O CRM é uma ferramenta completa para melhorar as vendas em qualquer segmento. A sigla refere-se ao conceito de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, que coloca o consumidor no centro de todas as estratégias adotadas. 

Para obter melhores resultados, a tecnologia é um elemento fundamental, desde a geração de leads (contatos de potenciais clientes que foram identificados como sendo de alto interesse para a empresa) até a fidelização do cliente após a compra. 

 O mercado de energia solar é atualmente um dos que mais crescem no Brasil, apresentando ótimas expectativas para o futuro. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor fotovoltaico teve uma expansão de aproximadamente 70% no país em 2020, mesmo diante do cenário de pandemia. 

Mediante esse contexto, se você deseja vencer a concorrência e alavancar suas vendas, é importante investir em iniciativas que coloquem o público no centro das suas ações, possibilitando que você se destaque no mercado de energia solar e seja mais assertivo em suas estratégias. 

Confira no artigo a seguir mais detalhes sobre as plataformas de CRM, as vantagens que oferecem às empresas de energia solar e o que priorizar na hora de escolher uma ferramenta para o seu negócio. Boa leitura! 

O que é CRM para energia solar?

Para desvendar todo o potencial que uma ferramenta de CRM tem a oferecer, é preciso compreender muito bem o conceito por trás dessa estratégia. 

Como ele se encaixa no seu negócio de energia solar
Como ele se encaixa no seu negócio de energia solar

Estamos vivendo a chamada “era do cliente”, que se refere à tendência das empresas direcionarem seus esforços para oferecer experiências excepcionais aos seus clientes, a fim de aumentar sua satisfação e fidelidade.

Isso tem se tornado cada vez mais importante com o surgimento de novas tecnologias como as redes sociais, que permitem que os clientes compartilhem facilmente suas experiências com outras pessoas.

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando implementar estratégias de CRM para coletar e analisar dados sobre os hábitos de consumo dos clientes, bem como a oferta de suporte técnico especializado e programas de fidelidade.

Essa era também se caracteriza pela crescente importância da experiência do cliente em todas as suas etapas, desde a atração até a fidelização. Isso inclui a criação de conteúdo de qualidade, o design de sites de fácil navegação e o atendimento ao cliente eficiente e personalizado.

Sendo assim, a era do cliente é basicamente caracterizada por uma ênfase crescente nas necessidades e expectativas dos clientes e na oferta de experiências únicas por parte das empresas.

Veja tudo sobre CRM neste artigo que preparamos para você
Veja tudo sobre CRM neste artigo que preparamos para você

Para empresas de energia solar, se relacionar bem com os clientes é de suma importância, já que trabalham com investimentos que requerem muita confiança. E a transformação digital tem papel determinante em relação ao seu processo de vendas.

Uma boa plataforma de CRM engloba a gestão de ações, análises e estratégias para organizar o processo comercial, tudo centralizado em um único lugar. Ao mesmo tempo, contribui para dar visibilidade às ações realizadas, gerando o valor que o cliente precisa em todas as oportunidades.

Continue a leitura para descobrir porque investir em um sistema de CRM pode ser a solução que você procura para a sua empresa de energia solar. 

Por que empresas de energia solar devem investir em CRM?

Para o crescimento e sucesso de qualquer empresa, é fundamental criar boas relações com os clientes, e a realidade do mercado de energia solar fotovoltaica não seria diferente.

A ABSOLAR prevê um retorno bastante positivo para os próximos anos. A expectativa é de que, até 2050, tenhamos um retorno de R$139 bilhões de novos investimentos e cerca de um milhão de novos empregos no segmento de energia solar

Confira como esta ferramenta se encaixa na sua estratégia de vendas de energia solar
Confira como esta ferramenta se encaixa na sua estratégia de vendas de energia solar

Ao investir em um bom sistema de CRM, sua empresa de energia solar terá acesso a uma plataforma consultiva e integrada, possibilitando que seu relacionamento com os clientes não se limite às vendas de produtos, projetos e serviços, ou apenas à instalação de painéis.

Construir um relacionamento forte com os clientes envolve uma cadeia muito mais ampla, que engloba processos de pré-venda, venda e pós-venda. E para otimizar o atendimento ao público e gerenciar essas etapas de modo mais assertivo, muitas empresas passaram a adotar o uso de plataformas de CRM. 

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes, e esperam não apenas que a sua empresa ofereça um produto ou serviço de qualidade, mas um atendimento que passe segurança, credibilidade e seja capaz de deixá-los otimistas e satisfeitos.

Esses sentimentos são responsáveis por fortalecer a percepção que os consumidores têm da sua empresa, deixando-a em evidência em relação aos concorrentes.

Benefícios que o investimento nesta ferramenta trás para o seu negócio
Benefícios que o investimento nesta ferramenta trás para o seu negócio

Quando se fala em atendimento, é preciso considerar todos os profissionais que entram em contato com potenciais clientes e clientes ao longo do processo comercial. Isso inclui desde o responsável pelas mídias sociais da empresa, atendentes por telefone e equipe de vendas até a equipe encarregada por realizar os serviços de instalação e manutenção dos painéis solares. Todo o time deve estar alinhado para a construção de uma boa relação com o público.

Sendo assim, as estratégias de CRM garantem sucesso pois colocam o público como prioridade nas práticas da sua empresa. Sendo assim, apresentam um grande potencial para ajudar a sua marca na elaboração de estratégias e na execução de ações mais assertivas. 

A implementação dessa tecnologia vai ajudar a sua empresa a entender melhor as necessidades dos seus consumidores e até mesmo se antecipar a elas, facilitando o planejamento e a execução de estratégias direcionadas em todos os setores. Com isso, você pode aumentar a satisfação e a fidelidade dos seus clientes.

Uma estratégia de CRM eficaz pode incluir ações como o envio de comunicados personalizados para os clientes, a realização de pesquisas de satisfação e a oferta de suporte técnico especializado. Além disso, também pode envolver a criação de programas de fidelidade e a realização de promoções exclusivas para os clientes mais leais.

Confira os pilares que o CRM trás para sua estratégia
Confira os pilares que o CRM trás para sua estratégia

Em um cenário de mercado de grande concorrência (como é o caso do segmento de energia solar), o uso de um CRM se torna indispensável para otimizar e organizar os dados dos clientes e potenciais clientes, além das informações de negociações. 

Agora que você já sabe a importância de investir em CRM, provavelmente está se perguntando qual o próximo passo. No tópico a seguir, reunimos algumas dicas para que você faça uma boa escolha de plataforma, segundo a realidade da sua empresa. Confira! 

Como escolher o melhor CRM para energia solar?

Deixar os velhos hábitos para trás e se adaptar a uma nova ferramenta comercial é certamente um grande desafio, mas essa é uma decisão crucial para possibilitar o crescimento da sua empresa. Ao tomar alguns cuidados, você pode garantir que essa adaptação seja a mais tranquila possível. 

Tudo para optar pela melhor opção em CRM para sua estratégia
Tudo para optar pela melhor opção em CRM para sua estratégia

Há algumas aspectos importantes que você deve considerar ao escolher o melhor CRM para sua empresa de energia solar:

Em primeiro lugar, é importante que o CRM escolhido se integre facilmente a outras ferramentas e sistemas que você já utiliza, como de gerenciamento de vendas ou de marketing. Um bom CRM não pode trabalhar de maneira isolada. Também é crucial que ele ofereça integração com WhatsApp Web e outras redes sociais, como Facebook e Instagram Ad.

Outro aspecto importante é que o CRM seja fácil de usar e intuitivo, para que todos os funcionários possam utilizá-lo e sua implementação não cause mudanças drásticas na rotina de trabalho das equipes. Vale a pena investir em um sistema que seja hospedado em nuvem, para permitir acesso de qualquer lugar. 

Como escolher a melhor fermenta para energia solar
Como escolher a melhor fermenta para energia solar

Lembre-se também de verificar se a plataforma oferece os recursos que você precisa, como rastreamento de leads, gerenciamento de oportunidades de vendas e análise de dados.

Outras opções interessantes para empresas de energia solar são a assinatura eletrônica de documentos, calculadora energética e templates de propostas. Avalie o preço e compare-o com os recursos oferecidos para ver se a opção escolhida é, de fato, um bom investimento para a sua empresa.

Busque se informar sobre a reputação da empresa responsável pelo CRM, se ela oferece suporte eficiente para resolver problemas ou dúvidas que possam surgir durante o uso da ferramenta, e se oferece medidas de segurança adequadas para proteger os dados dos clientes e da empresa.

Leia as avaliações de outras empresas que utilizam o sistema, isso vai te ajudar a ter uma ideia do nível de satisfação dos usuários.

Certifique-se de que o CRM possa ser personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio e se é possível adicionar novos recursos à medida que suas demandas mudam.

É interessante que ele ofereça a possibilidade de criar múltiplos funis de venda, por exemplo, para ajudar na elaboração de estratégias para cada etapa do processo.

Neste artigo, mostramos as melhores opções em CRM
Neste artigo, mostramos as melhores opções em CRM

Também vale a pena avaliar se a ferramenta consegue acompanhar o crescimento da empresa e se é possível adicionar mais usuários à medida que a equipe expande.

Por fim, prefira um CRM que facilite a criação de relatórios personalizados e completos, para que você possa aprimorar cada dia mais seu processo de vendas e a gestão das equipes.

Se apoiando nessas dicas, será muito mais fácil tomar sua decisão e escolher o melhor CRM para alavancar as vendas da sua empresa de energia solar. Ficou com alguma dúvida que não foi esclarecida ao longo deste artigo? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo para podermos te ajudar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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