Para que o seu negócio possa se destacar em meio a tantos conteúdos disponíveis na internet e nas redes sociais, é imprescindível traçar uma estratégia de conteúdo. E o primeiro passo para isso é um planejamento de conteúdo bem feito.
No planejamento de conteúdo, serão definidos os materiais que serão produzidos de acordo com cada etapa do funil de vendas em energia solar. É também nessa etapa que você deve estabelecer prazos e atribuição das atividades.
Todas as decisões tomadas durante o planejamento de conteúdo devem ser focadas na persona do seu negócio, que é a representação fictícia de um cliente ideal. Sendo assim, tudo o que for planejado e produzido deve ser feito pensando em atingir essa representação.
Está em dúvida de como fazer um planejamento de conteúdo para energia solar? Confira nosso artigo a seguir com dicas sobre o assunto.
Defina um objetivo
Todo planejamento começa com a definição de objetivos. É necessário ir além dos objetivos comuns que se pretende alcançar com uma estratégia de marketing de conteúdo, e pensar também quais são os objetivos específicos que são interessantes para o seu negócio.
O que você pretende alcançar com a distribuição de seus conteúdos online? Por que você deseja entregar esses materiais? Você gostaria de atingir um público específico ou aumentar a percepção da sua marca de uma maneira mais abrangente?
Esses são alguns exemplos de perguntas que devem ser respondidas antes de você iniciar o planejamento de conteúdo da sua empresa. Esse é o momento para definir e analisar suas prioridades.
Isso é importante pois ajuda a identificar quais serão as etapas do seu trabalho, permite que seus resultados sejam mensurados, garante que seus objetivos correspondam aos propósitos do seu negócio e estejam alinhados com o seu público-alvo.
Além disso, é preciso que esses objetivos estejam dentro do contexto de energia solar e sejam tangíveis.
Leve em conta que os conteúdos que serão criados e divulgados em seu site e redes sociais vão representar a imagem que você deseja criar para a sua empresa, marca e serviço.
Portanto, é fundamental sempre buscar coerência entre suas produções e ter em mente qual a finalidade de assegurar a presença online da sua empresa.
Faça uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta primordial para o planejamento, pois permite coletar e analisar dados relacionados a um empreendimento.
Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificando oportunidades e reduzindo o risco na tomada de decisões estratégicas.
Os dados recolhidos em uma pesquisa de mercado serão essenciais para o planejamento de conteúdo do seu negócio. Você pode implementá-la por meio de pesquisas e análises prévias, que vão te ajudar a entender a natureza e o comportamento do mercado no qual sua empresa está inserida.
Em suas pesquisas, faça perguntas estratégicas para seu público-alvo, como quais são seus conteúdos de preferência e quais conteúdos não consideram relevantes.
Tudo isso vai te ajudar a ter um norte do direcionamento que deve seguir na hora da produção de materiais, para implementar estratégias mais assertivas e colher resultados mais eficazes.
Entenda quem é a sua persona
Logo no início do texto, mencionamos que seu planejamento de conteúdo deve ter a persona do seu negócio sempre em mente, pois é ela que você deve atingir e impactar com suas redes sociais e site.
Depois de fazer uma pesquisa de mercado eficiente, você provavelmente deve ter acumulado uma série de informações valiosas sobre o seu público-alvo, como seus gostos, preferências, interesses e valores.
Feito isso, é hora de estabelecer com quem você irá se comunicar por meio de suas estratégias de marketing.
Estude o seu público e entenda seus gostos. Traçando esse perfil, você saberá o tom que sua comunicação deve adotar e seguir, e o tipo de conteúdo que mais chamará a atenção. Caso julgue necessário, há diversas ferramentas online de criação de buyer persona que podem te auxiliar nesse processo.
O entendimento da persona é de suma importância, pois a partir das suas características você pode alinhar ainda mais as expectativas e otimizar seus conteúdos, aumentando as chances de conversão de seguidores e visitantes em clientes pagantes.
Estabeleça um cronograma
Com os objetivos e a persona definidos, é hora de dar prosseguimento ao seu planejamento de conteúdo e estabelecer um cronograma de postagens.
Essa parte criativa deve levar em conta as informações que você obteve em sua pesquisa de mercado e se relacionar com as soluções buscadas pela persona.
Você pode recorrer a algumas ferramentas para pensar em ideias de conteúdo, como o Google Trends, que permite descobrir as principais tendências relacionadas a uma palavra-chave específica de sua escolha.
Esse recurso foi criado justamente para facilitar o trabalho de quem quer oferecer conteúdos mais relevantes para seus seguidores e visitantes, já que ajuda a desvendar os principais assuntos consumidos pelo público.
Depois de pensar em algumas ideias, é preciso fazer um cronograma de publicações. Estipule prazos viáveis, para garantir que os conteúdos possam ser produzidos com qualidade e coerência.
É melhor priorizar uma quantidade menor de conteúdos bem feitos, do que muitos materiais com qualidade inferior. Afinal de contas, o objetivo aqui é destacar sua empresa de energia solar em relação à concorrência, certo?
Além dos prazos de entrega, seu cronograma de postagens deve conter todos os detalhes de cada conteúdo, como o formato, linguagem utilizada e em qual plataforma será postado.
Seus conteúdos precisam dialogar entre si e seguir uma sequência lógica, respeitando o funil de vendas e a jornada do cliente, como veremos logo a seguir.
Entenda a jornada do seu cliente
A jornada do cliente é caracterizada por todas as etapas que um potencial cliente vivencia, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento posterior às vendas. Em geral, pode-se destacar 4 etapas principais:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz deve considerar todas as etapas da jornada do cliente. Caso julgue necessário, adapte o modelo acima de acordo com a realidade do seu negócio.
Ao criar e compreender a jornada de compra, é possível monitorar em qual etapa cada cliente em potencial se encontra, e ajudá-lo a evoluir até o fim do processo. Vale pontuar que cada pessoa pode se encontrar em um estágio e maturidade diferentes.
Ao fazer o planejamento de conteúdo em energia solar, é importante definir para quais etapas serão direcionados os diferentes conteúdos que serão produzidos. Quando essa jornada é bem estruturada, torna-se mais fácil identificar pontos de atenção, desafios e limitações para fechar um negócio.
Assim, você poderá traçar conteúdos estratégicos para preencher as lacunas nesses momentos, o que também ajuda a equilibrar a produção de conteúdo.
Foque em diversos canais de comunicação
Ao fazer um planejamento de conteúdo, é importante pensar também quais são os canais de comunicação mais interessantes para a sua empresa. Esse tipo de decisão deve ser tomada a partir da persona, que foi definida algumas etapas atrás. Afinal, sua empresa deve estar onde seus clientes em potencial estão.
Mas lembre-se que alimentar diferentes canais de comunicação implica também na produção de conteúdos e formatos diferentes. Certifique-se de traçar uma estratégia viável e que tenha condições de ser mantida a longo prazo.
Ao investir nisso, seu alcance se tornará maior, considerando que as pessoas acessam conteúdos por diferentes meios. O importante é que seus conteúdos de energia solar cheguem para o maior número de pessoas que tenham alguma relação com a proposta do seu negócio.
Produza diferentes formatos de conteúdos
Como mencionado acima, é preciso explorar diferentes formatos de conteúdo para diversificar sua comunicação e alcançar públicos diversos. Alguns formatos de conteúdos atrativos que você pode pensar em incluir no seu planejamento são:
- Vídeos;
- Infográficos;
- Blog posts;
- E-books;
- Planilhas;
- E-mail marketing.
A linguagem de cada conteúdo deve ser adaptada aos diferentes formatos utilizados. Enquanto e-books geralmente possuem uma linguagem mais formal, nos vídeos você pode adotar uma abordagem mais leve e direta, e assim por diante, de acordo com cada formato escolhido.
Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um planejamento de conteúdo para energia solar que traga resultados efetivos à sua empresa. Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.