Após a instalação do sistema solar fotovoltaico, é importante monitorar para saber se as placas solares estão de fato produzindo segundo o dimensionamento que foi realizado, de modo a suprir a demanda energética do imóvel. 

Quando se identifica que o sistema não está produzindo adequadamente, há algumas possibilidades a serem analisadas. Muitos consumidores podem pensar de imediato que sofreram um golpe, já que notam um resultado diferente do serviço que foi contratado. Mas o mais provável é que tenha ocorrido algum problema no inversor solar ou em qualquer outro componente técnico.  

Antes de tudo, é importante saber como verificar se o sistema está mesmo produzindo menos do que o que foi previsto no projeto fotovoltaico. Confira a seguir como observar se esse é de fato o seu caso. 

Como identificar problemas de geração de energia?

A maioria dos módulos fotovoltaicos de qualidade disponíveis no mercado hoje em dia possui uma garantia de fábrica que pode variar entre 5 a 10 anos. Mas os fabricantes oferecem também outro tipo de garantia, que diz respeito à geração de energia.

Veja neste post como identificar possíveis problemas na geração de energia solar
Veja neste post como identificar possíveis problemas na geração de energia solar.

Por meio dela, a empresa responsável pela fabricação dos painéis solares garante que eles continuarão gerando determinada quantidade de energia em relação a sua potência de fábrica. 

As melhores marcas oferecem uma garantia de potência de 80% sobre a original, por cerca de 25 anos. Essa alta durabilidade é uma das principais vantagens de investir em um sistema solar fotovoltaico, oferecendo a segurança de que o consumidor terá, por um bom tempo, o resultado desejado no qual investiu. 

Para verificar se as placas solares estão produzindo adequadamente, é preciso monitorar os dados do seu sistema. Saiba que você não encontrará essa resposta na conta de luz, pois ela não apresenta informações a respeito do seu sistema fotovoltaico, e sim sobre a quantidade de energia que veio da rede da concessionária para suprir a demanda. 

A maioria dos inversores do tipo string presentes na instalação dos sistemas fotovoltaicos (ou mesmo aqueles que ficam acoplados na parede) possui um sistema de monitoramento online, que pode ser realizado por meio de uma rede Wi-Fi. Algumas tecnologias oferecem a possibilidade de acompanhar os dados pelo celular, enquanto outras disponibilizam os dados no display dos inversores. 

Saiba se sua placa solar esta gerando a energia correta
Saiba se sua placa solar esta gerando a energia correta.

Consultando esses dispositivos, é possível monitorar a performance do seu sistema e a produção de cada módulo fotovoltaico. Geralmente, as informações disponíveis são em medidas como kWh ou J de potência, mas já dá para ter uma ideia da produção do sistema. Com o monitoramento pelo celular, é possível ter acesso a números de mais fácil entendimento. 

Além disso, também dá para ter acesso a informações mais detalhadas, que podem ajudar a descobrir se há algum problema fazendo com que seu sistema deixe de produzir energia correspondente à potência instalada. 

Caso o seu monitoramento não esteja ativo ou apresente algum tipo de problema, entre em contato com a empresa responsável, solicitando sua ativação e informações de como realizar o acompanhamento da maneira correta. 

Vale pontuar que a produção de energia pode variar de acordo com a estação do ano e/ou com períodos de chuva. Isso deve ser considerado na hora de averiguar a produção de energia do seu sistema, pois tais condições não dependem do funcionamento dos componentes.

Antes de fechar o contrato do seu projeto fotovoltaico, certifique-se de verificar todas as informações, sobretudo as estimativas de produção, consumo e economia. Você pode comparar essas informações com os números obtidos por meio do monitoramento. 

Caso os números não estejam batendo, é provável que tenha acontecido algum erro ou falha técnica. Antes de entrar em contato com a empresa responsável e solicitar sua assistência, há algumas hipóteses que você pode verificar. Confira a seguir. 

O que pode atrapalhar a geração de energia? 

Você sabia que a sujeira é um dos principais motivos que podem interferir no desempenho de um sistema solar fotovoltaico? Essa hipótese só vale, é claro, para painéis solares que foram instalados já há algum tempo.

Aprenda a identificar problemas na geração de energia solar
Aprenda a identificar problemas na geração de energia solar.

A sujeira acumulada sobre os painéis pode reduzir consideravelmente a geração de energia. Estima-se que possa causar perdas de até 25% no desempenho. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é importante realizar a manutenção preventiva pelo menos a cada ano. 

Esse tipo de manutenção consiste basicamente em uma boa limpeza realizada periodicamente nos painéis solares, com o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema. Deve ser realizada do chão mesmo, com uma mangueira ou equipamento comprido que alcance o telhado. Não use produtos abrasivos, itens perfurocortantes ou pressurizador com jato direto, pois esses equipamentos podem danificar o painel.

Ao constatar que seus painéis solares estão gerando menos energia do que o prometido, faça uma averiguação das suas condições gerais. Além da sujeira, também é importante fazer uma inspeção visual periódica no painel, com a finalidade de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra. A isso dá-se o nome de manutenção preditiva. 

Assim como a manutenção preventiva, a preditiva também pode ser realizada pelo próprio usuário, desde que utilizando os equipamentos de proteção ao subir no telhado.

Principais problemas que ocorrem na geração de de energia solar
Principais problemas que ocorrem na geração de energia solar.

Ambos os tipos de manutenção são fundamentais para reduzir os custos com reparos ao identificar possíveis danos logo no início. Clique aqui para saber como realizar a manutenção.

Caso você não consiga identificar a causa da queda de desempenho do sistema ou encontre alguma rachadura, ou dano de qualquer tipo no painel solar, é hora de solicitar a assistência técnica da empresa responsável pela instalação do sistema fotovoltaico. Não tente resolver o problema sozinho, pois isso pode agravar a condição do painel. 

A recomendação é que o diagnóstico final e o reparo sejam realizados por profissionais capacitados na área, que passam por treinamentos, têm o conhecimento necessário e usam os equipamentos adequados de proteção. Por isso é tão importante contratar os serviços de uma empresa com uma boa reputação no mercado.

Antes de fechar um negócio, verifique o histórico da empresa e a qualidade dos produtos utilizados por ela. Quer mais dicas? Clique aqui e leia nosso artigo sobre como escolher a melhor empresa para fazer o projeto de instalação de energia solar.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares