de energia solar. 

O que é posicionamento de marca?

Esse conceito é bem definido por Philip Kotler, considerado uma grande referência do marketing moderno. Segundo ele, posicionamento é mostrar a diferença entre você e a concorrência para o seu público-alvo. 

O que é o posicionamento de uma marca de energia solar
O que é o posicionamento de uma marca de energia solar.

Kotler também defende que, para obter um bom posicionamento, é preciso conquistar um lugar na mente dos consumidores, o que envolve visibilidade e conexão.

Independente do perfil ou porte de uma empresa, só é possível conseguir posicionar sua marca a partir de uma preocupação genuína de compreender seus clientes para garantir que obtenham as soluções que procuram.  

Uma estratégia de sucesso em posicionamento de marca se traduz em benefícios como: vendas contínuas, maior reconhecimento e visibilidade da marca, autoridade no mercado, fidelização dos clientes e diferenciais em relação aos concorrentes. 

É claro que o posicionamento de marca precisa acompanhar as tendências da era digital. Sendo assim, é preciso garantir a presença online do seu negócio, por meio de redes sociais que ofereçam conteúdo relevante e meios práticos para entrar em contato e se manter informado sobre os serviços oferecidos.  

Posicionamento em torno da sustentabilidade

A comunicação da sua marca pode ser desenvolvida a partir da energia limpa que o sistema fotovoltaico proporciona.

Afinal de contas, essa é uma das maiores vantagens que o seu serviço tem a oferecer, principalmente para outras empresas que buscam se atualizar em relação às novas tendências de consumo. 

A comunicação de sua empresa deve destacar seus pontos fortes e que impactam positivamente nas pessoas
A comunicação de sua empresa deve destacar seus pontos fortes e que impactam positivamente nas pessoas.

Reforçar a imagem da sua empresa como uma parceira do meio ambiente vai ajudar a atrair mais pessoas interessadas em buscar formas sustentáveis de consumo, pois, como dito acima, a identificação de valores se tornou um componente importante para impulsionar vendas.

Optando por esse posicionamento de marca, informação e conteúdo relevante é o que não vai faltar para você abordar junto aos seus clientes. Alguns dados interessantes que você pode ter em mãos na hora de falar dessas vantagens são: 

  • A quantidade de CO₂ que deixa de ser lançada na atmosfera com a instalação de um sistema fotovoltaico; 
  • Dados gerais sobre os efeitos que a energia limpa proporciona ao meio ambiente e à sociedade de forma geral;
  • A possibilidade de direcionar investimentos em melhorias do imóvel ou da empresa a partir da economia obtida na conta de luz. 

Esses dados ajudam a valorizar a imagem da sua empresa e passar uma mensagem clara aos seus clientes sobre o seu posicionamento.

A construção dessa relação é algo em que vale a pena investir. Como um sistema fotovoltaico tem vida útil de 25 anos, isso significa estabelecer um relacionamento com o cliente por período igual ou superior. 

Confira a seguir algumas dicas para estabelecer o posicionamento da sua marca.

Como traçar o posicionamento de marca? 

A primeira dica para estabelecer esse planejamento é conhecer o seu público-alvo, o que envolve descobrir suas necessidades e preferências.

Aprenda a destacar os prontos primordiais para o posicionamento correto de sua marca
Aprenda a destacar os prontos primordiais para o posicionamento correto de sua marca.

Pesquisas, entrevistas, grupos focais e conteúdos interativos são algumas estratégias que podem te ajudar a ter acesso a essas informações, que serão valiosas para traçar o posicionamento da sua marca. 

Ter esse conhecimento é essencial para saber a maneira adequada de se conectar com seus potenciais clientes e como abordá-los de maneira convincente e estratégica, de acordo com cada etapa de sua jornada. 

Aspectos clássicos como a qualidade do serviço e o melhor preço já não são mais suficientes para colocar um negócio no topo do mercado. É preciso ir além e gerar conexão com os valores, percepções e pensamentos dos consumidores.

Esse é o caminho para traçar o seu posicionamento enquanto integrador solar, e estabelecer relações comerciais sólidas com seus clientes. 

Pense no que serve como estímulo e motivação para o seu público, e a partir disso busque formas de alinhar sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões. Isso vai ajudar a aumentar a credibilidade e visibilidade da sua marca perante os consumidores. 

Aliado a isso, é preciso conhecimento a respeito das estratégias utilizadas pela concorrência. Observe as ações de marketing e os serviços oferecidos por outras empresas do setor, e procure compreender a percepção do público sobre esses posicionamentos.

Assim, você terá uma melhor noção do que pode ser interessante adotar ou não nas iniciativas da sua empresa, de modo a destacar seus pontos fortes e se diferenciar dos concorrentes. Lembre-se que posicionar sua marca nada mais é que ressaltar as diferenças entre você e a concorrência para o seu público-alvo. 

Como atingir os diferentes públicos possíveis para sua marca
Como atingir os diferentes públicos possíveis para sua marca.

Uma marca ou empresa bem posicionada se difere das demais por ser facilmente reconhecível. Para que isso aconteça, é preciso criar um tom de voz único e característico, e uma identidade visual que consiga traduzir os seus valores.

Desenvolver estratégias únicas é fundamental para que você consiga se diferenciar. 

Quando um produto, serviço ou conteúdo é único, as pessoas passam a buscá-lo pelo seu valor agregado, e não mais por aspectos simples como o preço ou a qualidade oferecida.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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