Um CRM em energia solar é uma plataforma de vendas completa para otimizar o trabalho de integradores de energia solar fotovoltaica. Quem trabalha nesse segmento sabe da importância de se relacionar bem com os clientes, e é por isso que investir em uma plataforma de CRM pode ser determinante para aperfeiçoar seu processo de vendas. 

Para vender mais e melhor, a tecnologia se faz necessária no dia a dia, desde a geração de oportunidades de negócio até a obtenção de clientes fidelizados e que ajudam a divulgar sua empresa. 

Muitos negócios ainda gerenciam esses processos de forma manual ou usando planilhas. Devido a isso, a tendência é que pouco a pouco percam competitividade e relevância no mercado de energia solar. 

Quer se manter atualizado em relação às inovações do setor e evitar que isso aconteça? Confira a seguir as 5 melhores plataformas para montar um CRM em energia solar. 

1 – PipeRun 

O CRM desenvolvido pela PipeRun atende diversos setores, entre eles o da energia solar. Portanto, a plataforma entende o que o integrador solar precisa e tem recursos e possibilidades que são muito úteis para esses profissionais.

Com recursos e estratégias que ajudam a identificar, controlar, simplificar e otimizar as vendas, esse CRM é ágil, completo, integrado e possui diversas possibilidades de gerenciamento. 

Confira essas dicas que separamos para CRM em energia solar
Confira essas dicas que separamos para CRM em energia solar.

Com ele, é possível integrar seu WhatsApp profissional com o site da sua empresa, disponibilizando um botão que direciona potenciais clientes diretamente para uma conversa pelo app.

Também é possível integrar o CRM a diversas outras plataformas digitais, como Facebook Leads, Instagram Leads e LinkedIn, contribuindo com a mensuração de indicadores importantes.

Outras vantagens incluem os múltiplos canais de captação de clientes, disponibilização de templates de e-mails, propostas e contratos, e a possibilidade de configurar ações automáticas para cada etapa do funil de vendas.

A PipeRun também oferece um app através do qual o integrador pode acompanhar projetos e capturar fotos de telhados e de documentos, e um sistema de formulários para coleta de dados para seguros e financiamentos. 

2 – SunHub

Essa é mais uma opção interessante para quem deseja encurtar o fluxo de passagem entre seu site, ferramenta de marketing e o CRM. Por meio do formulário totalmente integrado desenvolvido pela SunHub, potenciais clientes podem fazer um cadastro automático.

Além de melhorar o fluxo de atividades da equipe comercial, o recurso também oferece uma calculadora integrada e gerador de propostas personalizadas para diversos tipos de negociação.

Dessa forma, é possível alinhar-se perfeitamente às expectativas de seus clientes. Essas propostas comerciais podem ser geradas a partir de faturas, arquivos e PDFs obtidos de diversas concessionárias do Brasil. 

Confira essas 5 dicas em CRM, e escolha a que melhor lhe atende
Confira essas 5 dicas em CRM, e escolha a que melhor lhe atende.

Segundo o site oficial da plataforma, o uso do CRM SunHub possibilita que 50% dos processos sejam otimizados, já que é possível integrar as etapas do processo operacional em um único lugar, da prospecção ao pós-venda.

Com ela, você consegue mensurar a produtividade de cada fase e administrar a agenda de seus colaboradores.

Outras possibilidades interessantes envolvem a personalização de dados para atender às necessidades de cada negociação, e a configuração de lembretes para realizar ligações, visitas e enviar e-mails.

Tudo pode ser acompanhado diretamente pelo celular, conferindo ainda mais praticidade para o dia a dia movimentado do integrador solar. 

3 – Solaryum

Nossa terceira sugestão de plataforma para montar um CRM em energia solar é a Solaryum, com a proposta de que você tenha total controle da sua empresa ao reunir todos os recursos que precisa em uma única plataforma. 

A Solaryum disponibiliza diversos recursos intuitivos para otimizar sua gestão, facilitar a rotina de sua equipe e gerar mais vendas. Ao utilizar esse CRM, você poderá gerar propostas personalizadas para os seus clientes, e ter total controle e acesso aos dados de toda a equipe comercial. 

É uma solução desenvolvida para facilitar a gestão de empresas de energia solar, otimizar o tempo da equipe e aumentar as vendas.

Veja o quanto o CRM pode otimizar seu trabalho
Veja o quanto o CRM pode otimizar seu trabalho.

Você pode escolher entre os planos mais básicos até os mais avançados, criados para auxiliar negócios de diferentes portes. Segundo o site da plataforma, a Solaryum já acumula mais de 1700 usuários satisfeitos.

4 – SolarNext

Essa é mais uma plataforma de gestão desenvolvida especialmente para o segmento solar, com o intuito de otimizar os processos desde o primeiro contato com o cliente até a gestão da obra de instalação do sistema de energia solar fotovoltaico.

Para isso, ela divide esses processos em 7 módulos principais, com possibilidades de automação e personalização. São eles: 

  1. Gestão de clientes e leads: para controle de dados, agenda, anexo de documentos e funil de vendas personalizável.
  2. Orçamentos: para organizar informações a respeito de dimensionamento, com propostas personalizadas e rastreáveis e simulação de financiamento. 
  3. Gestão de vendas: oferece a opção de anexo de documentação e geração de documentos e relatórios com assinatura eletrônica, além de informações a respeito do projeto e formas de pagamento.
  4. Avaliação de crédito: para auxiliar com a gestão financeira, fluxo de caixa, receitas e despesas.
  5. Visita técnica: recurso para anexo de documentação personalizável, geração de documentos e relatórios, informações da visita e geração de Ordem de Serviço.
  6. Projeto: com anexação de documentos, geração de relatórios, informações das visitas técnicas e geração de Ordem de Serviço.
  7. Obra: além das opções do módulo 6, também dispõe de recurso para diário de obra. 

A plataforma do SolarNext ainda disponibiliza um aplicativo para o colaborador, que pode concentrar toda a sua gestão na palma da mão. Com o controle de níveis de acesso, cada funcionário tem acesso a funcionalidades específicas de acordo com seu cargo.

Veja o que cada uma das opções que separamos, tem a oferecer a sua empresa
Veja o que cada uma das opções que separamos, tem a oferecer a sua empresa.

Outro recurso estratégico para gestores que o SolarNext oferece é referente às vendas e comissões, por meio do qual o gestor define a porcentagem ou valor da comissão para cada vendedor.

Há também a integração com acesso ao estoque integrado de alguns distribuidores, para deixar seu processo ainda mais ágil, e chat interno de comunicação para troca de mensagens, arquivos e anotações em tempo real entre os membros da equipe.

5 – Pylon CRM 

Finalizamos nossa lista de sugestões com as melhores plataformas para montar um CRM em energia solar com o Pylon CRM. 

Com ele, você consegue rastrear e entender as interações com suas propostas comerciais para que possa fazer as personalizações que julgar necessárias durante os próximos contatos com o cliente. Além disso, a plataforma garante que você faça o acompanhamento caso um documento não seja lido.

Por meio das notificações automatizadas de SMS e e-mail, mantenha os clientes engajados enquanto você verifica e realiza outras tarefas, fornecendo a melhor experiência para melhorar suas vendas.

Outra vantagem é o aumento das conversões, já que por meio do Pylon CRM você pode projetar propostas de acordo com as melhores opções, para que seus clientes entendam cada detalhe. 

Com as taxas de fechamento e desempenho, você fica por dentro da atuação da sua equipe para se certificar de que todos os membros estão realizando o seu melhor trabalho. 

Seja você um integrador solar autônomo ou gestor de empresa de energia solar, a implementação de uma boa plataforma de CRM será de grande utilidade para otimizar seu negócio. É um investimento valioso para garantir o melhor atendimento aos seus clientes e aproveitar as oportunidades de vendas. 

Esperamos que tenham gostado dessas 5 opções que separamos, e que uma delas se encaixe no seu perfil de busca
Esperamos que tenham gostado dessas 5 opções que separamos, e que uma delas se encaixe no seu perfil de busca.

Se você ainda está com dúvidas a respeito de qual o melhor CRM para você, faça alguns testes.

A maioria das plataformas oferece a possibilidade de fazer testes gratuitos pelo período de alguns dias, o que pode te ajudar a entender exatamente o que procura em uma ferramenta de CRM e qual a melhor opção para o seu modelo de negócio.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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