Alguém hoje pode se questionar onde ainda podem surgir inovações no setor de energia solar. Além disso, ainda há carreiras que podem somar no conhecimento da área? Essas questões são importantes para mover o mercado e a sustentabilidade à frente.

Por um lado, as tecnologias de energia solar já chegaram ao nível comercial, considerado o ápice. Por outro lado, a ciência e a área de pesquisa tem avançado em descobertas e melhorias. Confira como o setor ainda pode avançar nos próximos anos.

Importância dos heliostatos para a energia solar

Um dos primeiros pontos que a pesquisa traz e pode trazer ainda mais melhorias são nos heliostatos. Principalmente nos valores de instalação e manutenção. 

Em projetos e instalações solares, o custo desse dispositivo corresponde até 30% do total. Contudo, para isso, é necessário encontrar materiais que possam descer o preço nesses quesitos.

Ainda mais com o aumento das fazendas solares, que podem potencializar a produção de energia solar. Além disso, as áreas de óptica e programação podem avançar para encontrar maneiras melhores de ajustar o ângulo dos espelhos ao movimento do sol.

Os estudos de óptica recebem bastante atenção ao redor do mundo para além do setor solar. Por esse motivo, descobertas em outros setores tecnológicos que dependem da óptica podem ser benéficas para a tecnologia solar.

Portanto, essa é uma área em que físicos, matemáticos, engenheiros e outros cientistas podem trazer inovações.

Armazenamento e projetos

Outra área que busca constantemente melhorar é a de armazenamento de eletricidade. No caso da energia solar, as baterias são necessárias para momentos do dia sem irradiação solar. Ainda mais se tratando de projetos para comunidades, bairros e instituições públicas e privadas.

Junto com esse setor, é importante sempre pensar nas questões ambientais que as baterias geram. Por fim, nessa área, a reciclagem também é algo constantemente presente nas melhorias no armazenamento de energia solar.

Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento
Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento

Por outro lado, o setor de projetos solares é um com bastante espaço de crescimento e inovações. Saber utilizar a tecnologia é algo muito importante, assim, são precisos conhecimentos diversos para construir projetos aproveitando o potencial de cada espaço.

Então arquitetos, engenheiros, ambientalistas, geógrafos e outras profissões podem se unir para criar modelos que serão essenciais no futuro. Nesse quesito, entra novamente a queda de preços de elementos essenciais para a energia solar, como o heliostato. A queda de valores permite uma complexidade maior nos projetos, gerando maior produção.

Ou seja, ainda há diversos espaços que podem trazer inovações importantes para a energia solar. Por isso, é importante apoiar a ciência e tecnologia, áreas que trazem mais conforto para toda a população.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares