Dentre as fontes renováveis de eletricidade, a solar tem se mostrado uma das mais acessíveis. Por isso, acredita-se que a energia solar terá o maior crescimento nas próximas décadas.

Para confirmar isso, uma empresa de consultoria avaliou dados dos últimos anos de mercado energético para realizar uma previsão para o futuro. Dessa forma, investidores podem cada vez mais apostar nesse setor sem receios sobre o que virá para o mercado solar.

Energia solar e eólica no futuro das nações

A Mordor Intelligence, uma empresa líder de consultoria e inteligência de mercado, prevê a dinâmica global do mercado renovável em 2022-2025. 

À medida que o mundo se concentra mais em energia, segurança e redução das emissões de carbono, o cenário do setor de eletricidade está mudando rapidamente. 

Os preços voláteis do petróleo e do gás foram causados ​​pelas mudanças na dinâmica da Europa com o conflito Rússia-Ucrânia. Embora a situação do petróleo e do gás permaneça incerta, as soluções de energia solar e eólica continuarão a liderar os domínios de fontes renováveis globalmente.

Dessa forma, as instalações globais de energia eólica aumentaram de 198 GW em 2010 para 837 GW em 2021. Principalmente apoiados pela queda nos custos das turbinas devido a materiais, design e políticas governamentais favoráveis ​​para energia eólica em regiões selecionadas. 

Dessa forma, os países continuarão a focar nesse segmento de energia renovável a partir de um cenário favorável para ele.

Dados energéticos globais

Em 2021, a capacidade total instalada de energia hidrelétrica global atingiu 1.360 gigawatts (GW). Além disso, a partir desse ano a região africana passou a ter o maior potencial remanescente e capacidade de gasoduto, com cerca de 592 GW a serem utilizados. 

No mesmo ano, a China foi um dos principais países do mundo, o que levou ao crescimento da demanda de GNL. Em 2020, foram importados cerca de 94 bilhões de metros cúbicos de gás natural e, em 2021, eram 109,5 bilhões. 

crescimento da energia solar no mundo
Crescimento da energia solar no mundo.

Assim, a China ultrapassou o Japão para se tornar o maior importador de GNL do mundo como resultado desse aumento na demanda.

De acordo com o Mordor Intelligence Hydrogen Council, a Europa abriga mais de 30% dos investimentos mundiais propostos em hidrogênio, com um investimento total de quase 76 bilhões de dólares. 

Cerca de 32 bilhões de dólares estão em fase de planejamento e 6 bilhões envolvem investimentos comprometidos. 

Enquanto o futuro das energias renováveis ​​se desenrola, a energia solar, eólica e hídrica continuariam a dominar as fontes primárias de energia renovável em todo o mundo.

Ainda mais com os preços dos combustíveis fósseis crescendo e com alta volatilidade, as energias renováveis se mostram seguras e estáveis. Não é à toa que a Europa conta com grande investimento em energia solar por parte dos cidadãos que vivem a crise energética.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares