A energia solar é atualmente a que mais cresce em todo o mundo, com perspectivas promissoras para a movimentação da economia e geração de empregos.

O melhor momento para investir em capacitação na área é agora, e os profissionais que oferecem diversidade de serviços para os consumidores de energia solar certamente terão uma vantagem competitiva.

 Esse artigo serve tanto para profissionais que já atuam como integrador solar e buscam ampliar sua gama de serviços, quanto para quem ainda está dando os primeiros passos para se inserir no mercado de energia solar. Boa leitura! 

O que faz um integrador solar? 

Responsável por intermediar a negociação entre a distribuidora de equipamentos e o cliente, o integrador solar atua fornecendo projetos, materiais, ferramentas, instalações e manutenções para os sistemas fotovoltaicos. 

Esse prestador de serviço tem seu trabalho baseado na criação de oportunidades para o desenvolvimento sustentável e na exploração economicamente consciente dos recursos naturais. 

O que faz um integrador solar? 
O que faz um integrador solar? 

Sua atuação precisa estar em sincronia com as vantagens econômicas e ambientais que um sistema fotovoltaico oferece. Um integrador solar pode adquirir clientes com rapidez e eficiência, desde que seja capaz de falar sobre todos esses benefícios com clareza e objetividade. Além disso, também é preciso garantir a qualidade e procedência dos produtos e serviços prestados. 

Esse mercado de atuação é bastante amplo e ainda tem muito espaço para crescimento. O integrador é o principal meio para obter informações confiáveis, disseminando ideias sustentáveis para a geração de energia

Como a tendência é que esse mercado se torne cada vez mais acirrado, é importante adquirir técnicas aprimoradas para garantir uma boa vantagem competitiva diante da concorrência. Como se trata de um ramo altamente tecnológico, manter seu trabalho sempre atualizado é a maneira mais eficaz de se destacar enquanto profissional de energia solar

Sai na frente quem consegue oferecer serviços de qualidade e que de fato supram a necessidade dos consumidores. Sendo assim, esse é o momento ideal para empreender como integrador solar e conquistar o seu lugar no mercado. Confira a seguir algumas formas de atuação do integrador solar, entre elas a limpeza de painéis solares. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 

O planejamento, implementação e comercialização de projetos fotovoltaicos são as principais atividades referentes ao trabalho de um integrador solar. Oferecer serviços de suporte e manutenção são outras maneiras de rentabilizar ainda mais o seu negócio. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 
Quais os serviços oferecidos pelo integrador? 

Quanto mais serviços uma empresa ou profissional oferece, mais tende a se tornar referência no setor de energia solar, fortalecendo sua relação de confiança com os clientes.

Para os consumidores, é muito mais vantajoso ter um único contato com quem pode contar quando for necessário. Veremos com mais detalhes a seguir algumas das principais formas de atuação. 

Projetos fotovoltaicos

Um projetista de sistemas fotovoltaicos é o responsável pela elaboração de um projeto de energia solar conforme a necessidade, espaço disponível e demanda de consumo do cliente. Ao oferecer esse serviço, o profissional precisa ser capaz de projetar sistemas solares fotovoltaicos e apresentar seu projeto de forma clara e objetiva. 

Para isso, é preciso ter conhecimentos técnicos para analisar o local, suas dimensões e possibilidades. É fundamental que saiba fazer cálculos a respeito da potência, sobre as faturas e estimativas de retorno financeiro para o consumidor.  

Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Projetos fotovoltaicos
Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Projetos fotovoltaicos

Além da questão técnica que envolve a elaboração de um projeto fotovoltaico, o projetista também fica encarregado de lidar com toda a parte da documentação, envolvendo a homologação do sistema junto à distribuidora de energia. 

Um bom projetista de energia solar precisa ter conhecimentos em elétrica e saber dimensionar projetos através de softwares adequados para isso. Além disso, é fundamental que o profissional esteja por dentro das regulamentações que envolvem a geração distribuída e a fonte fotovoltaica.

Instalação de energia solar

Com o projeto pronto, é hora de implementá-lo. Nessa etapa do serviço, é preciso fixar os painéis solares na superfície escolhida, enfim colocando sua instalação em prática. É indispensável que o profissional que irá realizar esse serviço seja devidamente qualificado para tal, pois a instalação requer conhecimentos técnicos específicos. 

Além do mais, a qualidade do serviço prestado é o próprio cartão de visita do profissional. Através dele é possível obter indicações para outros possíveis clientes, e até mesmo fidelizar o cliente para serviços futuros, como suporte e manutenções. Veja mais a seguir. 

Limpeza de painéis solares 

A limpeza dos painéis solares é uma manutenção do tipo preventiva, que tem o propósito de diminuir os riscos de avarias no sistema que podem surgir por causa do acúmulo de sujeira na sua superfície.

Assim como qualquer outra estrutura física, o sistema fotovoltaico também demanda manutenção para evitar a deterioração precoce dos equipamentos que o compõem. A limpeza dos painéis solares é mais um serviço especializado que pode ser oferecido pelo integrador solar. 

Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Limpeza e manutenção de placas solares
Quais os serviços oferecidos pelo integrador?  Limpeza e manutenção de placas solares

O acúmulo de sujeira e dejetos é um dos principais fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis solares, mas não deve ser motivo de preocupação, pois é um problema fácil de ser corrigido. Manter a manutenção em dia é o segredo para evitar que a durabilidade do sistema fotovoltaico seja colocada em risco e comprometa a sua capacidade produtiva. 

Estima-se que a sujeira acumulada na superfície dos painéis solares seja capaz de causar perdas de até 25% da geração de energia, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável). O acúmulo de resíduos ao longo do tempo também pode levar a outros problemas, como o surgimento de manchas e fungos e até mesmo causar um processo de corrosão nos painéis, prejudicando a sua durabilidade. 

A manutenção preventiva não precisa necessariamente ser feita por mão de obra qualificada, mas nada como um serviço feito por quem de fato entende do assunto, não é mesmo?! Até mesmo porque nem todo mundo dispõe de tempo e disposição o suficiente para se dedicar à limpeza dos painéis na frequência adequada, que pode ser a cada seis meses ou anualmente, de acordo com a região. 

Além do mais, no manual dos fabricantes geralmente consta a orientação de que a limpeza seja feita preferencialmente por profissionais treinados e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A manutenção oferecida pode ser semestral
A manutenção oferecida pelo integrador pode ser semestral

Assim como qualquer outra tecnologia, o sistema fotovoltaico também possui um manual para orientar e informar sobre sua instalação, funcionamento, uso e manutenções em geral. Seguir as orientações do manual é uma garantia de assegurar um bom funcionamento do produto.

Por isso, mesmo que a higienização dos painéis solares seja um procedimento relativamente simples que pode ser realizado pelo próprio consumidor, muitos usuários preferem a segurança de confiar o serviço a um profissional de energia solar, que pode ser o integrador.

Até mesmo porque as instalações podem ser complexas e de difícil acesso, então contar com um profissional especializado que use os equipamentos de segurança apropriados é a opção mais adequada e recomendada. 

No Brasil, já existem diversas empresas que oferecem a instalação e/ou os equipamentos, e garantem serviços de manutenção especializados. Certifique-se de reunir os melhores fornecedores de tecnologia solar, as melhores técnicas e um atendimento personalizado.

Assim, você se coloca como uma referência relevante no mercado, e um profissional com ampla gama de soluções para energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares