A placa solar é o elemento principal para possibilitar a geração de energia local. Assim, identificada a necessidade dos moradores residentes no imóvel, é preciso instalar um ou mais módulos geradores para atender ao consumo de todos.

Entretanto, antes da instalação, é preciso considerar alguns aspectos da construção e também da placa. Por conseguinte, o projeto de implantação de energia solar em uma residência precisa ser acompanhado de profissional qualificado.

Com isso, listamos tudo o que você precisa saber para identificar se a instalação pode prejudicar o telhado da sua residência.

Casas residenciais com uso de painéis solares.
o uso de placa solar em imóvel residencial está se tornando cada vez mais comum

Breve panorama da expansão da energia solar

No contexto da pandemia ocasionada pelo COVID-19, a quarentena trouxe consigo algumas consequências como gasto excessivo com energia elétrica residencial, além da alteração da bandeira tarifária de energia.

A energia solar foi uma alternativa para economizar na conta de luz, alavancando o mercado de geradores fotovoltaicos. Em notícia publicada pela InfoMoney, Guilherme Suteras, coordenador da ABSOLAR, afirmou o crescimento nos índices de “telhados solares” no país:

“Mas a tendência é que o país suba para o sexto lugar nos próximos dois anos a partir dos investimentos previstos e com mais gente se interessando por esse tipo de geração limpa e sustentável”

Fonte: InfoMoney. Publicado em 13.11.2021.

O termo “telhados solares” é utilizado quando mencionada a popularização do uso de geradores que utilizam energia solar. Com isso em mente, é visível que os brasileiros estão procurando, cada vez mais, esse meio de obtenção de energia renovável.

Atualmente, o país conta com 1,1 milhão de estabelecimentos (residências e empresas) consumidores dessa modalidade energética. Em notícia publicada pela CNN Brasil, Ricardo Gedra, gerente de análise e informações ao mercado da CCEE, explica da diversificação da matriz elétrica:

“De positivo, podemos citar a diversificação da matriz elétrica brasileira. Ter uma matriz diversificada é bom, pois você não fica na dependência de poucas, como as termelétricas e hídricas. Esse aumento para o país traz mais segurança e robustez para o sistema elétrico brasileiro.”

Fonte: CNN Brasil. Publicado em 30.03.2022.

Portanto, com o aumento dos índices de brasileiros que instalam o kit de energia solar residencial, é inevitável o surgimento da questão em debate. A preocupação da placa solar danificar o telhado do imóvel pode ser respondida com os pontos expostos a seguir.

Dois homens instalando placa solar em imóvel residencial
Necessária a contratação de empresa especializada para instalar a placa solar

3 dicas relacionadas ao imóvel residencial

O telhado residencial pode ser construído com telhas (cerâmica, concreto, fibrocimento, metal ou PVC), laje impermeabilizada ou placas de concreto. Por isso, o conhecimento do material utilizado no telhado é essencial para analisar a possibilidade de fixar a estrutura no local.

Além disso, a condição da propriedade é outro aspecto a ser analisado, principalmente o ano da sua construção. Imóveis mais antigos precisam de uma atenção especial para proceder com a instalação, necessitando de adaptações para fixar os módulos solares.

Por fim, o estudo da estrutura do imóvel como um todo é imprescindível. Devendo, assim, realizar o levantamento de pontos como rachaduras e fissuras, bolores e mofos, revestimento (placas, azulejos e pisos), colunas e ferragem, se fora utilizada madeira ou aço na construção.

3 dicas relacionadas a placa solar

Utilizando como média o gasto despendido mensalmente com os moradores que ali residem, é possível estipular a quantidade de módulos a serem adquiridos. Com isso, na hora de optar por esse meio de geração de energia, é necessário o cálculo para avaliar também os pontos a seguir.

Outro fator a ser levantado é o peso da placa solar, visto que depende da sua composição e também da quantidade calculada para o imóvel. Uma placa pode pesar, inicialmente, 18kg cada! Para isso, ao analisar a estrutura da construção pode ser avaliada a capacidade suportada no local.

Área livre para instalação da placa é um dos fatores determinantes no planejamento. Os módulos fotovoltaicos precisam de ser distribuídos de forma para não sobrecarregar o telhado. Posto isso, ao estipular a quantidade, é possível ter uma breve noção das dimensões a serem utilizadas.

Checklist indispensável para o seu telhado

O que preciso analisar na minha residência?

  • Material utilizado no telhado
  • Condição da construção
  • Estrutura do imóvel

O que preciso analisar na placa solar?

  • Quantidade de placas necessárias
  • Peso do módulo fotovoltaico
  • Área livre para instalação
Imóvel residencial com placa solar no telhado.
a quantidade de placa solar depende do consumo de energia local

Afinal, a placa solar pode prejudicar o telhado?

Conforme demonstrado, o projeto e a instalação devem ser realizados por mão de obra qualificada. Entretanto, os pontos levantados demonstram que, caso haja uma análise minuciosa do imóvel e do módulo, não há perigo de prejudicar a cobertura residencial.

Por isso, quando instalar um gerador fotovoltaico, é preciso contratar uma empresa especializada para evitar a sobrecarga no telhado residencial. A falta de estudo da construção pode colocar os moradores em situação de risco.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Story referente ao post

Posts Similares