O trabalho do vendedor externo nas empresas de energia solar é vital para promover essa tecnologia e ampliar as vendas de sistemas fotovoltaicos. Assim como o vendedor interno, também deve identificar novos clientes em potencial, cultivar o relacionamento com os clientes existentes e acompanhar as tendências do mercado para adaptar a oferta de produtos e serviços da empresa.

Esse profissional fica responsável por visitar possíveis clientes em suas próprias instalações, fazendo apresentações sobre os benefícios da energia solar e sanando possíveis dúvidas. 

Trabalhar como vendedor externo em uma empresa de energia solar é uma oportunidade emocionante e desafiadora para aqueles que desejam contribuir para a transição para fontes de energia limpa e renovável, mantendo uma rotina de trabalho mais flexível e dinâmica. 

Confira a seguir como é o trabalho do vendedor externo, as principais características de um bom profissional atuando nessa função e as diferenças em relação a outros cargos comerciais. Boa leitura! 

Como é o trabalho de um vendedor externo?

O vendedor externo é o profissional responsável pela venda de produtos ou serviços fora do ambiente de trabalho, geralmente visitando clientes (em potencial ou já existentes) pessoalmente, em suas residências ou empresas.

Vendedor exteno de energia solar.
Veja como é o trabalho do vendedor externo

As vendas externas (conhecidas também pelo termo Field Sales) são consideradas um modelo mais tradicional. Era utilizado com mais frequência há algumas décadas, antes da popularização da internet. 

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e uma maior facilidade e fazer negócios a distância, as vendas externas continuam sendo utilizadas por algumas organizações, principalmente as que trabalham com vendas complexas, de alto ticket médio e que demoram para ser concretizadas.

Podem ser benéficas, portanto, para empresas de energia solar. 

As vendas externas são especialmente benéficas para esses modelos de negócio devido aos altos gastos com deslocamento e hospedagem. Sendo assim, para que o investimento se justifique, é importante que as vendas também tenham um maior valor agregado.

Como o trabalho do vendedor externo geralmente envolve fazer apresentações de vendas, é preciso que o vendedor externo tenha profundo conhecimento sobre energia solar e seja capaz de explicar, de forma clara e precisa, os benefícios de ter um sistema que gera esse tipo de energia.

Seu repertório de vantagens a serem apresentadas deve incluir desde a economia nas contas de luz à redução das emissões de carbono, agregando mais valor ao seu produto. 

Diferencial que esse profissional promove para sua empresa

É claro que objeções durante a venda podem surgir no meio do caminho, por isso o vendedor precisa estar preparado para responder perguntas técnicas sobre o sistema, como dimensionamento, custos, garantias e incentivos fiscais.

Além disso, é importante ter habilidades de negociação para tratar sobre preços e condições de pagamento, aproveitando as oportunidades para fechar os melhores negócios, tanto para a empresa quanto para o cliente.

O vendedor externo também pode ser responsável por identificar novos clientes para a empresa, fazendo pesquisas de mercado, participando de feiras e eventos do setor de energia sustentável e usando meios digitais para encontrar leads qualificados.

Esse funcionário também deve se preocupar em cuidar do relacionamento com pessoas que já fecharam negócio com sua empresa antes.

É importante manter um contato regular e acompanhar o desempenho do sistema fotovoltaico que foi instalado, garantindo a satisfação do consumidor em relação ao serviço prestado. Isso é vital para manter a credibilidade e boa reputação da empresa. 

Para oferecer o melhor serviço, o vendedor externo precisa se manter sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mercado de energia solar.

Qualidades do vendedor externo.

Ele deve estar ciente das últimas tendências e desenvolvimentos no setor, incluindo novos produtos e tecnologias, regulamentações e incentivos fiscais.

Continue a leitura para conferir as principais habilidades que uma pessoa que trabalha nessa função precisa ter.

Características do vendedor externo de energia solar

Para ser bem-sucedido nesse trabalho, é indispensável que o vendedor tenha uma boa compreensão acerca do funcionamento de sistemas de energia solar.

Afinal, se ele não conhecer bem o produto que vende e não confiar no potencial que ele oferece, dificilmente conseguirá convencer o cliente que essa é uma boa solução.

É importante conhecer suas características e benefícios, assim como seus diferenciais em relação ao que é apresentado pelos concorrentes. 

A capacidade de se comunicar de forma clara e persuasiva também é crucial para o sucesso de um vendedor externo, em qualquer setor de atuação. Ele deve ser capaz de fazer apresentações atrativas, responder perguntas e negociar contratos de forma eficaz para alcançar as metas de vendas.

Outra característica essencial para ter sucesso como vendedor externo é saber como construir e manter bons relacionamentos com seus clientes.

Bons relacionamentos são a chave da prosperidade em vendas

Isso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, já que, quando os clientes ficam satisfeitos, têm mais chances de comprarem novamente e de recomendarem sua empresa para outras pessoas.

Para isso, é preciso oferecer um atendimento de excelência e ser prestativo, atencioso e transparente. Esse é o caminho para que os clientes confiem no vendedor, na empresa que ele representa e nas soluções oferecidas por ele. 

Habilidades de prospecção também são muito bem-vindas na atuação do vendedor externo. A prospecção é o processo de buscar e identificar novos clientes para o negócio, o que pode acontecer tanto por meios tradicionais quanto digitais.

Por meio da prospecção, se mantém o fluxo de caixa saudável, e por isso é importante investir tempo e recursos para realizar essa etapa de forma eficiente e construir relacionamentos de longo prazo com os clientes.

O vendedor externo também precisa ser capaz de se adaptar a diferentes tipos de clientes e situações, e ser flexível em sua abordagem de vendas.

Habilidades analíticas e de organização são importantes, para que consiga analisar as necessidades do cliente e adequar sua abordagem para obter melhores resultados, e gerenciar seu tempo de maneira produtiva.

Principais habilidades que uma pessoa que quer ser um vendedor externo, tem que ter

Outro fator importante em relação ao trabalho do vendedor externo é o cuidado com sua própria imagem, que deve transmitir os valores da empresa. Recomendamos escolher uma imagem que seja coerente com o setor de energia solar e que transmita a mensagem certa para o seu público-alvo. 

Agora que você já está por dentro do trabalho de um vendedor externo e as principais habilidades que ele precisa ter, confira a seguir como diferenciar essa função das demais. 

Diferenças em relação a outros profissionais de vendas

É muito comum que surjam dúvidas em relação ao trabalho do vendedor externo em comparação com outras funções de vendas, como o representante comercial e o vendedor interno. Vamos entender como elas se diferenciam?

A diferença entre um vendedor externo e um representante comercial pode variar de acordo com a empresa.

Geralmente, os vendedores externos trabalham para uma única empresa e são responsáveis por representar a marca e os seus produtos, enquanto que o representante pode ficar encarregado pela venda de produtos ou serviços de várias empresas diferentes.

Representantes comerciais podem trabalhar de maneira independente e representar várias marcas e produtos diferentes ao mesmo tempo.

Em ambos os casos, o objetivo é vender produtos ou serviços, a diferença fica por conta principalmente do vínculo estabelecido com a empresa.

Diferença em relação a outros profissionais em vendas
Diferença em relação a outros profissionais em vendas

Além disso, o vendedor externo geralmente tem metas de vendas específicas para atingir, enquanto o representante comercial geralmente tem uma comissão baseada nas vendas que ele faz.

E em relação ao vendedor interno? Como os próprios termos já sugerem, a diferença entre essas funções se dá principalmente pelo local onde são realizadas as vendas.

Enquanto o vendedor externo fica responsável pela venda de produtos ou serviços fora do ambiente de trabalho, o interno atua dentro do próprio ambiente de trabalho, como a sede ou filial da empresa, por exemplo.

O vendedor externo passa a maior parte de seu tempo viajando e fazendo visitas a clientes, e o interno faz vendas por telefone ou pessoalmente para clientes que visitam sua loja. Com as novas tecnologias, tornou-se muito mais fácil realizar um atendimento de qualidade de forma remota.

Isso explica porque as vendas internas (ou inside sales) ganharam tanto espaço nos últimos anos, principalmente com o fortalecimento do marketing digital.

O trabalho de um vendedor externo em uma empresa de energia solar pode ser considerado parte fundamental das vendas, da lucratividade da empresa e da manutenção do relacionamento com seus clientes. 

Todos os três tipos de vendedores precisam ter habilidades de comunicação e negociação eficazes, conhecimento sobre os produtos ou serviços que estão vendendo e garantir que os clientes tenham uma boa experiência com a empresa que representam. 

Capacitação específica no setor de energia solar, para transmitir autoridade a seus clientes

Para escolher o método ideal para a sua empresa, é essencial considerar o seu modelo de negócio e o tipo de produto ou serviço vendido.

Outro detalhe importante que faz toda a diferença na hora de tomar uma decisão em relação a essas funções é o orçamento que a empresa tem para investir e fazer a estrutura de vendas funcionar.

Para finalizar, gostaríamos de convidá-lo a se juntar a nós na jornada rumo à energia limpa e renovável. Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais, e recomende nossos textos para outras pessoas.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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