A proposta única de valor é um dos principais elementos que as empresas utilizam para se destacar no mercado e atrair clientes. Em um setor tão competitivo quanto o de energia solar, sua empresa precisa saber como se posicionar como líder e oferecer soluções realmente inovadoras para seu público-alvo. 

Isso é importante porque uma boa proposta única de valor ajuda sua empresa a ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Defini-la é o primeiro passo para mostrar como você e sua equipe podem atender um nicho de clientes de maneira satisfatória.

Com o crescimento do universo digital e, principalmente, dos e-commerces. Esse elemento ganhou ainda mais relevância.

Ao visitar um site, o consumidor geralmente busca entender como aquela empresa pode ajudá-lo, e é nesse momento que a proposta única de valor se torna um recurso determinante, que pode fazer com que o cliente dê continuidade ou não ao contato com a empresa.

Por conta disso, é importante que ela esteja acessível, de fácil visualização e que possa ser identificada facilmente.

No artigo a seguir, você vai entender melhor esse conceito e como definir a proposta única de valor da sua empresa. Confira! 

O que é proposta única de valor? 

A proposta única de valor (PUV) é uma estratégia de marketing que consiste em destacar os benefícios exclusivos que a empresa oferece aos clientes e como eles a diferenciam das concorrentes. 

Seu objetivo é levar ao cliente uma ideia clara, concisa e transparente de como o seu negócio pode ser relevante para o consumidor.

O desenvolvimento da PUV é uma das principais etapas do planejamento estratégico de uma empresa. Iniciar um novo negócio sem ter esse conceito bem definido pode ser prejudicial aos objetivos da empresa.

Proposta única de valor.

No caso das empresas de energia solar, a PUV pode ser definida como a oferta diferenciada que a empresa apresenta ao mercado, destacando os benefícios que suas soluções de energia solar podem trazer para os consumidores e para o meio ambiente.

Isso inclui não apenas os benefícios econômicos, mas também os benefícios ambientais, sociais e de imagem que a empresa pode oferecer aos clientes.

Esse pode parecer um conceito abstrato, mas na prática é muito simples de entender. Quando uma pessoa interessada em investir em energia solar procura por empresas que ofereçam esse serviço, ela pode se deparar com diversas opções, mas a proposta única de valor do seu negócio é o que pode fazer com que ele se destaque em relação aos demais.

Veja como é construída a proposta de valor de uma empresa

Em suma, a PUV consiste basicamente em posicionar sua empresa como uma opção melhor do que a concorrência. Por meio dessa proposta, você reforça sua capacidade em sanar os problemas enfrentados pelos clientes e atender suas expectativas da melhor forma. 

Confira a seguir como construir a proposta única de valor da sua empresa de energia solar. 

Como encontrar a proposta única de valor da sua empresa de energia solar? 

Toda empresa é fundada com base em pilares de atuação e de práticas diante do mercado e do público, e são esses ideais que devem nortear sua proposta de valor.

Com uma proposta desenvolvida, fica mais claro ao público o que exatamente sua empresa está dedicada a oferecer, e isso deve ir além da oferta de produtos ou serviços em energia solar.

Foque em oferecer soluções diferenciadas, e seja transparente em relação a isso. Não prometa mais do que pode cumprir, e deixe claro porque o consumidor deve optar pela sua empresa e não pelas concorrentes. 

Qual aspecto da sua empresa você acredita que deva ser apresentado como um diferencial? Pode ser a tecnologia utilizada, a garantia ou os programas de financiamento oferecidos ou até mesmo a expertise da sua equipe em projetos de energia solar. 

Como encontrar os elementos que compõem sua proposta única de valor.

O primeiro passo para definir esses aspectos é entender o que seus clientes valorizam. O que significa que é preciso conhecer o perfil do seu público-alvo.

Quais são as suas necessidades, expectativas e desejos em relação à energia solar? Quais são os seus valores e interesses? Entender essas informações pode ajudar a direcionar a criação da sua PUV.

Como o objetivo é se destacar em relação à concorrência, também é importante analisar empresas que ofereçam soluções semelhantes às suas e que atendam no mesmo perímetro. Pesquise sobre elas e suas propostas únicas de valor, e observe o que elas oferecem de diferencial.

Quais são os pontos fortes e fracos dessas empresas? Essa análise pode ajudar a encontrar oportunidades para diferenciar a sua empresa em relação às demais.

Feito isso, é hora de identificar quais são os pontos fortes do seu negócio. Faça uma análise acerca dos recursos e competências da sua empresa e veja o que pode ser considerado um diferencial.

Pode ser, por exemplo, a tecnologia de ponta utilizada nos painéis solares, a experiência da equipe ou a flexibilidade nos modelos de financiamento. Esses aspectos são muito atraentes aos olhos dos clientes e podem ser usados ​​para criar uma PUV exclusiva.

Em seguida, pense o que seu produto ou serviço pode oferecer aos clientes. Além de gerar energia limpa e economizar dinheiro na conta de luz, sua empresa pode ter benefícios adicionais, como aumentar a valorização do imóvel, ser uma alternativa de energia sustentável e ainda gerar créditos de carbono. Pense nesses benefícios ao criar sua PUV.

A sustentabilidade é um ponto de valor em sua proposta.

Com todas as informações que foram coletadas e os aspectos que foram definidos, é hora de criar a sua proposta, que deve ser clara, concisa e atraente. Ela deve destacar o que sua empresa tem de único e os benefícios que oferece aos clientes.

É importante comunicá-la de forma clara e consistente em todos os seus materiais de marketing e comunicação, como site, redes sociais, e-mail marketing, cartões de visita, etc. 

Para que a PUV da sua empresa seja, de fato, eficiente, é preciso que ela transmita sua mensagem com clareza e objetividade, sem margens para dúvidas. Uma proposta clara é aquela que vai direto ao ponto.

Isso é fundamental para que o cliente compreenda logo de cara qual é a proposta de valor do seu negócio. 

Ao criar a proposta única de valor da sua empresa, também é importante atentar em relação à linguagem utilizada, que precisa ser adequada ao público-alvo que você deseja atingir.

Assim, você garante a assertividade da mensagem que deseja passar e, consequentemente, o entendimento e engajamento das pessoas em relação a ela. Por isso é tão importante saber exatamente qual é o perfil dos seus clientes. 

Outro aspecto fundamental da sua PUV é a transparência nas informações apresentadas. Afinal, a proposta única de valor funciona basicamente como uma promessa feita ao cliente.

Defina o perfil do seu cliente, para que sua proposta seja mais assertiva.

Por isso, é preciso que ela seja autêntica, ressaltando os benefícios que a sua empresa realmente tem condições de entregar. 

Ao seguir essas etapas, você conseguirá definir a proposta única de valor da sua empresa e possibilitar que ela se destaque no mercado de energia solar.  Como essa é uma estratégia em constante evolução, vale a pena revisá-la regularmente para garantir que continue relevante e atraente para seus clientes.

Confira a seguir algumas PUVs de grandes marcas que podem servir de inspiração para você construir a sua.

Bônus: Alguns exemplos para você se inspirar

Que tal se inspirar na proposta única de valor das gigantes do mercado? 

A Amazon, por exemplo, se destaca no mercado por oferecer uma grande variedade de produtos e serviços a preços competitivos, com a conveniência de entrega rápida e eficiente.

A empresa procura satisfazer as necessidades de seus clientes oferecendo tudo o que eles precisam em um só lugar. Não à toa se consolidou como um dos principais locais de compra online atualmente. 

A Uber também teve sucesso em criar uma proposta de valor marcante: seu diferencial consiste em levar as pessoas de um canto a outro com conforto, segurança, facilidade e economia.

Alguns exemplos que você pode se inspirar para construir sua proposta de valor

E a Coca-Cola? A maior marca de refrigerantes do mundo aposta na experiência mágica que consumir o seu produto proporciona. Assim, muitas pessoas passaram a associar a Coca com momentos de felicidade e união. 

O Facebook, maior rede social digital do mundo, também tem uma proposta única de valor que é bem clara e consolidada:

Outra proposta diferenciada é do Airbnb, que se consolidou no mercado por oferecer acomodações mais baratas e gerar renda para quem aluga seu imóvel para turistas. Assim, sua PUV tem o senso de comunidade e a economia colaborativa como principais pilares.

Viu só como uma PUVr bem clara e consolidada pode fazer toda a diferença para diferenciar uma empresa em relação às suas concorrentes no mercado?

Essa é uma forma de se tornar referência no seu setor, conquistar o reconhecimento e a confiança do público e se posicionar como autoridade no mercado.

Ficou com alguma dúvida sobre como encontrar a proposta única de valor da sua empresa de energia solar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato com um de nossos especialistas, nossa equipe ficará feliz em poder te ajudar com isso.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares