A demanda por painéis solares disparou para níveis sem precedentes na Espanha, já que a crise energética da Europa não dá sinais de diminuir, em um impulso bem-vindo para um setor com enorme potencial.

Muitos espanhóis nos últimos meses começaram a produzir sua própria eletricidade depois de instalar painéis fotovoltaicos em seus telhados. De acordo com a Engel Solar, os painéis solares no telhado podem gerar entre 50 e 80 por cento das necessidades de eletricidade de uma residência média.

Crescimento de painéis solares comerciais

O aumento na Espanha não se dá apenas no setor residencial, que é o principal pilar comercial local.

Cada vez mais empresas e entidades públicas também estão a aderir aos painéis solares. Impulsionadas não só pela crise energética ligada à guerra na Ucrânia mas, também, encorajadas pelo financiamento público

Nos últimos anos, o governo local deixou disponível um vasto plano de recuperação da Covid da UE, envolvendo o setor energético também.

A demanda por painéis solares disparou para níveis sem precedentes na Espanha
A demanda por painéis solares disparou para níveis sem precedentes na Espanha

Tudo isto deu um impulso sem precedentes à energia solar em telhados na Península Ibérica. A UNEF diz que a capacidade solar instalada nos telhados deve exceder dois gigawatts este ano, um número três vezes maior do que em 2020.

Setor solar beneficiado na Europa

Para a indústria fotovoltaica, esse ressurgimento do interesse é um desenvolvimento bem-vindo depois de anos em que o setor foi deixado de lado.

Como o país mais ensolarado da Europa, a Espanha foi um dos líderes em energia solar no início do século, até que a crise financeira de 2008 interrompeu o boom.

Desde então, ficou para trás dos vizinhos na questão do crescimento de instalação de painéis solares e produção de energia renovável.

Um governo de direita jogou sombra no setor ao cortar subsídios. Em seguida, introduziu um imposto sobre as famílias que venderam o excesso de eletricidade à rede nacional, uma medida ridicularizada pelos críticos como um “imposto sobre o sol”.

Mas o imposto – que ONGs dizem ter sido forçados após pressão de gigantes da energia preocupados com a concorrência da eletricidade autogerada – foi arquivado em 2018, quando a esquerda chegou ao poder e intensificou o apoio à energia renovável. Desde então, o setor cresceu rapidamente.

Apesar de seu vasto potencial, a energia solar no ano passado forneceu apenas 9,9% da eletricidade da Espanha – muito atrás dos 23,3% gerados pela energia eólica, dos 20,8% fornecidos pela energia nuclear ou dos 20,8% fornecidos pelas usinas de gás natural. Contudo, esse cenário pode mudar em breve.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares