A energia solar é atualmente a que mais cresce em todo o mundo, com perspectivas promissoras para a movimentação da economia e geração de empregos.

O melhor momento para investir em capacitação na área é agora, e os profissionais que oferecem diversidade de serviços para os consumidores de energia solar certamente terão uma vantagem competitiva.

 Esse artigo serve tanto para profissionais que já atuam como integrador solar e buscam ampliar sua gama de serviços, quanto para quem ainda está dando os primeiros passos para se inserir no mercado de energia solar. Boa leitura! 

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

O que faz um integrador solar? 

Responsável por intermediar a negociação entre a distribuidora de equipamentos e o cliente, o integrador solar atua fornecendo projetos, materiais, ferramentas, instalações e manutenções para os sistemas fotovoltaicos. 

Esse prestador de serviço tem seu trabalho baseado na criação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável e na exploração economicamente consciente dos recursos naturais. 

O que faz um integrador solar? 
O que faz um integrador solar? 

Sua atuação precisa estar em sincronia com as vantagens econômicas e ambientais que um sistema fotovoltaico oferece. Um integrador solar pode adquirir clientes com rapidez e eficiência, desde que seja capaz de falar sobre todos esses benefícios com clareza e objetividade. Além disso, também é preciso garantir a qualidade e procedência dos produtos e serviços prestados. 

Esse mercado de atuação é bastante amplo e ainda tem muito espaço para crescimento. O integrador é o principal meio para obter informações confiáveis, disseminando ideias sustentáveis para a geração de energia

Como a tendência é que esse mercado se torne cada vez mais acirrado, é importante adquirir técnicas aprimoradas para garantir uma boa vantagem competitiva diante da concorrência. Como se trata de um ramo altamente tecnológico, manter seu trabalho sempre atualizado é a maneira mais eficaz de se destacar enquanto profissional de energia solar

Sai na frente quem consegue oferecer serviços de qualidade e que de fato supram a necessidade dos consumidores. Sendo assim, esse é o momento ideal para empreender como integrador solar e conquistar o seu lugar no mercado. Confira a seguir algumas formas de atuação do integrador solar, entre elas a limpeza de painéis solares. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 

O planejamento, implementação e comercialização de projetos fotovoltaicos são as principais atividades referentes ao trabalho de um integrador solar. Oferecer serviços de suporte e manutenção são outras maneiras de rentabilizar ainda mais o seu negócio. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 
Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 

Quanto mais serviços uma empresa ou profissional oferece, mais tende a se tornar referência no setor de energia solar, fortalecendo sua relação de confiança com os clientes.

Para os consumidores, é muito mais vantajoso ter um único contato com quem pode contar quando for necessário. Veremos com mais detalhes a seguir algumas das principais formas de atuação. 

Projetos fotovoltaicos

Um projetista de sistemas fotovoltaicos é o responsável pela elaboração de um projeto de energia solar conforme a necessidade, espaço disponível e demanda de consumo do cliente. Ao oferecer esse serviço, o profissional precisa ser capaz de projetar sistemas solares fotovoltaicos e apresentar seu projeto de forma clara e objetiva. 

Para isso, é preciso ter conhecimentos técnicos para analisar o local, suas dimensões e possibilidades. É fundamental que saiba fazer cálculos a respeito da potência, sobre as faturas e estimativas de retorno financeiro para o consumidor.  

Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Projetos fotovoltaicos
Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Projetos fotovoltaicos

Além da questão técnica que envolve a elaboração de um projeto fotovoltaico, o projetista também fica encarregado de lidar com toda a parte da documentação, envolvendo a homologação do sistema junto à distribuidora de energia. 

Um bom projetista de energia solar precisa ter conhecimentos em elétrica e saber dimensionar projetos através de softwares adequados para isso. Além disso, é fundamental que o profissional esteja por dentro das regulamentações que envolvem a geração distribuída e a fonte fotovoltaica.

Instalação de energia solar

Com o projeto pronto, é hora de implementá-lo. Nessa etapa do serviço, é preciso fixar os painéis solares na superfície escolhida, enfim colocando sua instalação em prática. É indispensável que o profissional que irá realizar esse serviço seja devidamente qualificado para tal, pois a instalação requer conhecimentos técnicos específicos. 

Além do mais, a qualidade do serviço prestado é o próprio cartão de visita do profissional. Através dele é possível obter indicações para outros possíveis clientes, e até mesmo fidelizar o cliente para serviços futuros, como suporte e manutenções. Veja mais a seguir. 

Limpeza de painéis solares 

A limpeza dos painéis solares é uma manutenção do tipo preventiva, que tem o propósito de diminuir os riscos de avarias no sistema que podem surgir por causa do acúmulo de sujeira na sua superfície.

Assim como qualquer outra estrutura física, o sistema fotovoltaico também demanda manutenção para evitar a deterioração precoce dos equipamentos que o compõem. A limpeza dos painéis solares é mais um serviço especializado que pode ser oferecido pelo integrador solar. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Limpeza e manutenção de placas solares
Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Limpeza e manutenção de placas solares

O acúmulo de sujeira e dejetos é um dos principais fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis solares, mas não deve ser motivo de preocupação, pois é um problema fácil de ser corrigido. Manter a manutenção em dia é o segredo para evitar que a durabilidade do sistema fotovoltaico seja colocada em risco e comprometa a sua capacidade produtiva. 

Estima-se que a sujeira acumulada na superfície dos painéis solares seja capaz de causar perdas de até 25% da geração de energia, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável). O acúmulo de resíduos ao longo do tempo também pode levar a outros problemas, como o surgimento de manchas e fungos e até mesmo causar um processo de corrosão nos painéis, prejudicando a sua durabilidade. 

A manutenção preventiva não precisa necessariamente ser feita por mão de obra qualificada, mas nada como um serviço feito por quem de fato entende do assunto, não é mesmo?! Até mesmo porque nem todo mundo dispõe de tempo e disposição o suficiente para se dedicar à limpeza dos painéis na frequência adequada, que pode ser a cada seis meses ou anualmente, de acordo com a região. 

Além do mais, no manual dos fabricantes geralmente consta a orientação de que a limpeza seja feita preferencialmente por profissionais treinados e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A manutenção oferecida pode ser semestral
A manutenção oferecida pelo integrador pode ser semestral

Assim como qualquer outra tecnologia, o sistema fotovoltaico também possui um manual para orientar e informar sobre sua instalação, funcionamento, uso e manutenções em geral. Seguir as orientações do manual é uma garantia de assegurar um bom funcionamento do produto.

Por isso, mesmo que a higienização dos painéis solares seja um procedimento relativamente simples que pode ser realizado pelo próprio consumidor, muitos usuários preferem a segurança de confiar o serviço a um profissional de energia solar, que pode ser o integrador.

Até mesmo porque as instalações podem ser complexas e de difícil acesso, então contar com um profissional especializado que use os equipamentos de segurança apropriados é a opção mais adequada e recomendada. 

No Brasil, já existem diversas empresas que oferecem a instalação e/ou os equipamentos, e garantem serviços de manutenção especializados. Certifique-se de reunir os melhores fornecedores de tecnologia solar, as melhores técnicas e um atendimento personalizado.

Assim, você se coloca como uma referência relevante no mercado, e um profissional com ampla gama de soluções para energia solar. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Posts Similares

Estórias Solares