Recentemente, a Holanda mostrou ao mundo sua nova fazenda solar que segue o caminho que o sol faz ao longo do dia. O Projeto Proteus está sob responsabilidade da empresa portuguesa Solaris Float.

Ela é uma ilha de painéis solares distribuídos em formato de círculo, formando uma ilha flutuante sob a água. Essa é a primeira vez desde 2008 que uma fazenda solar flutuante consegue rastrear o sol, maximizando a produção de energia solar. A inovação é tão grande que o projeto estava entre os finalistas da premiação European Inventor Award.

Mais sobre a fazenda solar holandesa

O projeto recebeu seu nome em homenagem ao deus grego do mar que tem a habilidade de prever o futuro, Proteus. A fazenda solar possui 180 painéis solares de dupla face, que garantem maior captação de incidência solar.

Com 38 metros de largura, o projeto está instalado no Oostvoornse Meer, um lago no sudoeste da Holanda. Então, em dias ensolarados, o Proteus alcança produção de 73 KW de energia solar.

Além disso, graças às suas inovações tecnológicas, esta fazenda solar consegue produzir 40% mais energia que painéis fixos na terra. Bem como, por estar na água, o sistema funciona em temperaturas menores, favorecendo o desempenho.

Outro ponto positivo deste projeto é que ele não ocupa longos pedaços de terra, beneficiando locais muito populosos. Por isso, pode ser uma solução para países como o Japão, com pouca extensão territorial e alta população.

Superando alguns obstáculos

Apesar de ser uma grande tecnologia para o futuro, as fazendas solares enfrentam alguns obstáculos ainda. Por exemplo, a água pode influenciar em sua durabilidade, dependendo de sua composição e salinidade.

Fazenda solar Proteus na Holanda - Reprodução Solaris Float
Fazenda solar Proteus na Holanda – Reprodução Solaris Float

Isso pode interferir no desgaste e corrosão dos materiais metálicos necessários para a infraestrutura do projeto. Dessa forma, esse fator aumenta os custos de produção e de manutenção, impactando no preço final da produção de energia solar.

Por isso, o projeto Proteus se utiliza de materiais com maior durabilidade e previnem o desgaste e envelhecimento precoce da estrutura. Boa parte dele usa materiais termoplásticos, que estão se comprovando como melhores a longo prazo.

Por fim, outro ponto importante é o movimento das águas na qual a fazenda solar está instalada. Assim, é difícil que essa tecnologia esteja em mares e rios muito agitados e com grande força da água.

Mesmo assim, pesquisadores e cientistas já buscam formas de superar também essa barreira natural. Com isso, as fazendas solares estarão cada vez mais inseridas em países e culturas que vivem em locais com limitações terrestres.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares