O mercado para o integrador de energia solar está em constante crescimento, especialmente em países tropicais como o Brasil, onde a incidência de luz solar é elevada. Essas circunstâncias fazem com que possa haver um maior aproveitamento para essa fonte de energia. 

Levando em consideração esse cenário, muitas pessoas têm aproveitado o momento para empreender no setor fotovoltaico. Se você está começando ou gostaria de saber o que fazer para impulsionar sua carreira de integrador de energia solar, então está no lugar certo! 

No artigo a seguir, você poderá conferir mais detalhes sobre a atuação do integrador de energia solar e ter acesso a algumas dicas fundamentais para ter sucesso trabalhando nessa área. Vamos lá!

O que é e o que faz o integrador de energia solar?

O integrador solar está entre as profissões que foram criadas em decorrência da expansão do setor fotovoltaico no Brasil. Esse profissional é o responsável por mediar o contato entre o cliente e os distribuidores de equipamentos para energia solar, oferecendo suporte por meio de ferramentas, projetos, instalação, manutenção ou reparo da rede, entre outros. 

Tudo o que você precisa saber sobre o trabalho de um integrador de energia solar
Tudo o que você precisa saber sobre o trabalho de um integrador de energia solar

Sendo assim, o trabalho desse profissional está focado basicamente em prestar um serviço que viabilize a produção de energia solar por parte dos consumidores. Ele atua como um coordenador e facilitador em todas as etapas da implementação de sistemas de energia solar em diferentes tipos de locais, como residências, empresas e instalações industriais.

O profissional inicia sua função avaliando cuidadosamente o local da instalação e as necessidades específicas do cliente, considerando a quantidade de energia requerida, o orçamento disponível e os objetivos do cliente.

Com base nessa avaliação, o integrador solar cria um projeto detalhado do sistema, selecionando os componentes adequados, como painéis solares, inversores e estruturas de montagem. O dimensionamento correto do sistema é de extrema importância para atender às demandas energéticas do cliente.

Também cabe ao integrador lidar com os aspectos burocráticos do projeto, como a obtenção das permissões e licenças necessárias. Ele também garante que o projeto esteja em total conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

A aquisição dos componentes é outra tarefa importante desse profissional, envolvendo a negociação com fornecedores para obter os melhores preços e garantir a qualidade dos materiais.

Posteriormente, o integrador supervisiona ou realiza a instalação do sistema, garantindo que todos os componentes sejam corretamente instalados com foco na segurança e eficiência energética.

O integrador solar pode, ainda, oferecer serviços de monitoramento contínuo do sistema e manutenção periódica, como a limpeza dos painéis solares e a substituição de componentes defeituosos. Além disso, ele desempenha um papel educativo, fornecendo ao cliente informações sobre como monitorar e manter o sistema.

Os benefícios da energia solar estão se tornando cada vez mais conhecidos, fazendo com que os profissionais que decidem ingressar na área possam aproveitar amplas oportunidades de trabalho.

Veja como o integrador pode melhorar ainda mais seus resultados
Veja como o integrador pode melhorar ainda mais seus resultados

Como esse é um ofício que ainda está em processo de desenvolvimento no Brasil, aqueles que buscam se capacitar, oferecer um serviço de qualidade e manterem-se atualizados acabam se destacando em sua atuação.

A seguir, veja o que é preciso para impulsionar sua carreira de integrador de energia solar e tirar o máximo proveito desse mercado em expansão.

Como ter sucesso trabalhando como integrador de energia solar?

Por ser o responsável pela instalação e conexão entre distribuidoras de energia e cliente, o integrador solar desempenha um papel de grande importância no setor fotovoltaico. Veja abaixo alguns passos que você pode seguir para se tornar um integrador solar de sucesso. 

1. Invista em especialização

O primeiro passo para atuar como um integrador solar é focar na sua capacitação profissional e estudar sobre a área. Procure por cursos livres, práticos ou até mesmo acadêmicos para entender o funcionamento do setor e descobrir como prestar um bom serviço de acordo com as demandas do mercado.

Capacitação e aprimoramento de técnicas e novos conhecimentos, nunca são demais
Capacitação e aprimoramento de técnicas e novos conhecimentos, nunca são demais

Para garantir uma atuação profissional mais completa, também é interessante buscar conhecimento relacionado às áreas de marketing, empreendedorismo, atendimento ao cliente e economia básica.

Se houver a possibilidade, converse com profissionais que já atuam na área. Por meio dessa troca, você talvez tenha a oportunidade de obter mais dicas e informações relacionadas à especialização necessária para desempenhar o melhor papel enquanto integrador de energia solar. 

2. Informe-se sobre a legislação e regulamentos

Em qualquer setor econômico é preciso atuar em conformidade com as leis e regras vigentes. No caso do segmento de energia solar fotovoltaica não seria diferente. Aqui no Brasil, o órgão responsável pela regulamentação dos aspectos que envolvem esse ramo é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Uma das mais importantes regulamentações realizadas pela ANEEL recentemente foi a Lei nº 14.300/2022, que instituiu o Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia – também conhecido como marco legal da geração distribuída de energia ou marco legal da energia solar.

Além da regulamentação a respeito do exercício da profissão de integrador solar, também é importante ficar atento às informações quanto ao registro da empresa.

Caso você queira abrir seu próprio negócio, é preciso ter registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), segundo o que diz a  Lei Federal nº 5.194/66 e a Resolução nº 336/89 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 

Neste vídeo do Canal Solar você pode encontrar mais informações para ficar em dia com suas atividades.

3. Conheça seu público-alvo

Independente do serviço que será prestado, é preciso saber quem é o público-alvo que irá usufruir dele. Ao reunir informações sobre o perfil de consumidor a quem seu trabalho será destinado, é possível visualizar mais facilmente as demandas do setor e alinhar expectativas em relação a isso.

Em todos os ramos podemos encontrar diferentes tipos de público para um mesmo produto, é importante definir o seu
Em todos os ramos podemos encontrar diferentes tipos de público para um mesmo produto, é importante definir o seu

Parte do trabalho de um bom integrador solar é a capacidade de personalizar seu atendimento e desempenhar diferentes papéis antes, durante e depois do processo de negociação com seus clientes. 

Assim, é possível definir quais serviços você pode oferecer e descobrir soluções sob medida para cada caso. Ao entender profundamente quem faz parte do seu público-alvo, você saberá como encontrar novos clientes e segmentos diferentes para atuar.

4. Aprenda a divulgar seus serviços

Se você pretende trabalhar de maneira autônoma ou abrir seu próprio negócio, é fundamental saber como promover os seus serviços. Apesar desse não ser seu foco principal, é preciso dedicar um tempinho a isso para garantir que o seu trabalho cause uma boa primeira impressão aos clientes.

Você pode começar escolhendo o nome e criando uma identidade visual para sua empresa. Defina um nome que seja criativo e, ao mesmo tempo, fácil de ser memorizado pelas pessoas. Lembre-se que o foco é chamar a atenção do público. 

Muitos empresários optam por contratar os serviços de profissionais ou empresas especializadas nesse tipo de atividade, como agências de comunicação, por exemplo. Essa pode ser a melhor forma de desenvolver a comunicação da sua marca e passar exatamente o que você deseja através da sua identidade. 

Depois que essa estrutura estiver bem definida, o próximo passo é fazer um website oficial para a sua empresa e perfis nas redes sociais. O site ajuda a conferir credibilidade para o seu negócio, já que é o lugar onde o consumidor pode encontrar informações mais concretas sobre empresas e o trabalho realizado por elas.

É importante estudar a maneira mais adequada de divulgar seus produtos e serviços em energia solar
É importante estudar a maneira mais adequada de divulgar seus produtos e serviços em energia solar

Já as redes sociais são ferramentas importantes para manter o diálogo com seu público-alvo e ampliar o alcance das informações que você deseja divulgar.

5. Desenvolva suas habilidades de vendas e negociação

Nossa última dica para impulsionar sua carreira como integrador de energia solar é investir em aspectos relacionados ao atendimento ao cliente, como habilidades de comunicação, vendas e negociação. 

Um bom atendimento é muitas vezes um aspecto determinante para que um consumidor opte por certa empresa em vez de considerar suas concorrentes. Esse é, portanto, um aspecto fundamental para fortalecer e qualificar a sua empresa, no qual vale a pena investir.  

Saber comunicar os benefícios dos sistemas solares de forma clara e persuasiva é essencial para conquistar a confiança dos clientes e superar objeções comuns.

Além disso, para oferecer as melhores soluções aos clientes, o integrador precisa entender suas necessidades, orçamento e objetivos. Desenvolver habilidades de venda é o caminho para coletar informações relevantes e criar soluções personalizadas.

A negociação de contratos é, muitas vezes, uma etapa crítica do processo de vendas. Um bom integrador deve ser capaz de estabelecer acordos equitativos que beneficiem tanto o cliente quanto a empresa. 

Além dos clientes, você provavelmente precisará entrar em contato com fornecedores, mão de obra e uma série de outros profissionais As habilidades de negociação também ajudam nesse sentido.

Busque aprimorar suas técnicas de vendas para potencializar seus resultados de vendas de energia solar
Busque aprimorar suas técnicas de vendas para potencializar seus resultados de vendas de energia solar

Algo que pode te ajudar é buscar por cursos relacionados a vendas e negociação. Atualmente, é possível encontrar diversos programas de treinamento específicos para o setor de energia solar. Também é importante valorizar o feedback honesto de clientes e colegas, já que suas opiniões ajudam a identificar áreas de melhoria e a ajustar suas abordagens de venda. 

Outro detalhe importante é acompanhar as tendências de mercado. Esteja ciente das últimas tendências e desenvolvimentos no setor de energia solar para manter um atendimento relevante e atualizado.

Essa é uma forma de mostrar que você tem domínio no assunto, passando segurança ao cliente e criando com ele uma relação de confiança para que ele se sinta seguro em investir no seu serviço.

Investir no desenvolvimento dessas competências comportamentais pode ser um passo crítico para obter sucesso profissional nesse campo em constante evolução. Se você deseja ir a fundo nesse assunto, confira nosso artigo sobre os melhores cursos para capacitação em energia solar

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares