Por meio de uma apresentação comercial bem elaborada, as empresas de energia solar podem estabelecer uma conexão mais forte com seus potenciais clientes, transmitir confiança e profissionalismo, e ajudá-los a tomar uma decisão bem fundamentada sobre a instalação de um sistema de energia solar em suas casas ou empresas.
Se tratando de vendas de energia solar, a apresentação comercial é ainda mais determinante do que em comparação a outros segmentos.
Isso porque estamos falando de uma tecnologia relativamente nova e muitos consumidores ainda não estão familiarizados com os benefícios e o funcionamento do sistema fotovoltaico, responsável pela sua geração.
Por isso, é essencial que a apresentação seja bem estruturada e transmita informações de maneira acessível e objetiva. Confira a seguir 20 dicas fundamentais para criar uma apresentação comercial de sucesso para os seus clientes de energia solar.
1 – Saiba com quem você está falando
Antes mesmo de começar a criar sua apresentação comercial, é importante conhecer quem são seus interlocutores e quais suas necessidades e interesses em relação à energia solar.
Isso é essencial para fazer uma boa apresentação comercial, pois permite que você adapte a sua mensagem para atender às necessidades e preocupações específicas do seu público.
Ao conhecer o público-alvo, você pode personalizar a apresentação para destacar os benefícios que mais importam para essas pessoas e focar nos aspectos que podem ser motivadores para a tomada de decisão.
Além disso, você também pode adaptar o tom e o estilo de apresentação para atender às suas preferências.
Estar por dentro das particularidades da pessoa ou grupo para o qual você fará a apresentação é o primeiro passo para ter um bom desempenho. A partir disso, você pode moldar todas as próximas etapas, visando criar uma conexão mais forte com essas pessoas.
2 – Personalize a apresentação comercial
Muitos vendedores optam por ter uma apresentação comercial padrão, que é utilizada para todos os clientes em potencial.
Essa pode ser uma boa ideia do ponto de vista de economia de tempo, no entanto é preciso considerar que há clientes diferentes, com necessidades, expectativas, preocupações e padrões de consumo variados.
Sendo assim, usar a mesma apresentação pode não ser tão interessante, já que o discurso que faz sentido para uma audiência pode não ter o mesmo efeito na outra. É a partir desse momento que você deve começar a colocar em prática a primeira dica deste artigo.
Afinal, o conhecimento a respeito da pessoa com quem você está falando é valioso para que você adapte a sua abordagem de maneira a conquistá-la. Uma apresentação personalizada também mostra a preocupação e dedicação do vendedor em relação aos seus clientes.
3 – Crie um roteiro
Para que sua apresentação comercial fique clara, concisa e organizada é preciso desenvolver um roteiro, contendo os principais pontos que você deseja abordar. O roteiro é como um guia, que ajuda a manter a apresentação no caminho certo para que todos os tópicos importantes sejam tratados.
Você pode usar uma apresentação de slides, por exemplo, para garantir que esse roteiro seja seguido.
Nela, é interessante reservar um momento para falar sobre a situação atual do mercado de energia solar, apresentar os diferentes tipos de sistemas disponíveis e tratar sobre os custos envolvidos, entre outros tópicos que serão mencionados adiante.
4 – Use um design profissional
Independente do formato escolhido, recomendamos que você siga as boas práticas de design, pois isso tem papel determinante no impacto que sua apresentação comercial terá sobre seus interlocutores.
Voltando para a apresentação de slides: além de servir como um apoio para a sua apresentação, ela também contribui dando um tom profissional ao seu trabalho. Elenque os principais pontos e inclua-os na apresentação de maneira organizada.
Prefira usar pouco texto e escolha uma fonte legível, não muito rebuscada. Assim, você facilita a leitura e evita distrações. Use as cores da identidade visual da sua empresa na apresentação.
Se você deseja fazer sua própria apresentação, pode contar com algumas ferramentas gratuitas, como Google Slides, Prezi e Canva. Na dúvida, lembre-se de que “menos é mais” e evite exageros.
5 – Pratique a apresentação previamente
Depois que o material que será usado durante a sua apresentação já estiver pronto, é importante treinar seu discurso algumas vezes para garantir que ele esteja coeso e compreensível.
Experimente praticar em frente ao espelho ou apresente antes para um amigo ou colega de trabalho. Por mais que você conheça todo o conteúdo que será tratado durante a apresentação, é importante ensaiar para diminuir a chance de imprevistos, como uma falha de memória, por exemplo.
6 – Quebre o gelo inicial
Passada a etapa de preparação, é hora de falar da apresentação em si. Antes mesmo de iniciá-la, é interessante pensar em alguma forma de quebrar o gelo, como mencionar uma situação engraçada, por exemplo.
Isso ajuda o papo a se tornar mais agradável e faz com que as pessoas presentes se sintam mais à vontade e tenham interesse em te ouvir.
Essa é uma maneira de estabelecer rapport, um conceito que vem da psicologia e está relacionado à empatia gerada entre os envolvidos, suas ideias e sentimentos. O rapport é importante para uma apresentação comercial.
Por isso, tente encontrar pontos em comum entre você e seu potencial cliente, para que ele dê abertura e esteja disposto a ouvir o que você tem a dizer.
7 – Seja claro e objetivo
A objetividade e clareza nas informações são aspectos essenciais em uma apresentação comercial. Use uma linguagem simples e acessível e evite recorrer a termos técnicos, que podem ser difíceis de entender e criar uma barreira para que seu potencial cliente se interesse no assunto.
Saiba como apresentar sua empresa, seja claro ao explicar os benefícios, características e funcionalidades da sua solução em energia solar e ofereça informações valiosas durante a sua fala.
Isso faz com que a pessoa com quem você está falando se mantenha focada e absorva o conteúdo com mais facilidade. Caso ela demonstre interesse em saber mais sobre algum ponto em particular, explore-o com mais profundidade. Do contrário, é importante falar brevemente sobre cada tópico.
8 – Explique como a energia solar funciona
Ao fazer uma apresentação comercial sobre energia solar, é importante explicar como essa tecnologia funciona.
Você pode começar com o básico, falando como ela é gerada. Certifique-se de que seus potenciais clientes entendam que a energia solar é produzida a partir de uma fonte renovável e limpa.
Para contribuir com a compreensão sobre o assunto, use exemplos concretos de como a energia solar é utilizada em diferentes aplicações. Você pode, por exemplo, acrescentar imagens de painéis solares instalados em residências, empresas ou até mesmo em grandes usinas solares.
Isso também serve para comprovar como a energia solar se adequa a diversos cenários e necessidades.
9 – Apresente os benefícios da energia solar
Os benefícios de um sistema solar fotovoltaico deve ser um dos pontos altos da sua apresentação comercial. Elenque as principais vantagens e explique sobre elas.
A economia que a energia solar promove a longo prazo é uma das suas principais vantagens. Explique como ela pode reduzir significativamente os custos de energia e apresente dados e estimativas para fortalecer esse argumento.
Mostre também como a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, e como ela é umas das alternativas energéticas de maior relevância para quem busca ter um padrão de consumo mais sustentável e ecologicamente consciente.
Também vale a pena mencionar como a energia solar ajuda a valorizar a propriedade, e como ela pode contribuir para uma maior autonomia energética.
As vantagens mais atrativas a serem ressaltadas durante a apresentação vão depender do perfil do seu cliente, o que nos leva de volta à primeira dica que tratamos neste artigo.
Saber destacar essas vantagens é o que vai te ajudar a convencer potenciais clientes ou investidores de que o produto ou serviço que você oferece é uma solução viável para suas necessidades energéticas. Lembre-se, portanto, de saber exatamente com quem você está falando.
10 – Compartilhe cases de sucesso
Compartilhar relatos e casos de clientes anteriores que ficaram satisfeitos com os investimentos realizados com energia solar é um ótimo incentivo para que potenciais clientes ou investidores considerem o investimento nessa tecnologia.
Certifique-se de escolher exemplos que sejam relevantes para o público-alvo da sua apresentação comercial. Se estiver apresentando para uma empresa, por exemplo, escolha um case de sucesso que mostre como outra empresa do mesmo setor se beneficiou com a aquisição do sistema de energia solar.
Ao falar sobre esses outros casos, use números concretos para melhor ilustrar os benefícios obtidos com a tecnologia. Mostre como seus clientes passaram a economizar dinheiro em suas contas de energia e use estimativas concretas que julgar relevantes para contribuir com essa exposição.
Se possível, inclua os depoimentos desses clientes para reforçar o impacto positivo que esse investimento teve em seus lares ou empresas. Mostre como a instalação do sistema solar afetou a vida do cliente e como ele está satisfeito com os resultados.
11 – Esclareça como é a instalação e a manutenção
Durante uma apresentação comercial sobre energia solar, também é importante esclarecer aos potenciais clientes como são feitas a instalação e a manutenção de um sistema fotovoltaico.
Descreva como é o processo de instalação, quanto tempo leva e como a instalação pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de cada propriedade.
Explique também a importância da manutenção, como ela é realizada e os diferentes tipos que existem. Vale mostrar como os custos com a manutenção são ínfimos em comparação com a economia gerada.
Também é interessante falar sobre as garantias que sua empresa oferece e como elas protegem o investimento do cliente. Essas informações ajudam a tranquilizar as pessoas interessadas em investir em energia solar, e desmistificar algumas crenças a respeito do assunto.
12 – Utilize recursos audiovisuais
Uma boa apresentação comercial é aquela que causa um impacto positivo nas pessoas que a assistem, e uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é recorrer a recursos audiovisuais.
Use vídeos, imagens e gráficos para tornar sua apresentação mais atraente e envolvente. Isso ajuda a prender a atenção do seu interlocutor e aumentar o engajamento com sua apresentação.
Esses recursos também ajudam a facilitar a compreensão do conteúdo. Muitas vezes, conceitos complexos são mais fáceis de entender com a ajuda de recursos visuais. Gráficos e imagens podem ajudar a ilustrar ideias abstratas e tornar a apresentação mais clara.
A exploração desses meios é também uma forma de fazer com que as informações sejam transmitidas de maneira mais impactante, o que ajuda a garantir que seus clientes se lembrem das informações apresentadas por mais tempo.
13 – Inclua informações sobre financiamentos e incentivos fiscais
Como o investimento financeiro em um sistema de energia solar é muitas vezes uma das principais preocupações de pessoas e empresas interessadas no assunto, é válido incluir na sua apresentação informações sobre financiamentos e incentivos fiscais.
Informar seus potenciais clientes sobre as opções de financiamento disponíveis pode tornar a energia solar mais acessível e ajuda a justificar o investimento.
Além disso, ao incluir essas informações em sua apresentação, você destaca o valor que sua empresa oferece e a destaca em relação a outras empresas do mercado, garantindo uma vantagem competitiva.
14 – Ofereça opções personalizadas
Outra dica importante para criar uma apresentação comercial de impacto é falar sobre a possibilidade de trabalhar com opções personalizadas.
Afinal, cada cliente tem necessidades e objetivos únicos, que devem ser considerados na escolha do sistema de energia solar que melhor se adapte a cada realidade.
Oferecer opções personalizadas mostra que sua empresa é flexível e está comprometida em atender as necessidades de cada cliente. Isso acaba servindo também para conquistar a confiança dele em sua capacidade de fornecer um serviço de qualidade.
15 – Mostre que você conhece a concorrência
Durante a sua apresentação comercial, é importante mostrar que você conhece as outras empresas de energia solar que trabalham na mesma região de atuação que a sua.
Isso demonstra que você tem um conhecimento aprofundado do mercado em que atua, o que pode ser determinante para a construção de uma relação de confiança em seus serviços.
Lembre-se, no entanto, de nunca falar mal das empresas concorrentes! Isso pode ser entendido como falta de ética e profissionalismo e oferece o risco de que o cliente tenha uma percepção negativa a respeito de você e da empresa que você representa.
16 – Demonstre confiança e segurança a todo momento
Aspectos como esses são essenciais ao fazer uma apresentação comercial. Quando você demonstra confiança e segurança, transmite uma imagem de credibilidade para o cliente, o que ajuda a mostrar sua capacidade e profissionalismo acerca do assunto.
Além disso, um bom vendedor é aquele que confia na solução que oferece. Se você não confia totalmente na qualidade do seu produto ou serviço, corre o risco de que seus clientes identifiquem isso em algum momento, o que pode levar tudo por água abaixo.
Vale considerar que, durante a apresentação, o cliente pode ter objeções ou preocupações sobre o produto ou serviço. Demonstrar confiança e segurança pode ajudar a superar essas objeções e convencer o cliente da eficácia da sua solução.
Ao fazer uma apresentação comercial, certifique-se de estar bem preparado e conhecer bem a solução que será oferecida. Isso pode ajudar a estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente e levar ao sucesso nos negócios.
17 – Crie um senso de urgência
Criar um senso de urgência durante uma apresentação comercial pode fazer toda a diferença para que os clientes tomem uma decisão de compra. Sem esse incentivo, os clientes podem acabar adiando a decisão de compra e até mesmo desistindo do negócio.
Quando as pessoas têm uma sensação de que a oferta pode acabar em breve ou que há uma oportunidade limitada, eles são mais propensos a agir imediatamente. Isso aumenta a probabilidade de conversão e pode levar a mais vendas.
Além disso, ao criar esse gatilho mental, você demonstra que o negócio é importante e que há uma oportunidade única que os clientes não podem perder. Isso pode motivá-los a considerar o negócio como uma prioridade e a tomar uma decisão de compra mais rapidamente.
Para criar um senso de urgência, você pode estabelecer um prazo para a oferta, destacar a escassez do produto ou serviço ou demonstrar as vantagens de agir rapidamente.
É importante lembrar que um senso de urgência deve ser criado de forma autêntica e honesta para não prejudicar a confiança com os clientes.
18 – Apresente sua equipe
Mostrar quem fará parte da equipe de dimensionamento e instalação do sistema solar fotovoltaico é uma excelente ideia para humanizar o atendimento prestado, estabelecer confiança com o cliente e destacar a expertise e o valor da empresa.
Ao apresentar as pessoas que fazem parte da equipe, você está dando aos clientes a oportunidade de conhecer mais sobre a empresa, mostrando ser um negócio comprometido com seus colaboradores.
Isso ajuda a estabelecer a credibilidade e a demonstrar que você conta com uma equipe experiente e capacitada.
É também uma forma de criar uma conexão pessoal e ajudar a estabelecer confiança. Quando os clientes sentem que conhecem as pessoas por trás da empresa, eles tendem a se sentir mais à vontade para fazer negócios com ela.
Certifique-se de destacar as qualificações e experiência dos membros da equipe, bem como suas realizações e contribuições. Isso serve para destacar os valores da empresa, estabelecer confiança e criar um vínculo verdadeiro com o cliente.
19 – Responda objeções
Quando a apresentação estiver chegando ao fim, é comum que os clientes apresentem objeções e dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido. Como vendedor, é importante que você saiba como responder a esses questionamentos de maneira eficaz.
Quando o cliente apresentar uma objeção, ouça atentamente e permita que ele termine de falar antes de responder. Isso demonstra que você valoriza as preocupações dele e está disposto a ouvir o que ele tem a dizer.
Depois de entender a objeção, ofereça uma solução que atenda às necessidades do cliente. Explique como seu produto ou serviço pode ajudar a resolver o problema dele, com exemplos e evidências para apoiar sua afirmação.
Em seguida, pergunte o que ele pensa e certifique-se de que ele está satisfeito com a solução oferecida.
20 – Encerre reforçando os pontos-chave
Encerrar uma apresentação comercial sobre energia solar de maneira eficaz é tão importante quanto começar bem. É nesse momento que você tem a oportunidade de reforçar os pontos-chave e causar uma última impressão forte no cliente.
Antes de encerrar, faça um breve resumo dos principais pontos apresentados. Isso faz com que o cliente se lembre das informações mais importantes e tenha compreensão do que foi apresentado.
Nesse momento, vale enfatizar novamente os principais benefícios do uso da energia solar, como a redução de custos de energia, a sustentabilidade e a valorização do imóvel. Assim, você reforça a importância do investimento.
Lembre-se de que a chave para um encerramento eficaz é garantir que o cliente tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão bem fundamentada e confiante.
Encerre a apresentação convidando o cliente a tomar uma ação específica, como agendar uma visita ao local onde será feita a instalação ou assinar um contrato. Certifique-se de fornecer um meio fácil de contato e estar disponível para responder a quaisquer perguntas adicionais.
Por fim, agradeça aos presentes pelo tempo e atenção dedicados à apresentação. Pode parecer um mero detalhe, mas isso demonstra sua apreciação pelo interesse do cliente e pode ajudar a construir um relacionamento mais forte.
Ao implementar essas 20 dicas na sua apresentação comercial, você certamente causará um impacto positivo, o que aumenta as chances de fechar negócio.
Gostou das nossas dicas? Conhece alguma ideia interessante para ser explorada em apresentações comerciais que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.