É muito raro uma empresa nunca ter passado pela difícil situação de perder um cliente. Mesmo fazendo tudo o que está ao seu alcance, algumas negociações podem sair do controle e acabar gerando resultados negativos, como quando o cliente desiste de fazer negócio com a sua empresa e acaba optando pelo que a concorrência tem a oferecer. Ai a importância de investir na recuperação de clientes de energia solar.

Esta ação deve ser uma estratégia considerada por empresas que desejam crescer e melhorar seu desempenho no mercado.

Enquanto muitos negócios se concentram em adquirir novos clientes, o processo de reconquistar clientes antigos pode ser igualmente importante, se não mais.

Há uma série de benefícios em investir nesse tipo de estratégia. Confira no artigo a seguir quais são eles!

Recuperação de clientes de energia solar envolve menos custos

O primeiro argumento a favor dessa estratégia envolve uma das preocupações mais presentes em relação à gestão de negócios, que são os gastos. Você sabia que recuperar clientes antigos é geralmente mais barato do que adquirir novos? 

Conseguir um novo cliente pode envolver uma série de custos, incluindo marketing, publicidade, tempo e recursos humanos. A recuperação de clientes de energia solar antigo, por outro lado, pode envolver apenas um esforço mais direcionado de marketing e uma comunicação clara.

A recuperação de clientes de energia solar impacta em menor custo de investimento no alcance ao cliente

Ao se dedicar a recuperar um cliente, a empresa geralmente já possui algumas informações sobre ele, como seu histórico de compras e seus interesses.

Isso significa que você pode personalizar a sua abordagem para se adaptar às preferências do consumidor, o que tem mais chances de gerar resultados positivos do que os esforços direcionados para conquistar novos clientes de energia solar.  

A aquisição de novos clientes geralmente requer um grande investimento em publicidade e marketing. Geralmente é necessário investir em anúncios, em mídias sociais e em outras estratégias de marketing para alcançar novos públicos e convencê-los a comprar seus produtos ou serviços.

Esses custos podem ser bastante elevados, especialmente se você estiver competindo em um mercado com muitos concorrentes, como é justamente o caso do setor de energia solar fotovoltaica, que está em constante ascensão. 

Por outro lado, recuperar clientes antigos pode ser tão simples quanto enviar uma mensagem de e-mail personalizada ou fazer uma ligação telefônica para perguntar como eles estão e oferecer novos produtos ou serviços. 

Veja como deve ser a abordagem ao cliente na recuperação de clientes de energia solar

A abordagem adequada vai depender de cada situação. Muitas vezes, a simples lembrança de que sua empresa está lá para ajudar e resolver problemas pode ser suficiente para reconquistar a confiança do cliente antigo e trazê-lo de volta à sua empresa.

Em outras ocasiões, pode ser necessário ter um pouco mais de jogo de cintura para que isso aconteça. 

Também vale a pena considerar que esse tipo de esforço pode resultar em benefícios adicionais para a empresa.

Ao retomar o contato e a relação comercial com um cliente antigo, quem sabe ele considere recomendar seu trabalho para amigos e familiares que também estejam a procura de serviços de energia solar? 

Assim, é possível aumentar sua carteira de clientes com base na recomendação, sem envolver investimentos em publicidade e marketing. Isso pode ser muito valioso para a empresa, levando a um aumento da receita e a uma melhora da estabilidade financeira.

É mais fácil reconquistar (do que conquistar)

O segundo motivo que faz com que investir na recuperação de clientes seja mais vantajoso diz respeito a uma questão lógica: é mais fácil conquistar clientes antigos do que consumidores novos. 

Aqueles que já conhecem sua empresa geralmente estão mais dispostos a confiar e comprar com você novamente, principalmente se vocês tiverem construído uma relação positiva no passado. 

Esses consumidores já tiveram a oportunidade de avaliar a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados, portanto já sabem o que esperar. Essa experiência prévia pode vir a calhar nesse momento.

Considere investir na recuperação de clientes de energia solar, confira os benefícios abaixo

Além disso, se a sua empresa fizer um bom trabalho para recuperar um cliente, ele pode até mesmo se tornar um defensor da marca, recomendando-a para outras pessoas.

Já os clientes novos, por sua vez, ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o que a sua empresa tem a oferecer. Por conta disso, não têm uma base de confiança prévia com a empresa e, portanto, podem ser mais céticos em relação a ela. 

Em suma, clientes novos são mais difíceis de serem conquistados, já que os consumidores têm uma inclinação natural a serem cautelosos em relação a empresas que não conhecem bem.

Essas pessoas podem precisar de mais tempo para avaliar a qualidade do seu negócio e decidir se podem confiar nele ou não. 

Ajuda na retenção de clientes

Além de ser um processo mais simples e envolver menos custos, recuperar clientes antigos também pode ajudar sua empresa em relação à retenção de clientes a longo prazo. 

Ao demonstrar que se importa com esses consumidores mesmo depois deles terem deixado de fazer negócio com a empresa que você representa, e que está disposto a trabalhar para resolver os motivos de insatisfação do passado, você aumenta as chances de que eles permaneçam fiéis ao seu trabalho. Essa fidelização é muito valiosa!

Além disso, há também a questão emocional que geralmente é estabelecida nas relações comerciais entre empresa e cliente.

Este trabalho, impacta na retenção futura de sua base de clientes

Atualmente, os consumidores buscam uma conexão com as empresas com as quais fazem negócio, e só abrem mão dessa relação se houver algum problema, como insatisfação com o atendimento ou com a qualidade de um produto.

Portanto, focar em recuperar essa conexão é uma estratégia valiosa, que pode gerar relações ainda mais fortes e duradouras.

Além disso, retomar esses contatos também representa uma oportunidade para a empresa melhorar seus produtos e serviços. Ao retornar para a empresa, um cliente antigo pode ter feedbacks construtivos sobre o que funcionou e o que não funcionou no passado.

Esse Feedback ajuda na melhoria da qualidade do atendimento dos serviços e produtos oferecidos pela empresa

Assim, a empresa tem a chance de aprimorar seus processos e oferecer um melhor serviço a todos os seus clientes, o que pode resultar em maior satisfação e aumento na receita.

Melhora a reputação da empresa

Por fim, recuperar clientes antigos também pode ser determinante para melhorar a reputação da sua empresa. 

A resolução de problemas de clientes antigos demanda comprometimento por parte da empresa, o que geralmente é percebido positivamente não apenas pelos consumidores envolvidos, mas por todo seu público-alvo e pela comunidade em geral.

Sendo assim, essa abordagem pode servir para aumentar a confiança de novos clientes também. 

Quando uma empresa se dedica a recuperar um cliente antigo, mostra que está disposta a ouvir seus clientes e trabalhar para corrigir seus erros. Essa postura é uma comprovação do seu comprometimento com a qualidade e com a satisfação do cliente.

A opinião desses clientes é muito valiosa, e pode ajudar a fornecer uma perspectiva interessante para quem ainda está conhecendo sua empresa e o que ela pode oferecer.

Com isso, a reputação e reconhecimento de sua empresa alcançam um nível mais alto

Relatos de pessoas que passaram por problemas com a organização e que atualmente estão satisfeitas com a postura adotada por ela são muito poderosos e servem para fortalecer ainda mais a sua imagem e diferenciar sua empresa da concorrência. 

Em suma, investir na recuperação de clientes de energia solar é uma estratégia inteligente, que recomendamos que seja considerada pela sua empresa de energia solar.

Em vez de se concentrar apenas em conseguir novos clientes, é fundamental se dedicar também a reconquistar os antigos. Como você viu neste artigo, não faltam vantagens em relação a isso!

Ficou com alguma dúvida em relação a esse assunto? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, e assim que possível te ajudaremos a resolvê-la! Não se esqueça de continuar acompanhando nosso Blog e redes sociais, para ficar por dentro das novidades do setor de energia solar!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares