A energia solar é a energia que mais cresce nos últimos anos, já que além de sustentável, ela também oferece diversos benefícios como a economia no final do mês e a possibilidade de utilizar os créditos energéticos produzidos durante o dia. Mas você sabe como funciona a energia solar?

O sistema de energia solar fotovoltaico nada mais é do que um sistema que converte a energia gerada pelos raios solares para energia CA, a consumida nas redes elétricas por aparelhos e máquinas. No entanto, para que essa conversão aconteça, a energia que chega dos raios solares precisa passar por diversos processos até que seja possível utilizá-la na rede.

Confira a seguir como funciona a energia solar!

Como funciona a energia solar?

Para que seja possível utilizar a energia solar, a residência ou empresa precisa ter um sistema com painéis solares, que são as responsáveis por captar a energia que vêm do sol para que ela seja convertida em energia de corrente alternada. Isso acontece por meio dos campos positivos e negativos e pelo inversor.

a energia solar funciona por meio de painéis que convertem a luz do sol em energia
A energia solar funciona por meio de painéis que convertem a luz do sol em energia

As placas solares são formadas por células com campos positivos e negativos, que juntos, formam um campo energético como em uma bateria ou pilha. Quando os raios do sol chegam até o campo negativo, liberam elétrons que passam para a camada positiva, gerando então um circuito elétrico.

Com isso, sabemos que quanto mais luz do sol incidir sobre as placas solares, mais energia o sistema será capaz de produzir, sendo o ideal que elas fiquem posicionadas em áreas que não tenham sombra, a fim de que toda a placa possa receber a luz.

Quando a luz solar é convertida em energia pelo sistema, passa a ser uma energia em corrente contínua, que não pode ser usada pela rede elétrica, já que os aparelhos são alimentados pela corrente alternada. Isso significa que para que seja possível usar a energia solar, ela precisa ser convertida pelo inversor.

Assim que é convertida em corrente alternada, ela já pode ser enviada para sua rede elétrica para que então seja distribuída pelo imóvel.

Caso o seu sistema solar produza mais energia do que você utiliza durante o dia, você pode estocar a energia em baterias ou enviar para a rede pública, dependendo do tipo de sistema que você escolher.

Nos casos de sistemas On Grid, por exemplo, toda a energia produzida além do consumo do indivíduo é enviado para a rede pública por meio de um relógio de luz bidirecional, que mede a entrada e saída de energia. Com isso, ele consegue dizer quanto de energia você produziu a mais do que usou, e quanto de energia utilizou em períodos em que não havia sol e você não estava produzindo. 

no sistema On Grid, é instalado um relógio que mede quanta energia você produziu e quanta consumiu durante o mês
No sistema On Grid, é instalado um relógio que mede quanta energia você produziu e quanta consumiu durante o mês

Nesse sistema, quando sua produção não é o suficiente para suprir a demanda da casa ou empresa, a rede pública complementa a demanda com a energia para cobrar no final do mês. Caso você produza mais energia do que usa durante os dias de sol, os créditos solares poderão ser usados para abater a energia que a rede adicionou durante o mês, fazendo com que sua conta diminua drasticamente.

Caso seu sistema seja o Off Grid, toda energia produzida além do seu consumo será armazenada em baterias para que você possa usá-la quando o sistema não estiver produzindo.

Como funciona a energia solar durante o dia?

A geração de energia solar começa pela manhã, quando o sol nasce. Em sistemas On Grid, grande parte da demanda é suprida pela rede, já que o sol nesse período é mais ameno e não é possível gerar grandes quantidades de energia.

No período da tarde, porém, a radiação solar está em seu pico máximo, e é quando o sistema passa a produzir em larga escala, sendo possível abastecer o imóvel inteiro nesses períodos, e é normalmente nesse período que a produção excedente é transformada em crédito.

Como os créditos solares podem ser usados?

Quando você  produz mais energia do que gasta, automaticamente recebe um desconto na sua conta no final do mês e junto, recebe créditos solares, que podem ser usados em até 5 anos.

Esse pode ser um grande benefício, principalmente se pensarmos que durante o verão a produção de energia solar tende a ser ainda maior, gerando mais economia e mais crédito, que poderá ser usado para abater contas mais caras durante o inverno, quando a geração é menor.

Os créditos solares também podem ser usados em outras localidades, desde que esteja na titularidade do CNPJ ou CPF da mesma pessoa.

Ou seja, caso você tenha uma casa no campo, por exemplo, você consegue transferir seus créditos solares para usar a energia nesses locais, desde que a localidade do imóvel fique dentro da área de atendimento da mesma empresa de energia.

Em dias sem sol é possível produzir energia solar?

Alguns sistemas fotovoltaicos são capazes de produzir até mesmo em dias nublados, mas é importante ressaltar que a produção é relativamente menor quando comparada a dias de sol. O mesmo acontece em dias de chuvas.

Como funciona a energia solar durante a noite?

Durante o período da noite, o sistema de energia solar fotovoltaica é interrompida, e você passa a usar a energia da rede em sistemas on grid, ou a energia das suas baterias em sistemas off grid.

Como durante o verão o dia amanhece mais cedo e escurece mais tarde, sua produção dura mais horas do que no inverno, fazendo com que você consiga produzir energia por mais tempo. E apesar da produção em horários como começo da manhã e final da tarde serem menores, no conjunto, poderá te render ótimas quantidades de créditos solares.

durante a noite, o sistema utiliza a energia das baterias ou da rede pública, dependendo do tipo de sistema que foi instalado
Durante a noite, o sistema utiliza a energia das baterias ou da rede pública, dependendo do tipo de sistema que foi instalado

Agora que você aprende como funciona a energia solar ficou mais fácil entender como ela pode trazer grandes benefícios, especialmente na hora de diminuir o valor da fatura da sua conta de luz. Não deixe de pesquisar mais sobre o assunto para aprender mais sobre o funcionamento e benefícios do sistema de energia solar!

Posts Similares