Para que o seu negócio possa se destacar em meio a tantos conteúdos disponíveis na internet e nas redes sociais, é imprescindível traçar uma estratégia de conteúdo. E o primeiro passo para isso é um planejamento de conteúdo bem feito. 

No planejamento de conteúdo, serão definidos os materiais que serão produzidos de acordo com cada etapa do funil de vendas em energia solar. É também nessa etapa que você deve estabelecer prazos e atribuição das atividades.

Todas as decisões tomadas durante o planejamento de conteúdo devem ser focadas na persona do seu negócio, que é a representação fictícia de um cliente ideal. Sendo assim, tudo o que for planejado e produzido deve ser feito pensando em atingir essa representação. 

Está em dúvida de como fazer um planejamento de conteúdo para energia solar? Confira nosso artigo a seguir com dicas sobre o assunto. 

Defina um objetivo

Todo planejamento começa com a definição de objetivos. É necessário ir além dos objetivos comuns que se pretende alcançar com uma estratégia de marketing de conteúdo, e pensar também quais são os objetivos específicos que são interessantes para o seu negócio.

O que você pretende alcançar com a distribuição de seus conteúdos online? Por que você deseja entregar esses materiais? Você gostaria de atingir um público específico ou aumentar a percepção da sua marca de uma maneira mais abrangente? 

Objetivo é fundamental para um bom planejamento de conteúdo
Objetivo é fundamental para um bom planejamento de conteúdo.

Esses são alguns exemplos de perguntas que devem ser respondidas antes de você iniciar o planejamento de conteúdo da sua empresa. Esse é o momento para definir e analisar suas prioridades.

Isso é importante pois ajuda a identificar quais serão as etapas do seu trabalho, permite que seus resultados sejam mensurados, garante que seus objetivos correspondam aos propósitos do seu negócio e estejam alinhados com o seu público-alvo.

Além disso, é preciso que esses objetivos estejam dentro do contexto de energia solar e sejam tangíveis.

Leve em conta que os conteúdos que serão criados e divulgados em seu site e redes sociais vão representar a imagem que você deseja criar para a sua empresa, marca e serviço.

Portanto, é fundamental sempre buscar coerência entre suas produções e ter em mente qual a finalidade de assegurar a presença online da sua empresa.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta primordial para o planejamento, pois permite coletar e analisar dados relacionados a um empreendimento.

Saiba como fazer uma pesquisa de mercado
Saiba como fazer uma pesquisa de mercado.

Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificando oportunidades e reduzindo o risco na tomada de decisões estratégicas.

Os dados recolhidos em uma pesquisa de mercado serão essenciais para o planejamento de conteúdo do seu negócio. Você pode implementá-la por meio de pesquisas e análises prévias, que vão te ajudar a entender a natureza e o comportamento do mercado no qual sua empresa está inserida. 

Em suas pesquisas, faça perguntas estratégicas para seu público-alvo, como quais são seus conteúdos de preferência e quais conteúdos não consideram relevantes. 

Tudo isso vai te ajudar a ter um norte do direcionamento que deve seguir na hora da produção de materiais, para implementar estratégias mais assertivas e colher resultados mais eficazes.

Entenda quem é a sua persona

Logo no início do texto, mencionamos que seu planejamento de conteúdo deve ter a persona do seu negócio sempre em mente, pois é ela que você deve atingir e impactar com suas redes sociais e site.

Depois de fazer uma pesquisa de mercado eficiente, você provavelmente deve ter acumulado uma série de informações valiosas sobre o seu público-alvo, como seus gostos, preferências, interesses e valores.

Feito isso, é hora de estabelecer com quem você irá se comunicar por meio de suas estratégias de marketing. 

Um bom planejamento de conteúdo, tem um bom estudo de persona
Um bom planejamento de conteúdo, tem um bom estudo de persona.

Estude o seu público e entenda seus gostos. Traçando esse perfil, você saberá o tom que sua comunicação deve adotar e seguir, e o tipo de conteúdo que mais chamará a atenção. Caso julgue necessário, há diversas ferramentas online de criação de buyer persona que podem te auxiliar nesse processo.

O entendimento da persona é de suma importância, pois a partir das suas características você pode alinhar ainda mais as expectativas e otimizar seus conteúdos, aumentando as chances de conversão de seguidores e visitantes em clientes pagantes.

Estabeleça um cronograma 

Com os objetivos e a persona definidos, é hora de dar prosseguimento ao seu planejamento de conteúdo e estabelecer um cronograma de postagens.

Essa parte criativa deve levar em conta as informações que você obteve em sua pesquisa de mercado e se relacionar com as soluções buscadas pela persona.

Você pode recorrer a algumas ferramentas para pensar em ideias de conteúdo, como o Google Trends, que permite descobrir as principais tendências relacionadas a uma palavra-chave específica de sua escolha.

Esse recurso foi criado justamente para facilitar o trabalho de quem quer oferecer conteúdos mais relevantes para seus seguidores e visitantes, já que ajuda a desvendar os principais assuntos consumidos pelo público.

Depois de pensar em algumas ideias, é preciso fazer um cronograma de publicações. Estipule prazos viáveis, para garantir que os conteúdos possam ser produzidos com qualidade e coerência. 

É melhor priorizar uma quantidade menor de conteúdos bem feitos, do que muitos materiais com qualidade inferior. Afinal de contas, o objetivo aqui é destacar sua empresa de energia solar em relação à concorrência, certo?

Um pouco mais sobre cronograma para sua empresa
Um pouco mais sobre cronograma para sua empresa.

Além dos prazos de entrega, seu cronograma de postagens deve conter todos os detalhes de cada conteúdo, como o formato, linguagem utilizada e em qual plataforma será postado.

Seus conteúdos precisam dialogar entre si e seguir uma sequência lógica, respeitando o funil de vendas e a jornada do cliente, como veremos logo a seguir.

Entenda a jornada do seu cliente

A jornada do cliente é caracterizada por todas as etapas que um potencial cliente vivencia, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento posterior às vendas. Em geral, pode-se destacar 4 etapas principais:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra. 

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz deve considerar todas as etapas da jornada do cliente. Caso julgue necessário, adapte o modelo acima de acordo com a realidade do seu negócio. 

Ao criar e compreender a jornada de compra, é possível monitorar em qual etapa cada cliente em potencial se encontra, e ajudá-lo a evoluir até o fim do processo. Vale pontuar que cada pessoa pode se encontrar em um estágio e maturidade diferentes. 

Ao fazer o planejamento de conteúdo em energia solar, é importante definir para quais etapas serão direcionados os diferentes conteúdos que serão produzidos. Quando essa jornada é bem estruturada, torna-se mais fácil identificar pontos de atenção, desafios e limitações para fechar um negócio.

Entenda melhor o seu cliente
Entenda melhor o seu cliente.

Assim, você poderá traçar conteúdos estratégicos para preencher as lacunas nesses momentos, o que também ajuda a equilibrar a produção de conteúdo. 

Foque em diversos canais de comunicação

Ao fazer um planejamento de conteúdo, é importante pensar também quais são os canais de comunicação mais interessantes para a sua empresa. Esse tipo de decisão deve ser tomada a partir da persona, que foi definida algumas etapas atrás. Afinal, sua empresa deve estar onde seus clientes em potencial estão. 

Mas lembre-se que alimentar diferentes canais de comunicação implica também na produção de conteúdos e formatos diferentes. Certifique-se de traçar uma estratégia viável e que tenha condições de ser mantida a longo prazo. 

Ao investir nisso, seu alcance se tornará maior, considerando que as pessoas acessam conteúdos por diferentes meios. O importante é que seus conteúdos de energia solar cheguem para o maior número de pessoas que tenham alguma relação com a proposta do seu negócio.

Produza diferentes formatos de conteúdos

Como mencionado acima, é preciso explorar diferentes formatos de conteúdo para diversificar sua comunicação e alcançar públicos diversos. Alguns formatos de conteúdos atrativos que você pode pensar em incluir no seu planejamento são: 

A linguagem de cada conteúdo deve ser adaptada aos diferentes formatos utilizados. Enquanto e-books geralmente possuem uma linguagem mais formal, nos vídeos você pode adotar uma abordagem mais leve e direta, e assim por diante, de acordo com cada formato escolhido.

Entenda os diferentes formatos de conteúdos que irão fazer parte do seu acervo de material
Entenda os diferentes formatos de conteúdos que irão fazer parte do seu acervo de material.

Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um planejamento de conteúdo para energia solar que traga resultados efetivos à sua empresa. Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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