A geração de energia solar é uma novidade relativamente recente no Brasil, e por isso ainda tem muito espaço para crescimento e adesão de consumidores. Desde residências e comércios até grandes indústrias podem investir nessa tecnologia e usufruir das diversas vantagens oferecidas.

Por ser algo novo no Brasil, conseguir clientes no segmento pode ser considerado um desafio, mas colocando algumas estratégias em prática essa tarefa pode ficar mais simples. Confira a seguir! 

Mantenha-se atualizado sobre as novidades do setor

O mercado da energia solar está em constante crescimento e, consequentemente, cada vez mais concorrido. Por isso, é fundamental estar em dia com as atualizações do ramo energético, garantindo uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

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É fundamental estar sempre se atualizando sobre a sua área.
É fundamental estar sempre se atualizando sobre a sua área.

Estudo e aprofundamento na área, nos lançamentos e nos melhores tipos de produtos disponíveis no mercado é indispensável para se sobressair e garantir o progresso de um negócio.

Estando por dentro de tudo, sua empresa se tornará uma referência no segmento, assim fica mais fácil bater metas e fomentar estratégias eficazes para aumentar as vendas e contratação de serviços em energia solar.

Manter-se atualizado sobre as inovações na área é uma forma de mostrar que tem domínio no assunto, passando segurança ao cliente e criando com ele uma relação de confiança para o consumo do seu produto.

Consumidores em geral sempre vão preferir fechar negócio com quem se mostra expert na área, pois assim têm mais segurança de que estão fazendo um bom acordo. 

Para garantir que clientes em potencial desenvolvam essa percepção sobre você, é importante mostrar os diferenciais do seu trabalho. O que faz de você ou da sua empresa uma melhor opção em relação à concorrência? É preciso mostrar que você conhece os problemas dos seus clientes e tem a solução ideal para resolvê-los.

Para desenvolver ainda mais esse discurso, é interessante estar por dentro do que os concorrentes estão fazendo, as estratégias e abordagens que utilizam. Tudo isso vai servir de parâmetro para que você desenvolva suas vendas. 

Identifique qual o tipo de cliente e a persona ideal para o nicho de energia solar

A definição do perfil de cliente ideal é uma das etapas de segmentação mais importantes para o marketing de uma empresa. Também conhecido como ICP (Ideal Costumer Profile), é uma metodologia que busca entender quem é o “melhor cliente” para a sua empresa, ou seja, quem possui o perfil que mais se encaixa com os serviços ou produtos oferecidos. 

Através dessa estratégia, é possível definir quais tipos de clientes exigem menos esforço para concluir uma venda, gerando assim mais receita. São considerados clientes mais “fáceis” para fechar um bom negócio. Com as informações do seu cliente ideal, você pode desenvolver um funil de vendas mais elaborado e assertivo com o intuito de alcançar esses perfis.

A persona, por sua vez, é uma representação específica e fictícia do cliente ideal. Serve para conhecer o seu cliente de maneira mais profunda, pois é desenvolvido um perfil próximo da realidade, com definição de aspectos como comportamento, idade, cargo e hábitos.

Para entender sua persona, procure compreender quais suas necessidades, expectativas, limitações e preocupações, entre outros aspectos.

Tenha sempre em mente a importância de que a sua comunicação vá ao encontro do que o cliente procura. Com isso, há mais chances de realizar uma conexão real, que potencializa as chances de uma venda. Tudo isso ajuda seu negócio a ter um propósito bem definido, para que consiga de fato entregar algo de valor aos interessados em seu trabalho. 

Atraia e convença com conteúdo de qualidade

Providenciar a presença digital da sua empresa nas redes sociais é algo indispensável hoje em dia. Afinal, grande parte dos consumidores busca na internet uma solução para os seus problemas.

Certifique-se de que sua empresa ofereça conteúdo de qualidade em suas plataformas, para atrair aqueles que procurarem por soluções em energia solar. Isso te ajuda a se posicionar como referência no segmento, mostrando a eficiência e o profissionalismo do seu trabalho. 

Sempre planeje o seu conteúdo quando o assunto for energia solar
Sempre planeje o seu conteúdo.

Um conteúdo bem desenvolvido passa por toda a jornada de compra de um cliente, que faz parte dos fundamentos em marketing. É preciso ter em mente que o cliente passa por momentos específicos antes de realizar a compra de fato.

Primeiro, é importante atrair e ensinar o cliente sobre a solução que você oferece, disponibilizando explicações a respeito da instalação de painéis, custo-benefício e segurança, por exemplo.

Em seguida, é hora de ajudar o cliente a compreender que tem um problema. No segmento de energia solar, o problema muitas vezes tem a ver com o preço pago pela energia elétrica, a falta de autonomia energética, as falhas de distribuição da rede e a preocupação com o impacto causado no meio ambiente.

Posteriormente, ofereça uma solução condizente a essas questões através dos produtos e serviços que sua empresa oferece. Isso deve ajudar o cliente na tomada de decisão de compra.

Além das redes sociais, invista também em blogs corporativos para melhor desenvolver o conteúdo sobre os serviços oferecidos.

Antes de optar por um produto, a maioria dos consumidores faz pesquisas online para sanar as suas dúvidas, e ninguém melhor que você para responder essas perguntas através de materiais ricos e que possam conduzi-lo na decisão de compra.

Essas estratégias fazem parte do marketing de conteúdo, que cria valor nutrindo o público através de informações de qualidade, possibilitando o aumento das vendas e captação de novos clientes.

Priorize a qualidade do serviço de energia solar

Entre pagar um valor abaixo do mercado por um serviço que oferece apenas o básico e pagar um pouco a mais por um serviço completo, eficiente e que te passe mais confiança, qual você escolheria?

Um bom trabalho em energia solar sempre vai ter uma prioridade.
Um bom trabalho sempre vai ter uma prioridade.

Boa parte dos consumidores tende a escolher a segunda opção, por acreditar que nem sempre vale a pena investir no mais barato, já que isso pode significar dores de cabeça no futuro

O investimento em energia solar é algo de grande importância, com potencial para diminuir os gastos e transformar a forma de consumo em uma residência ou empresa. A vida útil de um sistema fotovoltaico de qualidade é de pelo menos 25 anos, por isso vale a pena ter um cuidado especial na hora de fechar um negócio com uma empresa do setor.

Sendo assim, saem na frente as empresas que se preocupam em oferecer um serviço de qualidade, com atendimento eficaz, assertivo e profissionais engajados em te orientar sempre que necessário. Isso vale também para o pós-venda, uma etapa tão importante quanto as anteriores.

Mesmo com todas as estratégias que o marketing oferece, um cliente satisfeito continua sendo a melhor propaganda, e pode ajudar a fechar ainda mais negócios. 

Implementando as dicas deste artigo, você agrega mais valor a sua marca. Isso vai muito além do serviço, incluindo também a experiência do cliente e a relação de confiança desenvolvida durante o processo de compra. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários desse post para te ajudarmos.

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