Perder clientes de energia solar nem sempre é algo que a empresa consegue prever ou evitar. Sendo assim, é importante saber qual o próximo passo, ou seja, o que pode ser feito para tentar recuperar esses clientes de energia solar. 

Independente do motivo que levou o cliente a se afastar da empresa e deixar de fazer negócios com ela, há algumas estratégias que podem ser implementadas para que eles retornem. 

Oferecer incentivos é uma dessas possibilidades. Neste artigo, você verá como fazer isso. Boa leitura! 

Descontos em serviços de manutenção

Quem não gosta de um bom desconto? Mesmo que o cliente tenha ficado insatisfeito com alguma postura ou serviço antes e por isso tenha se afastado da empresa, ainda assim pode estar disposto a usufruir de uma boa oportunidade de negócio. 

Sendo assim, nada mais justo do que usar descontos como um incentivo para que eles retornem à empresa. Como esses consumidores já foram seus clientes antes, provavelmente já possuem um sistema solar fotovoltaico instalado.

Levando isso em conta, uma opção interessante é disponibilizar descontos para a realização de serviços de manutenção do equipamento. 

Oferecer condições especiais para clientes de energia solar, é uma ótima forma de cativá-los

Descontos são sempre atrativos. Além disso, disponibilizar esse tipo de condição é uma demonstração de que a empresa se preocupa verdadeiramente em manter seus sistemas fotovoltaicos funcionando em sua melhor forma.

Essa pode ser uma proposta ainda mais interessante para clientes que trocaram de empresa devido aos valores competitivos praticados no mercado de energia solar. 

O benefício pode ser aplicado na próxima manutenção do sistema, ou então você pode oferecer um pacote promocional com um número X de manutenções por um valor atrativo.

Esse pacote pode ser personalizado conforme as necessidades de cada cliente, e apresentado como uma solução completa e acessível para garantir que os equipamentos fotovoltaicos continuem funcionando de maneira eficaz.

Aborde as estratégias corretas para garantir a satisfação dos clientes de energia solar

Esse tipo de oferta pode ser uma forma eficaz de construir ou recuperar a relação de confiança com esses clientes inativos. É uma maneira de demonstrar seu comprometimento em fornecer soluções personalizadas e acessíveis, mesmo que isso represente uma redução de lucros para a empresa.

Programas de fidelidade

Outro incentivo interessante para que clientes retornem são os programas de fidelidade. Esses programas servem para recompensar clientes e encorajar que continuem fazendo negócios com a empresa.

Iniciativas como essa se tornaram muito populares nos últimos anos, com o intuito de construir uma relação duradoura e incentivar a lealdade dos clientes. 

O que acha da ideia de implementar algo assim em sua empresa? Crie um programa de fidelidade para seus clientes de energia solar, no qual eles possam acumular pontos ou recompensas a cada novo serviço contratado.

Outra ideia interessante é recompensá-los com base em um sistema de indicações, a cada novo cliente que chegar à empresa por recomendação deles.

Ofereça bônus para clientes de energia solar que aderirem aos programas de fidelidade impostos pela sua empresa

Nos programas de fidelidade, quando o cliente atinge um determinado número de pontos, pode trocá-los por uma recompensa, como um brinde, acesso a eventos exclusivos, serviços adicionais gratuitos ou descontos em compras futuras.

Além de servir como um incentivo para que clientes inativos voltem a comprar com a sua empresa, programas de fidelidade também ajudam a manter clientes ativos satisfeitos e engajados com as iniciativas propostas.

Essa é uma forma de fazer com que eles se sintam valorizados e reconhecidos, gerando um relacionamento mais próximo e duradouro.

O impacto no relacionamento com o cliente é justamente uma das principais vantagens de investir em programas de fidelidade. Ao oferecer recompensas exclusivas, a empresa demonstra que valoriza a lealdade do cliente e está comprometida em construir uma relação de longo prazo.

Esse tipo de ação é particularmente importante para clientes que possam ter se sentido negligenciados ou insatisfeitos no passado.

Atualizações e novidades

Os incentivos para que clientes retornem à empresa não necessariamente precisam se resumir a recompensas concretas. Há também algumas formas de incentivá-los de maneira indireta, agregando valor ao trabalho realizado pela empresa.

Uma maneira de fazer isso é mantendo seus clientes atualizados sobre as mais recentes tecnologias e inovações em sistemas de energia solar.

Informá-los sobre as novidades lançadas é uma estratégia essencial para recuperar o engajamento de clientes inativos e incentivá-los a fazer negócios novamente. 

Essa estratégia dá certo porque as pessoas tendem a se sentir atraídas por produtos e serviços novos e inovadores, especialmente se atenderem a necessidades e desejos específicos.

Esteja sempre com novidades para oferecer ao seu público

Além disso, quando um cliente inativo percebe que a empresa está comprometida em inovar continuamente, pode se sentir tentado a retomar o contato para experimentar os novos produtos ou serviços disponibilizados pela empresa.

Com o marketing de conteúdo, é possível manter seu público atualizado sobre as novidades de maneira planejada. Ao fazer um novo cronograma de conteúdo, considere as novidades recém-lançadas no mercado de energia solar ou pela empresa. 

Newsletters, blogs, vídeos e mídias sociais são alguns dos recursos que podem ser explorados para informar os clientes sobre os novos produtos ou serviços, atualizações de produtos existentes, tendências do setor e outras informações relevantes.

Essas iniciativas ajudam a manter a marca na mente dos clientes e a construir autoridade e relevância no setor de energia solar.

Empresas que se mantém na vanguarda do mercado são geralmente vistas como líderes em seu setor, o que garante uma excelente vantagem competitiva em relação à concorrência.

Ações de marketing personalizadas para clientes de energia solar

Investir em ações de marketing é uma ótima maneira de incentivar clientes inativos a fazer negócios novamente com a empresa.

Essas ações se baseiam em dados sobre os clientes, como histórico de compras, comportamento de navegação e interesses, para oferecer conteúdo e ofertas personalizadas que atendam às especificidades de cada cliente.

Essa é uma maneira eficaz para as empresas se comunicarem diretamente com esses consumidores, comprovar que entendem suas realidades e que se importam com as suas necessidades.

Pense em soluções personalizadas para clientes de energia solar, para que elas sejam mais assertivas

Posturas como essa ajudam a criar uma conexão emocional mais forte entre a empresa e o cliente, o que tem um impacto muito forte nas preferências de consumo.

Há diversas formas de desenvolver e implementar ações de marketing personalizadas, como e-mails com ofertas especiais ou cupons de desconto para produtos, ou serviços que o cliente tenha mostrado interesse no passado, por exemplo.

Nas mídias sociais também é possível programar anúncios com base nos interesses e comportamento de navegação dos clientes.

As ferramentas de automação de marketing podem ajudar muito na aplicação dessas campanhas, ao criar jornadas personalizadas para os clientes e oferecer conteúdo em cada etapa do processo de compra. Assim, guiam o cliente ao longo do funil de vendas e aumentam as chances de conversão. 

Brindes e presentes para clientes de energia solar

Para finalizar nossas sugestões, enviar brindes e presentes é outra forma muito eficaz de retomar o contato com clientes inativos e incentivá-los a voltar a fazer negócio com a empresa.

Essa é uma maneira eficaz de demonstrar apreço pelo cliente, além de criar uma experiência positiva e agradável que pode encorajá-lo a realizar novas compras. 

Os brindes oferecidos não precisam ser físicos, pode ser uma manutenção preventiva ou periódica gratuita

Os brindes devem ser exclusivos, e podem variar conforme o tipo de empresa e cliente. Uma empresa de energia solar pode oferecer, por exemplo, algum tipo de upgrade gratuito no sistema solar fotovoltaico adquirido pelo cliente anteriormente, ou algum mimo que tenha a ver com o seu negócio, como um equipamento recarregável com luz solar. 

Além de criar uma experiência positiva, essas ofertas também mostram que a empresa valoriza o cliente e está disposta a investir em sua satisfação. Ao oferecer esses incentivos, você demonstra ao público que valoriza o relacionamento de longo prazo, o que é algo muito significativo. 

O que você achou das nossas dicas para incentivar seus clientes de energia solar a retornarem à empresa? Para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor de energia solar, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Estamos presente no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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