Viajando pela Europa em um dia claro, é cada vez mais provável que você aviste um agrupamento de painéis solares brilhando ao sol. Ainda mais com a crise energética local, que fez a energia solar ser amplamente procurada por cidadãos e empresas.

Isso é um sinal positivo para a maioria, como comprova uma pesquisa recente mostrando que as energias renováveis ​​são a saída preferida dos cidadãos da UE. Assim, alguns países mudaram e muito seus mixes de energia dominantes nos últimos anos.

Comparação da energia solar nos países europeus

Há uma série de métricas diferentes pelas quais você pode avaliar o sucesso da energia solar de um país.

Olhando para a porcentagem de eletricidade gerada por fontes solares no mix de energia, Holanda, Alemanha e Espanha estão no topo, com 23%, 19% e 17%, respectivamente, durante o verão de 2022.

A Grécia também tem o melhor desempenho aqui, comemorando recentemente a geração de 100% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis ​​pela primeira vez (embora por apenas cinco horas).

Os países onde a energia solar está decolando rapidamente tendem a ser menores e concentrados na Europa Oriental. A Polônia aumentou sua geração solar desde 2018 em 26 vezes, com a Finlândia e a Hungria também aumentando as energias renováveis ​​​​em ritmo acelerado.

Surpreendentemente, a tabela de classificação não corresponde a quais países são os mais ensolarados. O apoio político e o cultivo do clima econômico certo para a energia solar são mais importantes do que os níveis de “irradiância”.

Avanços e perspectivas para o futuro

É difícil comparar de forma igualitária com países de formas e tamanhos tão variados. Luxemburgo, na verdade, tem a maior porcentagem de energia solar, observa Harriet Fox, analista da Ember. Mas com menos de 65.000 habitantes é uma espécie de anomalia.

Energia solar ajuda na superação da crise energética europeia
Energia solar ajuda na superação da crise energética europeia.

A Alemanha, a maior economia da Europa, tem a meta de capacidade solar mais alta da UE (215 GW) – visando uma participação de 80% de energia renovável até 2030. Outros países, incluindo Áustria, Dinamarca e Holanda, estão buscando 100% de energia renovável pelo final da década.

Os países maiores também têm os melhores resultados de leilão, com Alemanha, Espanha e Holanda leiloando as maiores quantidades de energias renováveis.

A SolarPower Europe, uma associação liderada por membros para o setor solar do continente, acrescenta que os “países de gigawatts” são os verdadeiros candidatos. Essas são as nações que instalaram pelo menos um gigawatt de energia solar – equivalente a um reator nuclear capaz de abastecer cerca de 300 mil casas.

A Dinamarca também está nesta lista e espera-se que Noruega, Itália, Suécia e Bélgica se classifiquem em breve.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares