Talvez muitos não saibam, mas Minas Gerais recentemente estreou a maior fazenda solar flutuante do Brasil. O projeto surgiu há alguns anos e luta para levar energia renovável para diversas regiões mineiras.

Além disso, tem uma proposta inovadora de gestão da produção de energia solar, um modelo pouco visto no mundo. Entenda um pouco sobre esse importante e impactante projeto para o estado e o Brasil.

Projeto ao redor da fazenda solar

Até 1250 famílias serão impactadas com o início da produção de energia solar do projeto Veredas Sol e Lares. Ao todo, 21 municípios serão atendidos e há uma expectativa que mais de 4000 pessoas obtenham benefícios da fazenda solar flutuante.

Esta Usina Solar Fotovoltaica se encontra sobre a Pequena Central Hidrelétrica Santa Marta, localizada na cidade mineira de Grão Mogol. Essa hidrelétrica já possui 1 MW de potência e terá complemento dos painéis solares flutuantes.

Com os painéis solares flutuantes, espera-se que mais 1,2 MW de potência seja adicionada ao complexo. O projeto foi desenvolvido sob o edital Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), da CEMIG.

Para chegar a essa potência, cerca de 3050 painéis solares foram instalados, cobrindo uma área de 11 mil metros quadrados. O início das obras aconteceu em setembro do ano passado e teve sua conclusão recentemente. 

Um consórcio gaúcho ficou responsável pela construção e pela manutenção da operação por 1 ano, enquanto uma equipe especializada será formada.

Importância social

Além do impacto social da geração de energia da fazenda solar flutuante, o projeto tem outras intenções sociais. Assim, tem um objetivo mais amplo do que apenas democratizar a energia solar e o acesso à eletricidade.

Espera-se que estudantes possam desenvolver projetos tecnológicos e estudar o setor energético de perto a partir da Veredas Sol e Lares. Bem como, houve a geração de empregos para que os painéis solares fossem instalados na Usina.

A maior fazenda solar flutuante do Brasil fica em Minas Gerais
A maior fazenda solar flutuante do Brasil fica em Minas Gerais

Também houve a criação do marco regulatório da Associação Veredas Sol e Lares, visando a gestão cooperativa e popular do projeto. Isso é resultado da história de lutas que a comunidade teve para a construção da fazenda solar.

Em 2020, o projeto sofreu um entrave político que gerou muita resistência da população. Assim, em 2021, as famílias afetadas pela tragédia de Brumadinho conseguiram a aprovação da construção do Veredas Sol e Lares.

Por fim, o trabalho social que também é feito com as famílias afetadas pelo rompimento da barragem é tão impactante quanto a energia renovável. Bem como, o povo de Brumadinho e região ainda esperam uma resposta da justiça sobre o que aconteceu há 4 anos.

Fonte: AEDAS

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares