Painéis fotovoltaicos. A procura cada vez maior pela energia solar é uma tendência também no setor industrial. As vantagens que essa forma de geração de energia oferece são atrativas desde consumidores menores, como residências e pequenos comércios, até os maiores e mais complexos, como as indústrias e fábricas. 

A diminuição nos valores da conta de luz é um dos principais benefícios, tendo em vista que os custos com energia elétrica no setor industrial são uma das maiores preocupações dos empresários. Isso se deve ao maquinário pesado e às horas contínuas de produção, mas ao aderir à energia solar é possível preservar boa parte do orçamento gasto com isso. 

Gestores que procuram uma alternativa para reduzir os custos da produção e contribuir com o crescimento da empresa podem encontrar na energia solar uma solução promissora. Leia mais a seguir. 

Como funciona a energia solar nas indústrias?

A principal diferença da energia solar nas fábricas em relação ao funcionamento dessa tecnologia nas residências e estabelecimentos comerciais menores fica por conta da complexidade do projeto, que precisa ter tamanho suficiente para atender à maior demanda por geração de energia. 

Painéis fotovoltaicos no meio da indústria
Painéis fotovoltaicos no meio da indústria

Como os painéis são instalados nos telhados, não ocupam um espaço que seria vital para o funcionamento das atividades laborais da indústria. O equipamento possui alta durabilidade e demanda pouca manutenção, e, portanto, não há necessidade de se preocupar com despesas extras a partir da sua instalação. 

Essa alternativa energética pode ser adotada por empresas de diversos portes e segmentos, já que é muito versátil e produtiva. No Brasil, já há registros de indústrias nos setores alimentício, têxtil, mecânico, moveleiro e farmacêutico que aderiram à energia solar e suas vantagens.

Pouco tempo após a instalação dos painéis fotovoltaicos em uma fábrica já é o suficiente para notar os resultados que essa tecnologia é capaz de promover. Vale pontuar que o valor investido em energia solar rende muito mais do que qualquer aplicação, o que por si só já é uma enorme vantagem a favor dessa tecnologia. 

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre os muitos benefícios que a energia solar proporciona a essas e outras empresas.

Painéis fotovoltaicos: Proporciona economia nas contas de luz

Seja qual for o nicho de atuação, investir em energia solar é uma forma de investir no futuro da sua empresa. As vantagens financeiras são os principais motivos que levam os gestores a aderir a formas sustentáveis de geração de energia elétrica. Essa é uma escolha que pode gerar economia dentro de pouco tempo. 

Atualmente, a instalação de um sistema fotovoltaico simples possibilita uma economia de até 95% na fatura de energia. É verdade que o custo para implementação dos painéis fotovoltaicos não é baixo, mas a boa notícia é que o retorno sobre o investimento vem depois de alguns anos, com a redução considerável nos valores das contas de luz. 

Esse é um benefício particularmente especial no caso das indústrias, pois possibilita que o valor economizado seja direcionado para outras formas de investimento para modernizar a empresa.

Além disso, há a geração dos créditos de energia, quando a energia produzida não consumida na hora é injetada na rede da concessionária local. Para que essa energia excedente não seja desperdiçada, o inversor solar presente no sistema fotovoltaico a direciona de modo que possa ser utilizada em outros locais, descontando créditos da fatura de luz.

Painéis fotovoltaicos: A energia solar ajuda a economizar luz na indústria.
A energia solar ajuda a economizar luz na indústria.

Os créditos de energia fazem com que o sistema fotovoltaico seja uma solução ainda mais rentável para o setor industrial, pois é possível direcionar a energia gerada em uma unidade consumidora para outras unidades. Dessa forma, a sede de uma empresa pode produzir energia para ao menos em parte abastecer as filiais, por exemplo. 

Há opções facilitadas para financiamento

As linhas de financiamento oferecidas por bancos públicos e privados fazem com que investir em sistemas solares fotovoltaicos seja uma iniciativa ainda mais fácil, atrativa e viável financeiramente. 

Diversos financiamentos oferecem a possibilidade de que o pagamento das parcelas seja realizado com a própria economia nas contas de luz. Esse tipo de facilidade ajuda a reforçar as vantagens da energia solar, demonstrando como o retorno financeiro deste investimento pode ser rápido e proveitoso. 

Painéis fotovoltaicos: É uma solução ecológica, com menos riscos ao meio ambiente

O fato da energia solar ser obtida através dos raios solares faz com que ela seja uma forma sustentável e renovável de geração de energia. Ao contrário das termelétricas, por exemplo, que funcionam a partir da queima de recursos naturais e limitados, como os combustíveis fósseis, que, além disso emitem gases poluentes na natureza. 

Com o investimento em energia solar fotovoltaica, os empresários não apenas reduzem os custos da sua produção, mas também assumem a responsabilidade frente a um problema mundial, envolvendo o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Cabe a cada um buscar soluções alternativas para reduzir o impacto que suas empresas e indústrias têm na natureza. 

Os equipamentos que formam o sistema fotovoltaico são fabricados a partir de processos industriais controlados e altamente tecnológicos, por isso não causam danos ao meio ambiente.

Todo o processo de geração de eletricidade através da energia solar é realizado de maneira sustentável, proporcionando vantagens que vão muito além da economia nas faturas de energia. 

Possui equipamentos de fácil instalação e alta durabilidade

Pensar em energia solar é pensar em praticidade e facilidade, inclusive na hora da instalação e a manutenção dos equipamentos. Os sistemas fotovoltaicos são simples de serem instalados, e o tempo necessário para isso vai depender do tamanho do projeto.

Painéis fotovoltaicos: O custo e o tempo de instalação vai depender do tamanho do projeto
O custo e o tempo de instalação vai depender do tamanho do projeto

Ainda assim, o serviço precisa ser realizado por uma empresa especializada na área, sobretudo no caso da instalação de painéis em indústrias. 

Mesmo que o sistema leve um tempo a mais para ser instalado no caso de projetos maiores e mais complexos, isso não deve interferir nas atividades da empresa. Sua instalação é pouco invasiva, e os painéis são geralmente acomodados no telhado de alguma edificação. Por isso, não ocupam espaço nem atrapalham a circulação dos funcionários. 

A facilidade na manutenção é outro ponto positivo a favor da energia solar. A principal e mais frequente manutenção a ser feita é realizada em caráter preventivo, com a finalidade de identificar possíveis danos no sistema ainda no início.

Além disso, servem para remover resíduos como poeira, folhagens e dejetos de pássaros dos painéis solares. Sendo assim, não têm um custo tão elevado, e também devem ser realizadas por uma empresa especializada. 

Além disso, os equipamentos que compõem um sistema solar fotovoltaico de alta qualidade possuem vida útil de no mínimo 25 anos. Já imaginou não precisar se preocupar com os gastos com eletricidade nas próximas duas ou três décadas?! É essa praticidade e tranquilidade que a energia solar garante para a sua empresa. 

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares